Ubuntu, minha visão

Iniciado por Jovem_TJS, 27 de Abril de 2013, 22:50

tópico anterior - próximo tópico

Jovem_TJS

Prezados amigos desta comunidade,

Instalei hoje o ubuntu 13.04, movido em grande parte pelas afirmações de que o linux é muito mais instável do que o Windows.

Logo após a instalação pude constatar que o idioma do SO estava híbrido, entre inglês e PT-BR. Posteriormente fui tentar corrigir tal problema, baixando o pacote com a linguagem PT-BR, para minha surpresa o ubuntu alegava que não era possível baixar o arquivo, visto que estava sem internet, o que na verdade não era procedente, haja vistas estava com o navegador chrome aberto e funcionando a internet.

Em um momento posterior, deixei o idioma de lado e fui baixar o steam. Baixei tal programa, com a extensão .deb. Ao clicar no arquivo baixado abria a central de programas do ubuntu, e mais uma vez alegava que eu não poderia instalar visto que estava sem internet !! (com certeza estava com internet, estava testando no navegador chrome).

OBS: o mozilla a internet se resumia ao Google, qualquer outro site não abria, e ainda baixei o Opera, onde este não abria nenhuma página da internet.

Para contornar o problema na instalação do steam, encontrei um código para instalar o steam pelo terminal. Digitei  o código e baixou o steam normalmente, porém na hora de instalar apareceu uma mensagem bem estranha no terminal (isto prova que minha internet estava ativa!)

Ainda notei que toda vez que aparece a tela de login do ubuntu, o SO não ativa automaticamente o "Num Lock" e a dificuldade de instalar o driver da Nvidia do próprio site. Ainda ressalto que mesmo instalando a tradução, o ubuntu ainda continuou com partes em inglês.

Ante ao exposto peço ajuda de vocês como corrigir tal problema com o ubuntu (visto que não é problema da internet), caso contrário infelizmente vou ter que retornar ao MS Windows, visto que meu Mac quebrou :( registre-se que em minha opinião o Mac OS X é um sistema quase que perfeito (quem nunca testou vale a pena testar)

Desculpe-me ainda por um pequeno desabafo: Admiro a filosofia que envolve o Ubuntu, e creio que quem conhece de programação deve aproveitar muito mais o Linux do que qualquer outro sistema, porém para o usuário final, o Ubuntu é extremamente difícil de se mexer, para instalar um programa você tem que digitar um código!!!!!!!! tudo depende do terminal !!!!!!! Creio que se o Ubuntu deseja ser mais popularizado, ele deve prezar pela facilidade disponibilizada ao usuário final, independentemente de conhecimentos avançados em informática!

Obrigado!

Eliseu Carvalho

Citação de: Jovem_TJS online 27 de Abril de 2013, 22:50para instalar um programa você tem que digitar um código!!!!!!!! tudo depende do terminal !!!!!!!

A Central de Programas serve pra quê, hein?

Jovem_TJS

Citação de: Eliseu Carvalho online 27 de Abril de 2013, 22:57
Citação de: Jovem_TJS online 27 de Abril de 2013, 22:50para instalar um programa você tem que digitar um código!!!!!!!! tudo depende do terminal !!!!!!!

A Central de Programas serve pra quê, hein?

Boa noite Eliseu Carvalho,

Pude constatar que a Central de Programas contar com um acervo muito limitado de aplicativos. Assim sendo tenho que recorrer à sites de download para baixar o programa de desejo.

Eliseu Carvalho

Citação de: Jovem_TJS online 27 de Abril de 2013, 22:50caso contrário infelizmente vou ter que retornar ao MS Windows

Calma! Antes de tomar essa decisão, peço que experimente a versão 12.04 LTS, que tem suporte até 2017 e está bem mais madura que a 13.04. E mais: esse problema com os drivers NVidia em geral não acontecem na versão 12.04 LTS.

garfo

Citarpara instalar um programa você tem que digitar um código!!!!!!!! tudo depende do terminal

Quase tudo.  :D

Mas é como o colega Eliseu disse, amigo. Versões normais são muito bugadas, e esta foi lançada a pouco tempo, então é comum haver vários probleminhas chatos logo no começo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Jovem_TJS

Obrigado pelas respostas !

