Xubuntu - Instalado e a funcionar. Agora o que faço?

Iniciado por ElectroescadaS, 04 de Abril de 2013, 08:53

tópico anterior - próximo tópico

ElectroescadaS

Saudações.

Procedi à instalação duma distro Linux num portátil (laptop) relativamente antigo para poder começar a aprender a mexer em Linux. Para tal decidi instalar o Xubuntu 12.10 de 32 bits e o portátil é um Fujitsu-Siemens Esprimo Mobile V5515. O portátil tem 2GB de RAM e aparentemente funciona. Como a máquina foi-me cedida o dono informou-me que a placa de som não funciona mas para o que eu quero até nem interessa.

A pergunta base que eu faço agora é esta - E agora o que faço?

Eu estou muito habituado ao Windows (7 Ultimate) e embora o Xubuntu quase pareça o Windows pouco mais ser fazer. Recomendam-me algum tipo de leitura (de preferência em Português) para que possa ir começando a funcionar?

Para já tenho 2 situações que gostava de "tentar" resolver:
1 - Ter a certeza que a placa wireless realmente funciona;
2 - Como configurar a grafica do portátil e já agora tem de se introduzir sempre a password de cada vez que introduzimos comandos no terminal?

Desde já agradecendo possíveis respostas da vossa parte...  ;D
Never fear Electro is here

Tota

Ola

Citação de: ElectroescadaS online 04 de Abril de 2013, 08:53
A pergunta base que eu faço agora é esta - E agora o que faço?

Inicie lendo a ajuda do Ubuntu, clicando no icone próprio.

Eu estou muito habituado ao Windows (7 Ultimate) e embora o Xubuntu quase pareça o Windows pouco mais ser fazer. Recomendam-me algum tipo de leitura (de preferência em Português) para que possa ir começando a funcionar?

Ubuntu guia do iniciante => http://tecnicolinux.blogspot.com.br/2012/04/ubuntu-guia-do-iniciante-20-o.html

Para já tenho 2 situações que gostava de "tentar" resolver:
1 - Ter a certeza que a placa wireless realmente funciona;

Para isto, verifique qual o fabricante da placa, crie um topico específico na sessão de redes.

2 - Como configurar a grafica do portátil

O mesmo que o ítem acima, mas na sessão de hardware

e já agora tem de se introduzir sempre a password de cada vez que introduzimos comandos no terminal?

Existem dois tipos de usuarios no GNU/Linux.

O Root que seria um deus do sistema.

Os outros usuários.

Assim, o que fizer em terminal, dentro de seu espaço de usuario, é feito sem password.

O mesmo se aplica ao root, que pode tudo.

Porém, se como usuário deseja ter os poderes do root, aí sim, é necessário dizer ao sistema que deseja este privilégio, e se os tiver o conjunto <sudo> + <passwrod> lhe dará os privilégios.

O comando sudo, tem um temporizador que pode ser ajustado, danto um "tempo  de vida" a este privilégio.

Assim, após invocar o sudo e entrar com o password, outros comandos que exijam o sudo entrarão sem palavra de passe durante um certo tempo.

Para uma sessão específica, e para deixar em modo permante àquela sessão é possivel se invocar o sudo com su através do comando sudo su
Isto o transformará em deus por todo o período da sessão.

[]'s

Tota

Sim em 99%

Algumas modificações sutis são feitas de uma versão para outra mormente na parte grafica, porém os comandos em terminal são os mesmos desde o início dos tempos do GNU/Linux.

[]'s