Problemas (estranhos) de Rede no 12.04

Iniciado por roanes, 29 de Março de 2013, 08:53

tópico anterior - próximo tópico

roanes

Pessoal,
estava precisando de uma ajuda e saber se outros já viram esse "fenomeno". É simples.
Em um mesmo PC rodo Windows e o Ubuntu 12.04. Há muito tempo já tenho essa situação e SEMPRE funcionou bem no que tange o acesso a Rede.
Só que de uns dias para cá, ao entrar no Ubuntu, não consigo acesso a Rede. Do nada, onde apareciam as duas setas indicativas de rede conectada, agora fica aparecendo
aquele simbolo de rede WiFi.........mas nunca tive Rede WiFi nessa máquina!

Ao tentar de várias formas reconfigurar, remover, instalar de novo o acesso com fio, não consigo fazer  o Ubuntu funcionar mais como antes.....
Para checar se o problema era do cabo mesmo, reinicio a máquina, vou para o Windows e acesso  a rede normal, ou seja: o cabo e tudo mais estão ok....
O curioso é que foi de repente. Um dia liguei a máquina e aquele simbolo do Wifi (que nunca tinha visto) me chamou a atenção....

Resumindo: fica o "simbolo do Wifi" "indicando" que está procurando alguma rede e depois de algum tempo dá que o cabo com fio está desconectado. Não tenho nada de wifi criado na minha máquina e tenho aquela configuração de Ethenet Automatica configurada....

Bom, alguém já viu isso? Sabem o que pode ser? Andei baixando umas coisas via Amule.....será que veio algum "virus"...?
Ou estamos diante de um problema criado após alguma atualização do Ubuntu??

Obrigado desde já amigos.

SDS,
Roanes

PS: Para mandar esse post estou usando um modem 3G no Ubuntu....e rodou legal.

nomade

O simbolo das ondinhas subindo sempre aparece ao estar conectando qualquer tipo de rede, depois de estabelecer a conexão é que aparecem as setinhas (quando é cabeada), só que geralmente o usuário nem vê isso ocorrendo por ser muito rápido, você só está vendo porque ele não consegue estabelecer a conexão e fica mais tempo tentando.
Pode ficar tranquilo que não é vírus. Desse susto você não morre.
Teste um Live CD pra ver se tá conectando normal.
Infelizmente meu conhecimento de rede é pequeno, não tenho como ajudar, mas alguém vai aparecer pra te dar uma mão...
Ubuntu Studio 22.04 LTS

roanes

Nomade,
valeu. O lance das ondinhas vc matou...realmente nunca tinha reparado.
Vamos ver se alguém dá uma luz do que pode estar acontecendo.
SDS
R

Arthur Bernardes

Como o nomade falou..!

==> "você só está vendo porque ele não consegue estabelecer a conexão e fica mais tempo tentando."

Faça o seguinte, confirme os endereços IP's, Máscara de Rede, Gateway e se estiver usando a Configuração Automática, verifique se o Serviço DHCP está funcionando de acordo.

Execute em terminal os seguintes comandos e poste aqui..!

ifconfig -a
nm-tool
cat /etc/network/interfaces
route -n

roanes

Arthur,
valeu pelas dicas dos comandos. Quando comecei a usá-los vi que o nm-tools dizia que estava aguardando o IP...
Aí fui no Wireshark e confirmei que não estava rolando nada de DHCP....
Com isso reiniciei meu roteador Wifi Cisco (onde uso uma das entradas LAN diretamente cabeada no PC com o Ubuntu) e resolvido!!

Portanto, status RESOLVIDO.

Mas ficará a dúvida: porque no Windows o DHCP se resolvia, mesmo sem a necessidade do restart do roteador??
Que "estado" foi esse (quando usando o Ubuntu) que a porta Ethernet ficou??

Estranho........

Valeu e obrigado pela força.
Té mais.
Roanes

zekkerj

CitarMas ficará a dúvida: porque no Windows o DHCP se resolvia, mesmo sem a necessidade do restart do roteador??
Que "estado" foi esse (quando usando o Ubuntu) que a porta Ethernet ficou??

