Que Ubuntu instalar?

Iniciado por pmfs, 01 de Maio de 2013, 18:39

tópico anterior - próximo tópico

pmfs

Olá!

Sou novo aqui no fórum, e desde já agradeço a todos pela ajuda.
Sempre usei o windows e desde há algum tempo que ando para experimentar o sistema Ubuntu.
O meu Laptop é 32 bits com Windows vista OEM, processador intel dual core 2.10ghz 4 gb de memória e gráfica ati dedicada de 512MB e gostaria de instalar o ubuntu 12.04 LTS.
Li que o Ubuntu 12.04 é um bom sistema para iniciar visto ser muito estável e ter actualizações até 2017.
Sou um usuário vulgar, uso a net para pesquisa, algum trabalho com fotos, filmes em divx, torrents etc etc.
Quero saber se possível se poderei posteriormente ligar o celular ao pc sem problemas, ver filmes com legendas e continuar a fazer tudo aquilo que fazia no Windows?
Terei de instalar qual das versões, 32 ou 64 bits?
A intalação do SO ubuntu pode ser feita normalmente por uma pen ou cd por cima da versão windows?

Qualquer ajuda será bem vinda.

Cumprimentos,
Pedro.

Eliseu Carvalho

Sendo Intel Dual Core acho mais seguro usar a versão 32-bit. Sobre a instalação, pode optar tanto por instalar ao lado do Windows ou mesmo usar o HD inteiro, apagando o Windows.

marcoslinux

Citação de: pmfs online 01 de Maio de 2013, 18:39
Olá!

Sou novo aqui no fórum, e desde já agradeço a todos pela ajuda.
Sempre usei o windows e desde há algum tempo que ando para experimentar o sistema Ubuntu.
O meu Laptop é 32 bits com Windows vista OEM, processador intel dual core 2.10ghz 4 gb de memória e gráfica ati dedicada de 512MB e gostaria de instalar o ubuntu 12.04 LTS.
Li que o Ubuntu 12.04 é um bom sistema para iniciar visto ser muito estável e ter actualizações até 2017.
Sou um usuário vulgar, uso a net para pesquisa, algum trabalho com fotos, filmes em divx, torrents etc etc.
Quero saber se possível se poderei posteriormente ligar o celular ao pc sem problemas, ver filmes com legendas e continuar a fazer tudo aquilo que fazia no Windows?
Terei de instalar qual das versões, 32 ou 64 bits?
A intalação do SO ubuntu pode ser feita normalmente por uma pen ou cd por cima da versão windows?

Qualquer ajuda será bem vinda.

Cumprimentos,
Pedro.

também sou novo no linux , eu uso o ubuntu 12.10 e esta ótimo , tudo o que vc faz será possivel sim sem problemas e sobre qual usar o melhor seria o 32 bits ,até pegar o jeito e fique sem medo pois o linux irá identificar toda a memoria do pc  podendo até aumentar  pois o tal de pae identifica toda a memoria.
processador i5 3570 /ssd m.2 256 kingspec/ 16 gb memoria kingspec 1600 mhz /fonte cooler master 400w

Cleiton Nunes

Eu sugiro usar a versão 12.04 64 bits por ser lts e por 64 bits ter melhor desempenho, 32 bits acho eu que seria para pcs um pouco mais antigos, tipo uns 5 anos ou mais ou que tenham pouca memória ram.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Arthur Bernardes

Eu creio que o Ubuntu 32 Bits, suporte bem o Dual Core dele.

adiaswin

ola

bem creio que o ubuntu 12.04 32-bits sirva para esta tua maquina

no caso apenas recomendo que quando for instalar o ubuntu

instale junto os driver proprietario da tua placa.
ubuntu 12.04

Renan Rischiotto

Sou novo também no Linux e uso o Ubuntu também, Ubuntu 12.04.02 32-bits
Recomendo que use somente as versões LTS porque são mais estáveis e melhores, usava a versão 13.04 mas estava com vários bugs, na minha opinião não vale a pena ficar usando essas versões "entre-LTSs" porque não são boas como as LTSs. Meu processador é um intel Pentium Dual Core 2.0GHz também e utilizo a versão 32 bits, meu PC é mto antigo. Além disso essa versão 12.04 são 5 anos de suporte, as outras LTS 3 anos se não me engano, mas nada te impede de instalar a versão mais recente (13.04), testar e tirar suas próprias conclusões.

clodoaldops

Ubuntu-12.04-LTS-32bits... na instalação o kernel PAE será instalado automaticamente e reconhecerá todos od 4gb/ram sem problemas

galactus

Citação de: pmfs online 01 de Maio de 2013, 18:39

Qual Ubuntu instalar? O que funcionar bem no seu hardware!  ;D

Brincadeiras a parte, pode tentar a 12.04 ou a 13.04 mesmo. E iria de 64bits, mas se quiser pode ficar com os 32bits, só não recomendo usar o kernel PAE. Ele é lento. Configurei um Notebook de um amigo o 12.04 com a mesma configuração sua de processador e memória, e quando troquei de kernel parecia outro Notebook.

