Tela com riscos no ubuntu 13.04[Resolvido]

Iniciado por Paulo Mourão, 04 de Maio de 2013, 15:14

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Mourão

Boa tarde a todos,

Instalei o ubuntu 13.04 no desktop(particionado) e após digitar a senha a tela fica toda preenchida com riscos que não dá pra ver nada. Acessando o google+, na comunidade Ubuntu dias, o usuário Bruno Bertoni postou uma mensagem que é exatamente o que acontece comigo. Tentei as sugestões informadas a ele mas não consegui corrigir nem acessar o sistema(1ª = "ALT+F1  faça login e sudo killall gnome-session" e a 2ª = "CTRL+ALT+F1 depois sudo su, entra com a senha stop lightdm e depois start lightdm".
Quando isto acontece só consigo desligar a máquina no botão.

Alguém poderia me ajudar ?

Grato,

Teeckot

Possivelmente a resolução de vídeo não é suportada pela placa ou mesmo no monitor, (em alguns casos trocando o monitor eu consegui ver o desktop e dai alterar a resolução).

Senão, tenta iniciar com um live cd e alterar a resolução no arquivo de configuração, creio que seria o xorg.conf, veja se esses links ajudam:
http://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/Mudar-resolucao-de-Tela-1
http://www.vivaolinux.com.br/topico/GNOME/Alterar-resolucao-Ubuntu-1104
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/Mudar-Resolucao-de-Tela-no-Ubuntu

Se você conseguir fazer o login em modo texto, dai rodar os comandos que o Bruno Bertoni te sugeriu (stop lightdm e depois start lightdm)

Paulo Mourão

Teeckot,

Resolvi. Agora é testar para ver se o problema volta. Consegui fazer login pelo modo texto e usei os comandos start e stop.

Obrigado!

Paulo Mourão

Srs., ao reiniciar a máquina fui obrigado a fazer o mesmo procedimento. Todas as vezes que iniciar o computador deverei fazer a mesma coisa ? Há uma maneira de fazê-lo definitivo ?

Eliseu Carvalho

Qual a placa de vídeo? Põe no terminal um

lspci | grep VGA

e posta o resultado aqui.

Paulo Mourão

Boa tarde Eliseu,

Segue o resultado:

00:0d.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation C61 [GeForce 6150SE nForce 430] (rev a2)

r.alencar

Olá a todos!

Aqui acontece o mesmo, só que ao invés de ser toda vez é quase toda vez. Geralmente quando ligo o pc pela primeira vez dá esse problema, reinicio no botão "reset" e ele segue normal.

Fiquei impressionado em como o Ubuntu está leve nesta versão, também fiquei surpreso por não precisar fuçar nas configurações de drive para ajustar a resolução ou instalar o drive manualmente..

Tenho um monitor de 19 polegadas e se eu diminuir a resolução vai ficar horrível, ruim de usar. Alguém tem alguma sugestão?

Placa: NVIDIA Corporation C61 [GeForce 7025 / nForce 630a] (rev a2)

r.alencar

Paulo, encontrei uma solução que talvez te ajude. Na verdade já conhecia mas como alguns caminhos mudaram eu não a tinha experimentado ainda.

Vá no atualizador de programas>Configurações e clique na aba "drivers adicionais".

Lá além do Noveau terá drivers do proprietário. Eu instalei o driver da NVIDIA(testado).

Resolveu.

Tente aí e diga se deu certo.

Paulo Mourão

r.alencar,

Fiz o que sugeriu e funcionou. Quando reiniciei a máquina abriu normalmente. Continuarei utilizando e mais tarde informarei, mas desde já agradeço.

Abs,