Diretórios e aplicativos instalados.

Iniciado por thiagobr, 15 de Abril de 2013, 09:00

tópico anterior - próximo tópico

thiagobr

Pessoal, eu começei a usar agora o ubuntu 12.10 e já esperava algumas complicações no começo já que eu ainda estou muito acostumado com o windows. O meu problema é o seguinte: Não consigo navegar através de diretorios pelo terminal, até consigo usar vários comandos mas o de sair de /home para qualquer outro diretorio usando o Cd tá muito dificil. E o outro problema é de localizar aplicativos q eu acabo de instalar pelo terminal, agora mesmo acabei de instalar o firestarter e não consigo localiza-lo para inicia-lo.

Agradeço desde já!!

nomade

Cara, algo que pouca gente sugere hoje em dia para novos usuários e que me ajudou muito quando comecei é o Guia Foca GNU/Linux. Não sei porquê quase ninguém mais indica para os usuários novos interessados em aprender mais... curioso.
Citarhttp://www.guiafoca.org/
É excelente, muito útil pra que tem o interesse e está começando. Você aprende sobre os tipos de pacotes, sobre o terminal, seu funcionamento, suas funcionalidades e etc. Ele é apresentado em vários níveis diferentes e você vai mudando de nível de acordo com o quanto aprende.

Boa leitura!  

abraço

Edit.: acabei esquecendo de responder sua pergunta, rs

cd : entra em uma pasta ou diretório. exemplos:
acessar a pasta "Documentos" que está no diretório em que eu estou atualmente:

cd Documentos

acessar a pasta "Documentos" indicando o caminho completo (note que ao colocar "/" antes do primeiro diretório significa que você está indicando o caminho completo, a partir da raiz):

cd /home/usuario/Documentos

Acessar a pasta "textos" que está dentro de "Documentos" que está no diretório atual:
cd Documentos/textos
Sair de uma pasta voltando para a pasta home:

cd

Sair de um diretório voltando para a pasta pai (o mesmo que o botão "acima" do navegador):

cd ..

Para voltar dois diretórios acima:

cd ../..

Listar o conteúdo da pasta:

ls

Listar o conteúdo da pasta mostrando permissões:

ls -l

Listar o conteúdo da pasta filtrando o resultado:

ls | grep termo-de-busca

ex: para listar apenas os arquivos que contenham extensão .odt:

ls | grep .odt

Para acessar pastas com nomes compostos:

Note que se você digitar o comando

cd Área de Trabalho

O terminal retornará um erro afirmando que a pasta "Área" não existe. O espaço indica, no terminal, que o nome acabou. Para acessar arquivos com nomes compostos digite uma barra invertida antes do espaço.

cd Área\ de\ Trabalho

Estes comandos devem servir para uma navegação básica.
Ubuntu Studio 22.04 LTS