Qual a melhor forma de atualizar?

Iniciado por Raioafredo, 07 de Abril de 2013, 15:36

tópico anterior - próximo tópico

Raioafredo

Acho que essa e uma duvida de muitos usuários mais leigos como eu.
Qual a melhor forma de atualizar, pelo ubuntu mesmo ou formatando?
Depois de atualizar pelo próprio ubuntu os programas da versão anterior podem ficar incompatíveis então tem algum comando que eu limpo o sistema e meio q recomeço ele do zero como se eu tivesse formatado?
E aproveitando, quando fui instalar meu ubuntu 12.04 tive problemas em particionar, eu tive de instalar no hd completo e depois instalar o gparted e diminuir a partição para deixar uma de backup se alguém souber o link de um tutorial ou puder postar o tutorial na resposta eu agradeço.
Espero q o mundo um dia se veja com os mesmos olhos que eu o vejo, assim todos veremos que futilidades, são apenas futilidades e os sentimentos são a unica coisa que realmente importa.

clodoaldops

-como ubuntu não é uma distro rolling release eu sempre faço instalação limpa a partir do live-cd/usb
-tbem deixo uma partição de bkp ou /home separada
-crio 3 partições:
sda1...ext4.../...30gb
sda2...swap...1gb
sda3...ext4.../home...restante do hd

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Particionamento-de-disco-(HD)

Arthur Bernardes

Lembrando que o tamanho das partições valem de acordo com a capacidade do seu HD, e a Swap deve ser escolhida de acordo com sua quantidade de RAM..!

Ótima dica "clodoaldops"..

selvaking

Citação de: Raioafredo online 07 de Abril de 2013, 15:36
Acho que essa e uma duvida de muitos usuários mais leigos como eu.
Qual a melhor forma de atualizar, pelo ubuntu mesmo ou formatando?
Se vc só instalar programas do repositório do ubuntu, vc pode atualizar tranquilamente. O programa de atualização identifica os programas que deixaram de ser suportados e pergunta a vc se deseja remove-los.
Se houver programas instalados via repositório de terceiros vc pode desabilita-los e só habilitar se já houver um upgrade para a nova versão. Tipo o virtualbox.

Depois de atualizar pelo próprio ubuntu os programas da versão anterior podem ficar incompatíveis então tem algum comando que eu limpo o sistema e meio q recomeço ele do zero como se eu tivesse formatado?
Se vc não usou repositório de terceiros, a atualização faz tudo pra vc.

E aproveitando, quando fui instalar meu ubuntu 12.04 tive problemas em particionar, eu tive de instalar no hd completo e depois instalar o gparted e diminuir a partição para deixar uma de backup se alguém souber o link de um tutorial ou puder postar o tutorial na resposta eu agradeço.
Tutorial do que?
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Arthur Bernardes

O tutorial que ele quis dizer, era sobre Particionamento, parece que o Clodoaldo postou um sobre tal..!

Raioafredo

Poxa O.O obrigado sanaram todas as minhas duvidas, Obrigado mesmo. ;D
Espero q o mundo um dia se veja com os mesmos olhos que eu o vejo, assim todos veremos que futilidades, são apenas futilidades e os sentimentos são a unica coisa que realmente importa.

nomade

Uma observação:

A atualização pelo LiveCD é bem segura, não é igual a feita pelo gerenciador de atualizações. Já fiz muitas vezes e nunca tive problemas, até porque esse tipo de atualização não mantém seus aplicativos, só as configurações deles na pasta home. Contudo, sempre é melhor um backup e uma instalação limpa, ou uma instalação com a home separada, como sugeriu o clodoaldops, pois fica bem seguro.
Ubuntu Studio 22.04 LTS