Ubuntu não inicializa em modo gráfico porque está com HD cheio

Iniciado por Tiago Cardoso, 22 de Março de 2013, 01:02

tópico anterior - próximo tópico

Tiago Cardoso

Pessoal saudações, meu Ubuntu não está inicializando em modo gráfico durante o boot porque está com disco rígido cheio, a muito tempo atrás isso já havia acontecido comigo com uma versão antiga do Ubuntu e através de um tutorial que achei na internet consegui resolver o problema, pensei que esse problema de encher o hd já tinha sido resolvido com as novas versões do Ubuntu e eis, que o mesmo problemas se repete com o 12.04 LTS! O problema é que agora não lembro como fazer isso, queria entrar no sistema e transferir os arquivos para um pendrive para não perde-los e ter o sistema funcionando normalmente depois. Creio que o problema seja semelhante aquele erro do gerenciamento de energia do Gnome. A mensagem que o sistema apresenta é "The system is running in low-graphics mode your screen, graphics card, and input device settings could not be detected correctly. You will need to configure these yourself!"
Sei que e o bug do HD cheio porque ele estava avisando que havia pouco espaço em disco, só que estava funcionado normal, desliguei o sistema e ao relogar estava assim.

Tiago Cardoso

Queria uma solução semelhante a esta se possível:

Você iniciou o seu Sistema Operacional (Ubuntu, ou Debian), e de uma hora para outra apareceu uma informação logo no login do sistema, com a mensagem:

Os padrões de configuração para o Gerenciador de Energia do GNOME não foram instalados corretamente. Por favor entre em contato com o administrador.

Não se desespere isso pode ser corrigido e o sistema voltar a funcionar normalmente.
Isto ocorreu pois a partição onde se encontra o S.O. instalado está cheio. Provavelmente apareceu uma mensagem informando que o HD estava com espaço insuficiente, antes de desligar o micro ou no momento em que travou.

Para isso contamos com as vantagens de termos acesso a linha de comando do sistema mesmo com esta mensagem na tela. e para isso devemos seguir os seguintes passos.:

1 - nesta tela pressione as teclas Ctrl+F1 ou F2;
2 - faça o login no sistema utilizando sua conta ou a do root (cuidado ao utilizar o root);
3 - agora digite o comando:

cd /

4 - execute o comando du;

# du -hs * -> como root
$ sudo du -hs * -> como usuário comum

Você irá obter uma lista dos diretórios que estiverem na raiz do sistema com a informação do tamanho de cada um. Assim poderá verificar por onde ir para liberar um pouco de espaço no sistema, e ao reiniciar você consiga fazer o login normalmente e analisar onde está o problema.

5 - para apagar arquivos utilize o comando:

# rm -rf /caminho/do/arquivo
$ sudo rm -rf /caminho/do/arquivo

Muito cuidado ao utilizar este comando o melhor é você entrar nos diretórios utilizando o comando cd caminho, após du -sh * para analizar o diretório corrente e rm -rf arquivo. Os diretórios onde você pode apagar arquivos sem danificar o sistema são:
/tmp;
/var/log;

Preciso transferir os arquivos para um pendrive para liberar espaço.

selvaking

Citação de: Tiago Cardoso online 22 de Março de 2013, 01:02
Sei que e o bug do HD cheio porque ele estava avisando que havia pouco espaço em disco, só que estava funcionado normal, desliguei o sistema e ao relogar estava assim.

Isto não é bug! O sistema te avisou sobre a falta de espaço e o que vc fez? Nada, nada, nada!

Vc vai ter que se livrar de arquivos indesejaveis.

E o melhor modo é ir pro console.

