Fixar Nome de HD Externo

Iniciado por EdlsonAndrade, 30 de Abril de 2013, 09:05

tópico anterior - próximo tópico

EdlsonAndrade

Dae galera, blz?

Seguinte,

Como eu faço para fixar o nome do hd externo, atualmente ele está com nome de /dev/sdb1 mas antes de desligar o micro, estava como nome de /dev/sdB1, ..

Ou seja, o que eu montei no fstab se perde e ai ele pergunta se quer ignorar a montagem ou arrumar, como não sei arrumar, mesmo porque toda vez q eu ligar ter que arrumar é sacanagem né.

Tem como?

obrigado

Raul Liota da Rosa

Posta ai o que está no fstab.

EdlsonAndrade

Putz, estou fazendo uma atualização agora...

fiz o sudo update-manager -d  :) indo para versão 12.10

Mas consegui pegar o fstab
no caso é a linha em negrito

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    nodev,noexec,nosuid 0       0
# / was on /dev/sda5 during installation
UUID=0d27476b-7237-4631-a0b4-9f6456d74009 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# swap was on /dev/sda6 during installation
UUID=64382bc6-596a-43fa-8d40-58ee27318a31 none            swap    sw              0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/sdb1 /media/hdWinExterno ntfs-3g defaults 0 0

Raul Liota da Rosa

Tenta utilizar o UUID desse HD, igual está sendo feito com o HD interno.

galactus

Olá. Isto está um pouco confuso. Os dispositivos são montados no fstab apenas com letras minúsculas. Tipo:

/dev/sda1
/dev/sdb1
/dev/sdc1

E por aí vai. Se usar letras maiúsculas vai dar erro mesmo. Então eu não entendo como uma letra maiúscula foi parar no seu fstab? Você o editou manualmente?

É possível sim montar o HD externo com um nome fixo. Tem duas maneiras. Ou você dá um Rótulo/nome ao volume, ou seja, ao disco ou você usa o UUID do disco e cria um ponto de montagem com o nome que você quiser. Há sim, não se esqueça das permissões, senão não vai poder gravar nada nele.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

EdlsonAndrade

Citação de: galactus online 30 de Abril de 2013, 10:36
Olá. Isto está um pouco confuso. Os dispositivos são montados no fstab apenas com letras minúsculas. Tipo:

/dev/sda1
/dev/sdb1
/dev/sdc1

Se reparar o nome do HD esta minúsculo, só o que vamos chamar de apelido (/media/hdWinExterno) que dei a ele está com uma letra Maiúscula...

É possível sim montar o HD externo com um nome fixo. Tem duas maneiras. Ou você dá um Rótulo/nome ao volume, ou seja, ao disco ou você usa o UUID do disco e cria um ponto de montagem com o nome que você quiser. Há sim, não se esqueça das permissões, senão não vai poder gravar nada nele.
E como fixa usando uma destas duas maneiras?

Muito obrigado

irtigor

No lugar de "/dev/sdb1" você coloca LABEL=__nome-do-rótulo__ ou UUID=__numero__

O uuid você pega com "lsblk -no UUID /dev/sdb1". O rótulo você vê no gparted.