Dùvida G-parted + Live CD

Iniciado por kenner, 15 de Abril de 2013, 08:56

tópico anterior - próximo tópico

kenner

Caso eu queira apenas alterar o tamanho das partições (possuo duas que não tem nem 30% do total de utilização) através do live CD, quais seriam as chances de algum tipo de erro?

Tota

Ola

Chances de erro:

Sem backup dos dados => 100%

Com backup => 99%

É claro que é brincadeira, mas todo e qualquer particionamento está sujeito a erros e problemas, mesmo tendo desfragmentado partições windows, tendo feito backup, e tomados todas as medidas de segurança.

Coisas que fogem a seu controle devem ser consideradas, como a energia acabar no meio do processo por exemplo

Nunca reparticione sem backup de seus dados

[]'s

kenner

O que acontece no meu caso, tenho um HD de 500 GB, com 3 partições, uma swap, uma EXT 4 com todos os meus arquivos e sistema e outra partição NTFS que está em branco.
A swap tem 4 GB, a EXT tem cerca de 400 GB (onde pouco mais de 100 estão sendo utilizados) e a NTFS com cerca de 40 GB.
Minha intenção é inverter as partições essa NTFS pretendo formatar para ext 4 e posteriormente (após a alteração) mudar a mesma para / e a EXT4 atual transformar na minha /home, buscando com esse processo nunca mais precisar fazer um backup geral da máquina para atualizações/formatações.
O que ocorre é que possuo duas pastas de tamanho relativamente pequeno +ou- 100MB porém que possuem centenas de milhares de arquivos (são logs de programas que testava em meu antigo emprego) e quando migrei de Windows para Linux só o backup dessas pastas durou cerca de 5 horas, em parte devido à essas pastas.
Segue então o procedimento detalhado que pretendo executar: Usar o GPARTED para transformar essa partição NTFS em ext4, redimensionar as partições para "meio a meio"; Acessar o sistema e fazer o backup dos arquivos, deixando a EXT 4 original somente com os arquivos de sistema; Voltar ao GPARTED e deixar a EXT 4 original com o tamanho atual da NTFS e após isso fazer uma instalação com esta partição como /.
Estou ciente dos riscos e agora pergunto: Seria essa a única forma de efetuar esse procedimento? Ou no processo de instalação seria possível já definir essa NTFS, alterando para ext4, e depois remover manualmente os outros arquivos referentes ao sistema da atual instalação.
Caso não seja possível a alteração do tamanho das partições seria algo demorado? Ou seria algo como no Windows de apenas adicionar algumas informações na tabela? Tendo em vista que são poucos arquivos e que os mesmos provavelmente nem seriam tocados durante o procedimento.
Caso o procedimento seja rápido acredito que irei correr o risco de tentar sem backup, aquelas foram cinco horas que eu nunca mais terei de volta...