Como configurar scanner em terminal (cliente ltsp)?

Iniciado por fabianofaria, 10 de Abril de 2013, 12:05

tópico anterior - próximo tópico

fabianofaria

Olá amigos,

Estou pesquisando sobre este tema há vários dias e não encontro a solução.

Estou com um servidor ltsp5, rondando e funcional.
Configurei apenas um terminal cliente para testes, depois adicionarei os demais terminais da rede. Este terminal sobe o sistema normalmente, enfim, tudo certo até aqui.

Pelas minhas pesquisas é possível utilizarmos um scanner conectado diretamente ao terminal e utilizá-lo na rede através do sane.

A impressora em questão é uma HP Photosmart C4480, devidamente conectada ao terminal via cabo usb.

Abaixo meu arquivo lts.conf

[example]
key=value

[default]
SOUND=True
VOLUME=100
HEADPHONE_VOLUME=100
PCM_VOLUME=100
SCANNER = true

[00:19:66:e6:f1:25]
SCANNER = True
Já li centenas de tópicos de fóruns diferentes. A princípio, a configuração acima deveria ativar a descoberta do scanner no cliente e através do HPLIP (suponho), poderia instalar a mesma.

Alguém aqui já instalou um scanner usb em um cliente ltsp?

Grato!

Tota

Ola

Nunca fiz ou usei thin clients, mas achei na sessão "printers" algo que talvez possa ajudar:

http://wiki.ltsp.org/wiki/Tips_and_Tricks/Devices

Pelo que lá informa, fixe um ip a este terminal e compartilhe no lts.conf a impressora

[Printer]
PRINTER_0_DEVICE = "/dev/usblp0"
PRINTER_0_PORT = 9100

[Default]
LDM_PRINTER_LIST = "colorlaser,matrix"
LDM_PRINTER_DEFAULT = "colorlaser"

Para o scanner veja a sessão scanner, onde da mesma forma que a impressora, você declara o caminho de onde ele está na rede.

[]'s

fabianofaria

Tota,

O serviço de impressão, já havia configurado. O problema é realmente em relação ao scanner. Inclusive o cliente já está com ip fixo.
Estou testando n variações de configurações mas até o momento nem o scanimage -L, nem o sane-find-scanner localizam o scanner.
De toda forma agradeço demais pela ajuda. Uma hora vou conseguir (rs).

Abraços!

Tota

Ola

Eu acredito que declara o caminho do scanner como o da impressora pode ser uma alternativa

[Scanner]
SCANNER = True
SCANNER_0_DEVICE = "/dev/usblp0" ( ou pelo mac address como colocou ) 00:19:66:e6:f1:25

[]'S

fabianofaria

Como já havia dito anteriormente, a função de impressão funciona normalmente.

Discutindo em fóruns gringos fiz um upgrade no lts.conf, mas mesmo assim o problema persiste. Abaixo o novo arquivo:
[default]
LOCALDEV_DENY_CD = true
LOCALDEV_DENY_FLOPPY = true
LOCALDEV_DENY_INTERNAL_DISKS = true
LOCALDEV_DENY_USB = false
SOUND=True
VOLUME=100
HEADPHONE_VOLUME=100
PCM_VOLUME=100
LDM_PRINTER_LIST = "bh-ti-teste"
LDM_PRINTER_DEFAULT = "bh-ti-teste"

[00:19:66:e6:f1:25]
LOCALDEV = true
PRINTER_0_DEVICE = /dev/usb/lp0
PRINTER_0_TYPE = U
PRINTER_0_PORT = 9100
SCANNER = true

O servidor é um Ubuntu 12.04 Desktop 64 bits. Estou gerando imagens 64 e 32 bits.