Arquivos sumiram ao passar de um disco para outro.

Iniciado por jards, 16 de Abril de 2013, 11:20

tópico anterior - próximo tópico

jards

E aí, querida comunidade, tudo bem?

Venho procurar ajuda mais uma vez por conta de um grande problema que me aconteceu, bastante por vacilo meu.

O que ocorreu foi o seguinte: meu computador desktop de tão sujo internamente, outro dia travou quando fui abrir um arquivo muito grande, e então não mais iniciava. Achei uma ótima oportunidade de atualizar minha distro, pois estava no 10.04 desde então (e achava ótimo, mas alguns programas me pediam versões novas de alguns pacotes).

Bom, por sorte tinha feito um pendrive com o lubuntu 12.10 para um amigo há pouco tempo, e ele funcionava maravilhosamente bem. Rodei o pen drive, e toda a informação dos meus dois discos estava muito bem.

Um deles era só para dados, enquanto o outro tinha uma partição para o sistema windows antigo, que graças a essa comunidade linda não uso desde 2009, e outra com o sistema do ubuntu.

Então estava fácil, era só tirar o que eu queria, e fui lá fazer isso. Basicamente era minha pasta /home, que tinha poucos arquivos. Mandei passar para o outro disco. Mas dei o vacilo master de recortar os arquivos e passar ao invés de apenas copiar e só apagar depois. Enfim. O espaço no outro disco era quase exatamente o que eu precisava.

No meio do processo, comecei a ver alguns arquivos da minha pasta de documentos, que ficava dentro do disco de dados, e estranhei, porém deixei rolar. No fim do processo, que demorou bastante, houve uma mensagem de erro, que eu não memorizei nem salvei, e então eu não tinha nem minha pasta de documentos do disco de dados nem minha pasta /home em nenhum dos discos, assim como outras pastas do disco dados sumiram também!!
Eu acho que um problema foi o seguinte: eu passei a /home inteira, e lá havia minha pasta de Área de Trabalho. Nela existiam dois links, um para a pasta de documentos, alocada no disco de dados, e outro link (atalho) para minha pasta de músicas, também no disco de dados. Vi cada um dos arquivos sendo trabalhados, porém o computador não fazia muito barulho de que tava transferindo nada não. Acho que o problema está por aí. Se ele tentou passar tudo, não havia espaço, e de todo jeito, essas duas pastas que ele tentou passar estavam no próprio local de destino...

Já pesquisei bastante por aqui e vi que existem várias soluções, como o testdisk, mas nesse caso, em se tratando de arquivos pessoais que infelizmente dei o vacilo de não ter backup atual, resolvi criar um tópico para aumentar minha chance de sucesso, afinal sei que quanto mais tentamos, menos chance tem, e então quero reunir mais informação antes de fazer a primeira tentativa.

Como estou rodando o sistema lubuntu via pendrive, nenhuma das tres partições (em dois discos) foi montada desde então, mas eu já desliguei o computador pois não sabia que poderia ter interferência.

Peço ajuda, estou aqui para responder tudo que for conveniente saber. Tenho especial apreço por vários dos meus arquivos, documentos, fotos, muita coisa será perdida se não houver jeito. :(

Muito obrigado, desculpem o testamento, resolvi explicar bem para aumentar a chance de entendimento real do que ocorre.

Ps: fiquei sem saber onde colocar esse tópico, caso haja lugar melhor para estar peço à moderação que realoque-o. Muito obrigado novamente.

jards

Ando usando um live usb para driblar o problema, mas lidar com a persistencia deles está sendo um pouco complicado.