Primeiro mostre-nos como tá seu disco.
sudo fdisk -l

Depois veja se encontra pastas inchadas de arquivos indesejaveis.
sudo du -hs /var/* /home/*
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Tiago Cardoso

Com o primeiro comando obtive o seguinte resultado do Terminal:
fdisk: opção -- '1' inválida
Usage:
fdisk [pptions] <disk> change partition table
fdisk [optition] -1 <disk> list partition table (s)
fdisk -s <partition> give partition size (s) in blocks

Então no modo de segurança fui ao sumário do sistema e constatei minha desconfiança:

Sumário do sistema

Sist. Arq.                   Tam.             Usad.              Dispon.               Uso%                Montado em
/dev/sda6                  46G                 44G                  0                    100%                /
udev                          1,9G              150M                1,8G                  8%                  /dev
tmpfs                         775M             760K                775M                 1%                  /run
none                          5,0M                0                     5,0M               0%                 /run/lock
none                           1,9G               0                     1,9G                0%                  /run/shm

Tudo que necessito é retirar os arquivos que estão ocupando o disco rígido para um pendrive, certamente isso deve ser fácil, entretanto infelizmente não tenho tanta familiaridade assim com o Terminal para fazê-lo via linha de comando.

zekkerj

CitarIsto não é bug! O sistema te avisou sobre a falta de espaço e o que vc fez? Nada, nada, nada!
É bug sim... só não é no Ubuntu. Digamos que está em algum lugar entre o teclado e a cadeira. ;) ;D

Tiago, execute o comando abaixo e cole o resultado aqui.

sudo du -smx /*

Ele vai vasculhar os diretórios, e listar quanto cada um está ocupando. Com isso a gente fica sabendo onde concentrar esforços pra liberar espaço.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Tiago Cardoso

Citação de: zekkerj online 25 de Março de 2013, 10:27
CitarIsto não é bug! O sistema te avisou sobre a falta de espaço e o que vc fez? Nada, nada, nada!
É bug sim... só não é no Ubuntu. Digamos que está em algum lugar entre o teclado e a cadeira. ;) ;D

Tiago, execute o comando abaixo e cole o resultado aqui.

sudo du -smx /*

Ele vai vasculhar os diretórios, e listar quanto cada um está ocupando. Com isso a gente fica sabendo onde concentrar esforços pra liberar espaço.

Olá amigo, obrigado pela dica, já resolvi o problema desinstalei alguns programas, retirei os arquivos "perniciosos" e reinstalei os softwares novamente. Quando falo em bug (rsrsrs  :D) me refiro à uma opinião minha, acredito que o Ubuntu falhe em proteger o próprio sistema ao permitir que o disco seja ocupado em 100% mesmo avisando, pois na concorrência (Windows e Mac Os X) ao menos nesse aspecto não existe esta falha, pois os dois s.o.'s não permitem que o disco seja ocupado integralmente, caso o usuário tente simplesmente ocorrerá erro na transferência, o erro de certo modo é meu em desconhecer esta peculiaridade do sistema, mas ainda acho que é um ponto a ser melhorado no sistema, ainda bem que usuário não íntimos de linhas de comando e afins podemos sempre contar com a boa vontade e experiência de usuário mais experientes como você  que possuem boa vontade e paciência. Percebi com este caso que devo tornar-me mais familiar ao Terminal, vou ler o guia Foca.

zekkerj

Citaracredito que o Ubuntu falhe em proteger o próprio sistema ao permitir que o disco seja ocupado em 100% mesmo avisando, pois na concorrência (Windows e Mac Os X) ao menos nesse aspecto não existe esta falha, pois os dois s.o.'s não permitem que o disco seja ocupado integralmente
Você está duplamente enganado.

Primeiro, a "concorrência" não impede o HD de encher totalmente.
Segundo, isso não é responsabilidade do sistema, é responsabilidade sua. Se o sistema te avisou que está com pouco espaço, você é que tem que providenciar a limpeza. Imagina se o sistema cisma que está com pouco espaço, e decide apagar aquele arquivo grande, que é a única cópia que você tem de um trabalho de vários anos???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

selvaking

já que seu sistema voltou a funcionar seria bom vc ir pro terminal e começar a se ambientar. Por exemplo, o primeiro comando que te ensinei é "sudo fdisk -l". A opção do comando fdisk era ( menos e letra 'ele' ) e não ( menos e número 'um' ).

Todo e QQ sistema operacional atual avisa quando chega em nível crítico de espaço em Disco, Mas só o usuário pode fazer a limpeza.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049