Como atribuir permissões uid=1000 e gid=1000 em uma partição ext4?

Iniciado por eaxgrande, 22 de Fevereiro de 2013, 08:19

tópico anterior - próximo tópico

eaxgrande

Bom dia, pessoal!

Tenho uma partição ext4 aqui em /dev/sda3, que uso como "depósito" de arquivos.

Ela não está atribuida a nenhum dos Linux que tenho instalado aqui. Não é /home de nenhum, nem swap, nem /boot, nem /var, nem nada.

No entanto, eu costumava montá-la em /mnt/.sda3 do 10.04, usando as seguintes instruções no fstab:
Citar/dev/sda3 /mnt/.sda3   ext4   defaults   0   3

A partir do ponto de montagem (/mnt/.sda3) eu simplesmente criava um atalho e jogava em minha home (/home/eaxgrande/Arquivos), com as permissões 700

Bom, estava funcionando bem, até agora...

Resolvi usar exatamente o mesmo procedimento para o outro Linux (12.04), de forma a acessar essa partição independentemente se eu estivesse no 10.04 ou no 12.04

Aí começaram meus problemas. Por algum motivo, quando consigo liberar as permissões em um SO, elas bloqueiam no outro! Percebi que quando tento mudá-las pelo terminal usando o comando chown no 10.04, elas mudam o uid e o gid no 12.04! Meu usuário fica alternando entre uid=1000 e uid=1001 dependendo de onde eu esteja usando o comando chown!

Nunca tinha visto isso...

O engraçado é que uso um procedimento bem parecido para montar uma partição ntfs, e as instruções no fstab dão conta do recado:
Citardev/sda2 /mnt/E:   ntfs-3g      auto,locale=pt_BR.utf8,umask=007,uid=1000,gid=1000   0   2
Essa partição eu uso pra guardar vídeos, músicas, e coisas normalmente mais pesadas. Ela é "vista" por todos os SO da máquina, tanto Linux quanto Windows. Uma conta "guest" por exemplo, não tem acesso a essa partição, somente eu e quem mais eu nomear como pertencente ao meu grupo.

Puxa... se eu consigo tal grau de controle com uma partição ntfs, por que estou tendo dificuldade para encontrar os parâmetros necessários para controlar uid=1000 e gid=1000 em partições ext4?

Alguém sabe quais são os parâmetros de que necessito?

Abraços!

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

eaxgrande

Coisa estranha...

Tem de tudo, desde aplicativo que faz essa função ate algumas gambiarras possíveis...

Menos uma linha específica pra colocar no fstab...

Estou precisando de uma ajudinha pra entender como funciona os parâmetros user/users. Tive a impressão de que quem logar primeiro na máquina passaria a ser dono temporário de /mnt/.sda3...

Não é isso que eu queria. Gostaria de atribuir 1 partição ext4 a um único usuário especificamente, que não fosse o root...
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

irtigor

Se o uid é diferente, então não é o mesmo usuário. Solução: Crie um grupo, adicione os usuários e dê permissão.
O parâmetro uid e guid são mais pra contornar limitações de sistema de arquivos, que não suportam as permissões posix nativamente.

eaxgrande

Olá, irtigor

Então se eu nomeasse uid eaxgrande/ gid eaxgrande como "1000" no 10.04 e "1001" no 12.04 eu resolveria o problema?

Mas isso não resolveria o problema somente do ponto de montagem /mnt/.sda3?

Como eu resolveria o problema de permissões do conteúdo de /dev/sda3, que ora seria 1000 quando eaxgrande fosse 1001 ou então 1001, quando eaxgrande fosse 1000, dependendo se eu montasse /mnt/.sda3 ora no 10.04, ora no 12.04?
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

irtigor

Todo usuário tem um identificador (uid = User identifier), da mesma forma que os grupos (gid = Group identifier), eles é que importam.

O que você tem que fazer é criar um grupo (no dois sistemas, com o mesmo gid), colocar os usuários como membros, trocar o grupo do sistema de arquivo pra esse novo e dar permissões. Ai qualquer um que faça parte do grupo vai poder ler, escrever e executar (ou o que você permitir pro grupo).

eaxgrande

Então:

1º)
grupo eaxgrande (1000), tanto no 10.04, quanto no 12.04.

2º)
eaxgrande no 10.04: 1001
eaxgrande no 12.04: 1002

3º)
Em um dos dois SO, quando logado:
$sudo chown -R eaxgrande:eaxgrande  /mnt/.sda3

4º)
Nos dois SO:
$sudo chmod -R 700 /mnt/.sda3

seria isso?
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal