Ubuntu: Não Criar Arquivos Ocultos por padrão (???) (Resolvido)

Iniciado por Samuel Ubuntu do Sur, 18 de Março de 2013, 15:35

tópico anterior - próximo tópico

Samuel Ubuntu do Sur

Olá Pessoal! Uma coisa estranha que tem acontecido em meu dia-a-dia: Uso Ubuntu e preciso imprimir um arquivo na copiadora do bairro (que infelizmente usa Windows). Chegando lá, a atendente não encontra a pasta "imprimir" que foi criada no Pendrive (FAT32). Insisto que está lá e somente digitando o endereço na barra de endereços ela acredita em mim. Isso já ocorreu várias vezes. Quando "olho" a pasta no Windows XP (via Virtual Box) vejo que ela está como "oculta", sem opção de desmarcar/alterar esse status.

Então vai a pergunta: Como Não Criar Arquivos Ocultos por padrão (no meu caso, no Pendrive que será levado na copiadora do bairro)?.

Pesquisei no fórum e esse tópico ajudou um pouco, explicando alguns conceitos, mas mesmo assim não resolve minha dúvida:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=82338.0

Agradeço a ajuda de todos!

Tota

Ola,

Já tentou copiar estes arquivos para o pendrive como sudo (root)?

Como estão as permissões destes arquivos em sua /home?

Como estão as permissões da pasta /impressoras no pendive?

[]'s

irtigor

O Ubuntu não cria, por padrão, diretórios com esse atributo do DOS/Windows até porque ele não importa pro sistema (se contasse, o diretório estaria oculto). No linux dá pra mudar com o comando mattrib.

Samuel Ubuntu do Sur

Olá.

Não tentei copiar como root pois essa não é a nossa rotina normal enquanto usuários. E eu faço o que todos fariam: coloco o pendrive na porta USB e vou criando as pastas conforme necessário. O problema é que estas pastas estão sendo criadas como ocultas. Vai saber porque... Será que ninguém mais tem esse problema ???

irtigor

Confirme que as pastas estão sendo criadas assim pelo Ubuntu, ou sendo transformadas em ocultas quando você espeta em uma máquina com windows (acho mais provável é o segunda opção -- máquina infectada).

Samuel Ubuntu do Sur

Olá Irtigor! Bom dia!

Sem, acho plausível sua consideração. Porém, fiz um teste neste exato instante, com outro Pendrive na máquina virtual que tenho aqui (e não tem vírus): Quando crio uma pasta do Pendrive e tento "enxargar" pelo Windows, eu não consigo (é como se a pasta não existisse, e agora, nem pela barra de endereços!). Quando libero o Pen da MV, a pasta no ubuntu desaparece! Mas, quando tento criar uma pasta com mesmo nome, eu não consigo - dá dando erro de entrada e saída).

Em resumo, há vários meses, com diferentes Pendrives tenho notado essa questão.

E, além disso, ontem surgiu um fato novo: Copiei fotos no Ubuntu e foi copiar para o Lubuntu: o Pcman não conseguiu enxergar a pasta no Pen, somente executando então o nautilos, também instalado no Lubuntu.

Não será também um Bug ou coisa assim? Mais alguém está passando por isso?

Agradeço a atenção!

irtigor

Não dá pra concluir isso, porque pelo texto você não formatou o pendrive (nada que está dentro dele é confiável) e usou uma máquina que já teve contato com o dispositivo (falando nisso, a impossibilidade de desmarcar a ocultação não é um bom sinal, parece que você/alguma coisa mexeu no registro), o ideal é fazer todo o processo no Ubuntu (com mkdir e mattrib, por ex). Agora, levando em conta a novidade, a coisa pende pro lado de algum problema de hardware, digo isso porque os atributos do DOS/Windows são ignorados e os do Linux só possuem efeito no ponto de montagem (fat32 não é nativo, ele não guarda esses dados no dispositivo, então só valem enquanto o disco está montado).

Samuel Ubuntu do Sur

Ok, ok, vamos esperar para ver se mais alguém está passando por isso. O Pendrive havia sido formatado um dia antes; a maquina virtual (instalada do zero do cd do windows) foi instalada há 02 meses e não a uso para mais nada, a não ser para rodar um programa, o EZVinil Converter. E já aconteceu comigo, com 03 pendrives diferentes e em outros computadores... Vai saber onde está o problema (não sou programador, apenas curioso...)

Obrigado pela ajuda!