Vários problemas com instalação e atualização

Iniciado por strikerlh, 21 de Fevereiro de 2013, 16:13

tópico anterior - próximo tópico

leodok

Respondi mas não vi no topico, me desculpe se está indo de novo, tenho 3 hds, um de 1tb não particionado, e + dois, cada um com 500 gb, como sou músico e tenho um pequeno estúdio, necessito ainda do windows (infelizmente) pois a minha placa pinacle e programas como o Nuendo não rodam no ubuntu,acho que não consigo fazer as altearções de partições sozinhos, tenho medo de apagar as partiçoes com win xp e win 7

eliseu_carvalho

Citação de: leodok online 22 de Fevereiro de 2013, 21:24
Respondi mas não vi no topico, me desculpe se está indo de novo, tenho 3 hds, um de 1tb não particionado, e + dois, cada um com 500 gb, como sou músico e tenho um pequeno estúdio, necessito ainda do windows (infelizmente) pois a minha placa pinacle e programas como o Nuendo não rodam no ubuntu,acho que não consigo fazer as altearções de partições sozinhos, tenho medo de apagar as partiçoes com win xp e win 7

Nuendo => Ardour  ;)

leodok

Gostei bastante do Ardour, mas o problemas são os plug ins, no Nuendo voce testa os plug ins em tempo real e tem uma infinidade deles, acho que com o tempo vai ter também no Linux, mas por enquanto não rola

Tota

Você tem arquivos importantes no Linux?

Se tiver faça back up.

Reparticionar pode fazer voce perder dados.

Depois do back up entre com o live cd do ubunu e escolha o modo de testar o ubuntu

Lá, abra o gparted ( gerenciador de partições )

Remova a partição swap

Formate o espaço livre onde era a swap para ext4

Junte a partição sda5 com esta nova vazia ( mova pelas laterais do espaço indicado)

Aplique as mudanças.

Agora você terá duas partições Linux

Encolha a partição sda7 de 44 gigas para 30 gigas se houer espaço.

Aplique a mudanca

Junte a sda5 ao espaço vazio recém criado

Agora sua sda5 deve ter 20 gigas (6 da swap, 14 que eram da sda7 e os 136 originais)

Salve as mudanças

Volte a sua antiga sda7 e encolha ela em 2 gigas para fazer a nova swap

Aplique as mudancas

Formate o espaço de 2 gigas como swap

Aplique as mudanças

Ao reiniciar o sistema, se não houve corrupção de dados, uma mensagem de erro irá surgir, pois o arquivo fstab ainda mantém as configurações antigas e não encontrará sua swap

Edite seu arquivo fstab em /etc/fstab para a nova realidade

Com isto seu problema de espaço deve ser resolvido

Quando tudo estiver ok, o fórum pode ajudar no erro de atualizações.

[]'s

Por favor corrijam qualquer erro meu, estou sem Linux, postando "de cabeça" usando um iPhone, obrigado

leodok

No Linux não armazeno nada, obrigado pela dica, vou tentar fazer isso amanhã.
Abçs

leodok

Gostaria de postar como estão configuradas as minha partiões, pra evitar de eu apagar algum dos sistemas windows que tenho instalados:Sda1     /mnt/c-win      inicializar     Primária                   NTFS                               52427,94

Sda5    /boot                                     Lógica                    Linux ext2                         139,83

sda6   /swap                                     Lógica                   Linux  swap/solaris             6349,92

sda7    /                                            Lógica                   Linux ReiserFS                   45938,19

sda8  /mnt/f-win                              Lógica                   NTFS                                   395185,11

sda9  /mnt/d-win                             Lógica                   NTFS                                   209719,97

sd1   /mnt/win-xp sys                     Lógica                    NTFS                                   500105,25

sdc1  /windows/hd3                        Lógica                   NTFS                                  1000000,00

# Grub.conf      Dev/sda

Obrigado pela atenção!