Vou dar mais uma chance para o Ubuntu! Porém como eu faço para instalar a versão 12.04LTS ?

Uso um hd de 160 GB para o windows e um de 500 GB para o Ubuntu, teria como eu apenas substituir a versão do Ubuntu (de 13.04 para 12.04 LTS) sem precisar formatar o HD de 500 GB? Alguem sabe como fazer isso?

Mais uma vez obrigado pessoal!

(estava querendo muiiito mesmo ficar no ubuntu, visto que não aguento mais o MS Windows rsrs)

clodoaldops

-bastaria instalar o ubuntu conectado na internet como recomendado que ficaria 100% em pt-br >> pelo menos aqui no meu netbook e notebook foi assim conectado via wifi
-logo após instalar deve-se atualizar o ubuntu >> regra básica
-depois de atualizado bastaria  instalar o pacote ubuntu-restricted-extras para ser ter java, flash , codecs multimidia mais comuns, compactador de arquivos  e fontes do windows em apenas 2 clicks na central de programas
-tudo isso feito em menos de 1 hora dependendo do hardware e da banda larga
-mais facil que isso só o linuxmint que já vem com codecs e plugins pre-instalados

Eliseu Carvalho

Citação de: Jovem_TJS online 27 de Abril de 2013, 23:53como eu faço para instalar a versão 12.04LTS ?

No site do Ubuntu tem duas opções: 13.04 ou 12.04 LTS.

Citação de: Jovem_TJS online 27 de Abril de 2013, 23:53teria como eu apenas substituir a versão do Ubuntu (de 13.04 para 12.04 LTS)

Teria como fazer essa substituição automática se fosse da 13.04 pra uma futura versão (13.10 ou a próxima LTS, 14.04). Pra fazer downgrade somente através de instalação limpa mesmo - mas não é necessário "formatar o HD" (coisa necessária na instalação do Windows); quando rodar o instalador do 12.04 LTS, uma das opções é "apagar e usar o disco inteiro" (escolhendo o HD correto, naturalmente).

clodoaldops

-para instalar driver nvidia vc não precisa ir no site
-basta usar o JOCKEY que é o instalador de drivers adicionais do proprio ubuntu
-90% dos programas que vc precisa estão disponiveis na central de programas
-não precisa sair baixando .deb
-antes de instalar um .deb >> instale o GDEBI no ubuntu pela central de programas e use o GDEBI p/ abrir progrmas .deb que proverntura vier a baixar
-caso não se adapte ao ubuntu vc tem 3 opções: usar outro linux,, usar windows, usar mac.os
-os varios SO estão aí p/ isso
-p/ que vc encontre aquele que mais se adapta a vc
-

EdvaldoSCruz

Citação de: Jovem_TJS online 27 de Abril de 2013, 22:50
Prezados amigos desta comunidade,

Instalei hoje o ubuntu 13.04, movido em grande parte pelas afirmações de que o linux é muito mais instável do que o Windows.

Logo após a instalação pude constatar que o idioma do SO estava híbrido, entre inglês e PT-BR. Posteriormente fui tentar corrigir tal problema, baixando o pacote com a linguagem PT-BR, para minha surpresa o ubuntu alegava que não era possível baixar o arquivo, visto que estava sem internet, o que na verdade não era procedente, haja vistas estava com o navegador chrome aberto e funcionando a internet.

Em um momento posterior, deixei o idioma de lado e fui baixar o steam. Baixei tal programa, com a extensão .deb. Ao clicar no arquivo baixado abria a central de programas do ubuntu, e mais uma vez alegava que eu não poderia instalar visto que estava sem internet !! (com certeza estava com internet, estava testando no navegador chrome).

OBS: o mozilla a internet se resumia ao Google, qualquer outro site não abria, e ainda baixei o Opera, onde este não abria nenhuma página da internet.

