Dùvida Backup

Iniciado por kenner, 27 de Março de 2013, 17:59

tópico anterior - próximo tópico

kenner

Ola galera, estou retornando ao mundo Linux e fiquei com uma dúvida.
Curto muito emuladores e vi que no Linux eles, quando instalados, criam uma pasta oculta na pasta pessoal. Nessas pastas ficam os saves e arquivos de configurações.
Caso precise fazer um backup destas pastas posso copiar toda a pasta ".emulador"? Em uma eventual restauração ao solicitar a instalação do emulador novamente ele reconheceria a pasta restaurada e o emulador como instalado ou seria feita nova instalação e as mesmas seriam mescladas/sob-escritas?
Pergunto basicamente pelo mednafen e pelo mame.

jeflui

Esse tipo de backup funciona muito bem, fique apenas atento para utilizar as mesmas versões.

kenner

Citação de: jeflui online 27 de Março de 2013, 18:39
Esse tipo de backup funciona muito bem, fique apenas atento para utilizar as mesmas versões.

Então se eu estiver com o sistema atualizado é só restaurar o backup e tentar efetuar a instalação pela central de programas?

PRSC

Citação de: kenner online 27 de Março de 2013, 18:49
Citação de: jeflui online 27 de Março de 2013, 18:39

Então se eu estiver com o sistema atualizado é só restaurar o backup e tentar efetuar a instalação pela central de programas?

Não precisa ser atualizado. Vc precisa formatar, salva as pastas ocultas referente ao programa que deseja, exemplo:
Firefox = .mozilla
Thunderbird = .thunderbird

Mas tem programas que salvam dentro de outros diretórios.
qBittorrent = .cache/qBittorrent, .config/qBittorrent, .local/share/data/qBittorrent

Sabendo onde está, vc formatou, instalou os programas, nem abre eles, coloque as pastas de backup no lugar certo e ai sim abre o programa que vai estar ali, favoritos e temas do firefox, email e contas no thunderbird, assim por diante.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

kenner

Só pra entender então.
No caso as pastas salvas na pasta pessoal são apenas configurações mesmo? Os arquivos dos programas ficam em outra pasta /usr/share/aplications ?

PRSC

Se vc quer os programas, quando vc instala pelo synaptic ou outro método, fica na pasta /var/cache/apt/archives, vai ficar os arquivos .DEB que são os instaladores, só salvar os que vai reinstalar e executar com 2 cliques.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Arthur Bernardes

Citação de: PRSCSe vc quer os programas, quando vc instala pelo synaptic ou outro método, fica na pasta /var/cache/apt/archives, vai ficar os arquivos .DEB que são os instaladores, só salvar os que vai reinstalar e executar com 2 cliques.

Abraço.

Amigo, eu acho que ele quer saber onde ficam os executáveis dos programas instalados, não os instaladores..!

Citação de: kennerSó pra entender então.
No caso as pastas salvas na pasta pessoal são apenas configurações mesmo? Os arquivos dos programas ficam em outra pasta /usr/share/aplications ?

Veja.!

CitarNormalmente os programas ficam instalados em diferentes pastas, são elas:

/bin
Programas operacionais básicos do sistema.

/sbin
Programas operacionais do sistema de uso do super usuário root.

/usr
aplicativos para todos os usuário.

/opt
programas opcionais, geralmente para progrmas que não são comuns na distribuição.

Qualquer erro meu, corrijam-me, estou pelo celular..!