Sistemas operacionais diferentes podem implementar serviços de formas diferentes. Se o roteador não respondia, pode ser que o windows assumisse o último endereço válido recebido, enquanto o Ubuntu poderia estar apenas desabilitando a conexão.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

roanes

CitarSistemas operacionais diferentes podem implementar serviços de formas diferentes. Se o roteador não respondia, pode ser que o windows assumisse o último endereço válido recebido, enquanto o Ubuntu poderia estar apenas desabilitando a conexão.

Vascaíno (nosso time tá complicado hein?). Voltando ao assunto, essa é uma boa questão. Não sou papa em DHCP mas até onde eu sei, quem pode fazer alguma reserva de endereço IP é o DHCP Server (no caso meu bravo roteador Cisco) de forma que um DHCP Client (meu PC) possa reutilizar um mesmo IP já designado antes....nunca esperaria que um Client assumisse o ultimo IP assignado para ele.....essa é minha visão, como disse, não sou expert em DHCP mas sempre considerei que esse é o "feijão com arroz" dessa história....e isso não deveria mudar em função do sistema operacional: DHCP é um protocolo especificado no IETF e TODOS devem implementá-lo de forma padronizada....qualquer que seja o OS....

A título de informação, o "fenomeno" voltou a ocorrer, fiz o reboot no roteador e voltamos ao normal. Na próxima tento traçar com o Wireshark o que está rolando e mando para os experts.

SDS
R

zekkerj

Citarnunca esperaria que um Client assumisse o ultimo IP assignado para ele...
A única coisa que pode impedir disso acontecer é o IP ser alocado pra outra máquina.

CitarDHCP é um protocolo especificado no IETF e TODOS devem implementá-lo de forma padronizada....qualquer que seja o OS....
Mas a gente sabe que não é assim que acontece, nem no lado do cliente, nem no lado do roteador. Sempre existe um bug, algum recurso não implementado, ou ainda alguma parte da especificação que não é obrigatória...

Por exemplo, no próprio DHCP, tem um detalhe que o povo acha que é obrigatório: os clientes fazem os pedidos em broadcast, e os servidores PODEM responder em unicast --- mas não são obrigados, eles podem responder em broadcast também.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

silviojr

Estou enfrentando o mesmo problema, mas reiniciar o roteador não resolveu meu problema.
Alguém pode ajudar?

Arthur Bernardes

Siga o que eu disse aqui.

CitarFaça o seguinte, confirme os endereços IP's, Máscara de Rede, Gateway e se estiver usando a Configuração Automática, verifique se o Serviço DHCP está funcionando de acordo.

Execute em terminal os seguintes comandos e poste aqui..!

ifconfig -a
nm-tool
cat /etc/network/interfaces
route -n

silviojr

Olá obrigado. Seguem as informações (espero que ainda a tempo de serem respondidas)

#ifcont -a

eth0      Link encap:Ethernet  HWaddr 00:1b:b9:6f:20:ad 
          inet6 addr: fe80::21b:b9ff:fe6f:20ad/64 Scope:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          RX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:489 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B)  TX bytes:105168 (105.1 KB)

lo        Link encap:Local Loopback 
          inet addr:127.0.0.1  Mask:255.0.0.0
          inet6 addr: ::1/128 Scope:Host
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Metric:1
          RX packets:448 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:448 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:0
          RX bytes:36416 (36.4 KB)  TX bytes:36416 (36.4 KB)

# nm-tool

- Device: eth0  [Wired connection 1] -------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            via-rhine
  State:             connecting (getting IP configuration)
  Default:           no
  HW Address:        00:1B:B9:6F:20:AD

Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           100 Mb/s

Wired Properties
    Carrier:         on

#cat  /etc/network/interfaces

auto lo
iface lo inet loopback

Kernel IP routing table
Destination     Gateway         Genmask         Flags Metric Ref    Use Iface

#route -n

Arthur Bernardes

Tente atribuir algum endereço IP de acordo com sua rede.

Parece que seu servidor DHCP não está ativo, confirme no seu roteador.