Para contornar o problema na instalação do steam, encontrei um código para instalar o steam pelo terminal. Digitei  o código e baixou o steam normalmente, porém na hora de instalar apareceu uma mensagem bem estranha no terminal (isto prova que minha internet estava ativa!)

Ainda notei que toda vez que aparece a tela de login do ubuntu, o SO não ativa automaticamente o "Num Lock" e a dificuldade de instalar o driver da Nvidia do próprio site. Ainda ressalto que mesmo instalando a tradução, o ubuntu ainda continuou com partes em inglês.

Ante ao exposto peço ajuda de vocês como corrigir tal problema com o ubuntu (visto que não é problema da internet), caso contrário infelizmente vou ter que retornar ao MS Windows, visto que meu Mac quebrou :( registre-se que em minha opinião o Mac OS X é um sistema quase que perfeito (quem nunca testou vale a pena testar)

Desculpe-me ainda por um pequeno desabafo: Admiro a filosofia que envolve o Ubuntu, e creio que quem conhece de programação deve aproveitar muito mais o Linux do que qualquer outro sistema, porém para o usuário final, o Ubuntu é extremamente difícil de se mexer, para instalar um programa você tem que digitar um código!!!!!!!! tudo depende do terminal !!!!!!! Creio que se o Ubuntu deseja ser mais popularizado, ele deve prezar pela facilidade disponibilizada ao usuário final, independentemente de conhecimentos avançados em informática!

Obrigado!

Percebi que você é novo, então faça o seguinte nesse tópico, clicando aqui: 53) Manual de funcionamento(instrução) específico do Ubuntu
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Jovem_TJS

Primeiramente muito obrigado por todas as respostas !!!

Tenho apenas mais uma dúvida rsrs: a opção "apagar e usar o disco inteiro" apaga todos os dados que estão no HD que eu vou instalar o sistema ou apenas remove o Ubuntu 13.04 já instalado e instala o 12.04 LTS?

Cleiton Nunes

Citação de: Jovem_TJS online 28 de Abril de 2013, 11:28
Primeiramente muito obrigado por todas as respostas !!!

Tenho apenas mais uma dúvida rsrs: a opção "apagar e usar o disco inteiro" apaga todos os dados que estão no HD que eu vou instalar o sistema ou apenas remove o Ubuntu 13.04 já instalado e instala o 12.04 LTS?

Sim, ele instala o 12.04 em todo o disco do zero, limpando ele. Mas de quiser tem como instalar ele ao lado do 13.04 (dual boot) porém não vejo utilidade nisso. Tem também a opção de atualizar o sistema mantendo os arquivos salvos, mas isso quando você vai instalar uma versão posterior a que já tem instalado, não sei se essa opção funciona também em "downgrade".
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

clodoaldops

Instale o 12.04-lts em todo HD
Depois aprenda a usar o gparted e crie uma partição p/ salvar seus arquivos

Ioca100

Jovem_TJS, realmente o Mac OS x é muito legal, mas o Ubuntu com unity tem muita coisa parecida.Siga o conselho dos colegas, instale a versão de longo prazo de suporte, a 12.04 , depois instale pela central de programas o pacote de codecs e outros plugins chamado " ubuntu restricted extras".Aos poucos você vai se familiarizando com o sistema e sempre dê preferência para instalar programas usando a nossa store(software center) ou os pacotes .deb que são similares aos .dmg dos Mac Os x, bastam dois cliques e voilá.
Boa sorte e conte com o Fórum para quaisquer dúvidas.
Usuário Linux- 449417

EdlsonAndrade

Caro colega, se vc tiver sucesso, posta ai pra gente, pois eu também me frustrei com o 13.04, e por mais que tenha perguntado, gente ajudando até em IRC e pesquisas, não tive sucesso com o plex nesta versão do ubuntu (nunca tentei outra), passei o fim de semana praticamente todo afastado da familia para tentar migrar de win 7 para o ubuntu, mas infelizmente voltei para o win e agora win8... mas vamos ver se tu conseguir ir bem com este, quem sabe eu não tente novamente...

abraços