Se vai poder conectar o seu Celular vai depender de qual fabricante e sistema usado nele. Os com Windows Phone mesmo são reconhecidos mas não reconhece nada que você gravar pelo Ubuntu no cartão de memória dele. GEralmente os Samsung funcionam direitinho.

Ver filmes com legendas - vai sim!

Fazer tudo que fazia no Windows? Provavelmente não! Algumas coisas só funcionam no Windows. Como alguns sites que só abrem no Internet Explorer dentro do Windows.

Mas vai poder fazer tudo que um usuário comum faz diariamente.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

pmfs

Olá!

A todos muito obrigado pelo feedback.
Sou muitoooo básico no que concerne a informática. ;D
Já a gora o meu computador possui o seguinte:

Tipo de Processador
Intel DualCore
Velocidade de Processador
2.2 GHz
Tamanho Cache L2
1 MB
Memória RAM
3 GB
Tipo de Memória
DDR3
slots da memória
2
Ecrã
15.6"
Resolução de Ecrã
1366 x 768
Tipo de placa gráfica
Dedicado
Capacidade da memória gráfica
512 MB NVidia GeForce G 105M 512MB

Algumas dúvidas ainda persistem relativamente ao que aqui foi escrito por alguns de vocês:Em uma instalação por pen drive do ubuntu terei o risco de apagar definitivamente o sistema windows?
kERNEL PAE?
Driver proprietário placa gráfica? O ubuntu não a reconheçe?O meu phone é um LG OPTIMUS 7 alguém conheçe algum impedimento dessa marca no ubuntu?
"Fazer tudo que fazia no Windows? Provavelmente não! Algumas coisas só funcionam no Windows. Como alguns sites que só abrem no Internet Explorer dentro do Windows."
NEM MESMO COM O MOZILA OU COM O CHROMIUM COMO BROWSERS?
Já agora, o ubuntu reconhecerá a minha rede quer por cabo ethernet quer por Wifi?
Antívirus e firewall será preciso?

Também li que se tem que instalar um pacote de programas para MP3, MP4, FLASH, ADOBE READER, CODECS DIVX ETC ETC?
Pensei que tudo isto vinha com o SO e que depois na app store se pudessem instalar mais programas....

Obrigado!

galactus

Citação de: pmfs online 01 de Maio de 2013, 22:47
1)/b]Em uma instalação por pen drive do ubuntu terei o risco de apagar definitivamente o sistema windows?
2)kERNEL PAE?
3)Driver proprietário placa gráfica? O ubuntu não a reconheçe?
4)O meu phone é um LG OPTIMUS 7 alguém conheçe algum impedimento dessa marca no ubuntu?
5)"Fazer tudo que fazia no Windows? Provavelmente não! Algumas coisas só funcionam no Windows. Como alguns sites que só abrem no Internet Explorer dentro do Windows."
NEM MESMO COM O MOZILA OU COM O CHROMIUM COMO BROWSERS?
6)Já agora, o ubuntu reconhecerá a minha rede quer por cabo ethernet quer por Wifi?
7)Antívirus e firewall será preciso?

8)Também li que se tem que instalar um pacote de programas para MP3, MP4, FLASH, ADOBE READER, CODECS DIVX ETC ETC?
9)Pensei que tudo isto vinha com o SO e que depois na app store se pudessem instalar mais programas....

Vamos lá:

1) Sim! Em qualquer formatação há risco de perda de dados. O instalador do Ubuntu vai te auxiliar nisso propondo um particionamento automático preservando ou não a sua partição do Windows. Então preste atenção nessa hora! Mesmo que ele formate essa partição, tem como recuperar os dados, só que vai te custar tempo e talvez dinheiro.

2) É um Kernel (cerne ou núcleo do sistema) 32bits com capacidade de reconher mais de 4GB de RAM, limite dos kerneis 32bits padrões. É uma espécie de "gambiarra" que fizeram, ele deixa o sistema um  pouco mais lento.

