Nautilus sem Painel Extra

Iniciado por gfbayer, 06 de Maio de 2013, 16:06

tópico anterior - próximo tópico

gfbayer

Alguém pode dizer-me quais são as melhorias na nova versão do Nautilus que justifiquem a eliminação da possibilidade de abrir-se um "Painel Extra" e com isso poder copiar e mover diretamente para o "Outro Painel"? Sem isso,  o Nautilus quase igualou-se às limitações do Windows Explorer.

Estou pensando em um "downgrading" para a versão anterior. Alguém poderia indicar-me qual foi a última versão com aquela opção?

Editado: Downgrading é praticamente impossível, tal é a teia de incompatibilidades entre dependências. Tentei com a versão 3.4.2, e quase perdi minha instalação.

Arthur Bernardes

O 13.04 adotou o Nautilus 3.6 e o 12.04 está com o 3.4

Para fazer o "downgrade", faça o seguinte.

Adicione essa PPA via terminal.

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/experiments

Atualize então os repositórios e o sistema.

sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Obs: Se o comando dist-upgrade tentar remover alguns pacotes, significa que seu sistema está quebrado e você precisa corrigir isso antes de prosseguir. Se esse for o seu caso,  não continue com a atualização.

Encerre o Nautilus

killall nautilus

E se quiser remover o ícone "Computer" do seu desktop, execute gsettings set org.gnome.nautilus.desktop computer-icon-visible false

Se quiser reverter o processo, remova a PPA com o ppa-purge, atualize o sistema e encerre o nautilus com killall nautilus e abra-o novamente.

gfbayer

Obrigado por sua dica. Mas o comando "dist-upgrade" com um repositório "experiments" assustou-me, e assim preferi uma solução mais simples: instalar o Gnome Commander.
Talvez exatamente por não buscar refinamentos gráficos, mantendo seu jeitão Terminal/DOS, ele acabe sendo mais funcional.

Darcamo

Gosto da praticidade dos ppas, mas para programas tão fundamentais como o nautilus prefiro evitar também.

Com respeito a remoção do painel extra, que também achei ruim por ser algo que usava bastante, se não me engano foi motivada pelo fato de que o gnome 3 agora suporta colocar duas janelas lado a lado facilmente como o unity já suportava. A ideia (pior, na minha opinião) seria abrir duas janelas lado a lado, o que tornou a funcionalidade do painel extra "redundante".

Hoje em dia ainda uso apenas uma janela, mas com múltiplas abas (usando o Ctrl+T para criar uma nova aba). Eu preferia o painel extra, mas acho melhor abrir outra aba do que outra janela do nautilus.

rruella

experimente o nemo:

sudo apt-get install nemo

não fica a dever nada.
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

JFMMão de Ferro

Citação de: gfbayer online 06 de Maio de 2013, 16:06
Alguém pode dizer-me quais são as melhorias na nova versão do Nautilus que justifiquem a eliminação da possibilidade de abrir-se um "Painel Extra" e com isso poder copiar e mover diretamente para o "Outro Painel"? Sem isso,  o Nautilus quase igualou-se às limitações do Windows Explorer.

Estou pensando em um "downgrading" para a versão anterior. Alguém poderia indicar-me qual foi a última versão com aquela opção?

Editado: Downgrading é praticamente impossível, tal é a teia de incompatibilidades entre dependências. Tentei com a versão 3.4.2, e quase perdi minha instalação.

Por ordem de uso em substituição do nautilus eu uso o Dolphin e Gnome Commander.

JFMMF