Ajuda efeitos!!!

Iniciado por TDias, 16 de Maio de 2007, 08:21

tópico anterior - próximo tópico

TDias

Sou mesmo principiante em outros sistemas operativos.. Instalei o Ubuntu 7.04 e já sem saber fazer nada, já estou deliciado porque me libertei do windows  ;D...
Agora queria saber como se põe aqueles efeitos característicos deste Sistema Operativo.. Por exemplo, efeito cubo, os efeitos das janelas.. Essas coisas fixes... Se calhar já têm explicado algures no fórum mas não sei o que é  :'(...

E já agora, é muito difícil configurar a net wirlesse? Tenho uma Intel(R) PRO/WIRELESS 2200BG Network Connection...

Obrigado

tdias10@gmail.com
http://www.tdias.pt.vu

WeRx

cara primeiro vc tem q ter a uma placa para fazer esse efeitos bem lokos.. pq sem placa de video nem roda roda a instalação :D
se vc tiver tua placa de video instala melhor.. senão diz qual é a placa pra q nos podemos te ajudar!!!

TDias

Ok.. Ja tenho a placa a funcionar.. Ele instalou automaticamente.. Tenho uma ATI X700... E agora? Que faço?

WeRx

vc pega edita sua sources.list!!!  sudo  gedit /etc/apt/sources.list

INSTALANDO O BERYL!!

coloca essas duas linhas no final:
deb http://ubuntu.beryl-project.org/ edgy main
deb-src http://ubuntu.beryl-project.org edgy main

salva e abre um terminal> sudo apt-get update
depois> $ sudo apt-get install beryl-settings beryl-manager
$ sudo apt-get install beryl beryl-dev emerald-themes
$ sudo apt-get install beryl-core beryl-plugins
$ sudo apt-get install beryl-plugins-data emerald

eu fiz assim e ficou bem massa depois para iniciar ele vc vai em aplicações>ferramentas do sistema> beryl manager

ou

da um ALT+F2 e digita beryl manager!!
vlw

se quiser tem outros programa q deixam seu ubuntu mais legau. é gdesklets o screenlets e outros..

pinduvoz

Só para constar, embora eu não use ATI (uso nVidia).

É necessário instalar o driver proprietário antes de instalar o Beryl que, vale ressaltar, e muito mais instável do que o Compiz que vem no Ubuntu 7.04 por padrão.

Então, primeiro vc. deve ir em "Sistema -> Administração -> Gerenciador de drivers restritos" e habilitar o driver proprietário da ATI.

Após a instalação do driver, reinicie o X (ctrl + alt + backspace) e teste no terminal com o comando "glxinfo | grep rendering", cuja resposta deve ser "direct rendering: Yes".

Se não der certo, outra opção para instalar o driver da ATI é o Envy, que pode ser obtido em pacote .deb no site do autor (http://www.albertomilone.com/nvidia_scripts1.html).

Após, basta ir em "Sistema -> Preferências -> Efeitos da área de trabalho" e habilitar o cubo e as janelas tremendo.

Para maior controle do Compiz, vale a pena instalar pelo Synaptic o pacote "Compiz Gnome Manager", cujo lançador/atalho irá para o menu "Sistema -> Preferências" com o título "GL Desktop".

Prefira o Compiz ao Beryl se vc. quizer estabilidade. Prefira o Beryl ao Compiz se quizer os mais extravagantes efeitos que o Linux pode proporcionar.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

pinduvoz

Só para complementar: ao trocar o Beryl pelo Compiz, o consumo de memória aqui caiu uns 30 Mb (agora em torno de 150, antes mais de 180), e o sistema está mais esperto do que antes, ressaltando que eu tenho 1 Gb de RAM.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

TDias

Ok.. Obrigadão.. Vou já tentar e depois digo qualquer coisa... Também tenho 1 GB de RAM mas em compensação só tenho 64MB de Placa gráfica :-\... Mas vou tentar.. Logo vos digo.. Obrigado!!! :) :D

Blues

64Mb é mais que suficiente para os efeitos.

Prefira o Compiz por ser mais estável e já vir por padrão. Ele, somado a um bom tema de janelas e ícones, fica imbatível. Aprende a trabalhar com ele e depois tente o Beryl quando quiser efeitos mais mirabolantes. O Beryl nada mais é que um Compiz com muito mais firulas.

Se puder pegar uma placa melhor, pegue NVidia, pois a grande maioria dos usuários tem uma enorme dor de cabeça até fazer o Beryl funcionar direito com placas ATI (sou um deles). A culpa é da ATI, claro, e não do Linux.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

TDias

Obrigado.. Ja tenho o beryl a funcionar... é mesmo muito fixe  :)... Agora só falta configurar a internet wirless :s.. Mas vai com o tempo... Tenho que explorara mais isto.. Obrigado a todos..  :D :D