3) Depende. Você deve ter a mente aberta. Linux não é Windows. A galera do software livre prefere que tudo rode sem interferência de programas proprietários. Mas algumas distribuições, tais como o Ubuntu, incluem drivers proprietários para Linux para facilitar a vida do usuário final. O lance é que os drivers para Linux nem sempre acompanham as mesmas versões dos drivers para Windows. Então as vezes tem suporte no Windows que não tem no Linux. Por isso você testa com  um Live-USB, para ver se ele reconhece todo o seu hardware.

4) Não sei. Só você testando.

5) Em alguns casos, nem mesmo com outros navegadores. Exemplo clássico, existem sites que exigem o ActiveX do Windows. O que você vai fazer?

6) Isso também terá que ser testado. É assim, quando você instala um Windows do zero, pode notar que ele não reconhece uma pancada de coisas de sua máquina, ou ele usa um driver genérico no início. Depois você sai instalando tudo que é driver para cada dispositivo do sistema. No Linux não é assim. O kernel do sistema tem que trazer embutido nele esses drivers. Você não teria que instalar mais nada, já que os drivers já vem junto com o kernel. Contudo, nem sempre um determinado driver está lá, dentro do kernel. Quando isso acontece, você pode tentar achar outra maneira de instalar o driver em questão, infelizmente muitas vezes não é simples como no Windows. E em outros casos simplesmente não existe o tal driver, a galera do software livre demora para poder fazer engenharia reversa, descobrir como funciona o tal driver e depois criar uma versão para linux.

7) Para uso em Desktop não seria a resposta para essas duas perguntas. O Linux não sofre com os vírus feitos para Windows. Mas existe vírus para Linux.
Nada te impede de instalar um anti-vírus para Linux para varrer sua partição do Windows!  E firewall só se você quiser aumentar sua segurança.

8 ) Sim! Mas isso agora é muito fácil. Na instalação ele vai te perguntar se você já não quer instalar o suporte básico para essas coisas. Depois de instalar o Ubuntu, procure tutorias de suporte a multimídia nele. Tem um aqui no Fórum na sessão de Dicas e Truques e tem outro tuto famoso do Ubuntued.

9) Linux não é Android! Mas existe a central de programas onde você procura pelos programas que por ventura queira instalar.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Raul Liota da Rosa

Eu sugiro a versão 64bits, pois a 32bits não estará utilizando toda a capacidade do seu processador, sendo assim deve haver uma perca de desempenho. Sistemas 32bits, são apenas para processadores com um core apenas, processadores com mais de um core o correto é usar 64bits.

clodoaldops

Num Intel-Dual-Core + 3gb/ram eu instalaria Ubuntu-12.04-lts-32bits que foi lançado em abril/2012 e que terá suporte até abril/2017

1-Em uma instalação por pen drive do ubuntu terei o risco de apagar definitivamente o sistema windows? >> SIM >> basta vc selecionar a prtição errada no momento da instalação que o windows já era >> mas o Ubuntu só faz o que vc manda ele fazer
2-KERNEL PAE? >> concordo c/ galactus
3-Driver proprietário placa gráfica? O ubuntu não a reconheçe? >> SIM >> basta vc ativar sua nvidia-geforce pelo Driver Adiconais
4-O meu phone é um LG OPTIMUS 7 alguém conheçe algum impedimento dessa marca no ubuntu? >> ???? >>Nunca usei esse fone
5-"Fazer tudo que fazia no Windows?  >> SIM , pelo menos desde 2008 nunca tive problemas a não ser com games
6-O ubuntu reconhecerá a minha rede quer por cabo ethernet quer por Wifi? >> SIM >> acho que só algumas placas broadcom e atheros dão problemas >> mas já existem soluções no Google
7-Antívirus e firewall será preciso? >> Firewall SIM >> antivirus NÂO

Arthur Bernardes

Firewall.? Se você estiver por trás de um roteador, não vejo necessidade.

pmfs

A todos agradeço pela amabilidade nas respostas. :)

Somente as últimas questões:
Live usb é uma pen drive com o SO ubuntu, correto?
Para testar o ubuntu como faço?

Para instalação de impressora HP wireless 3050a J611 será preciso o HPLIT? Ou o SO reconhecerá a mesma pelo seu endereço de rede?

Obrigado e cumprimentos para todos.
Pedro.