virtual box aba aceleração

Iniciado por amskernel, 29 de Fevereiro de 2012, 19:21

tópico anterior - próximo tópico

amskernel

boa noite, estou recebendo a seguinte mensagem quando tento utilizar o virtualbox "a aceleração de hardware VT-x/AMD-V não está disponível em seu sistema bla bla bla" no entanto quando vou na configuração da maquina virtual e vou menu sistemas e aba aceleração esta aba esta desabilitada o que devo fazer para habilitar essa aba ?

linuser104

Uma pergunta, o seu sistema hospedeiro é 32bits e o virtualbox que você instalou nele é 32bits, mas você está tentando instalar um sistema operacional convidado de 64bits?
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

amskernel

o inverso meu sistema operacional é ubuntu11.10-64 e virtual box-64 e o S.O. que quero instalar VB é o win8-32

linuser104

Bem um erro com esses dizeres, mais ou menos, ocorre na situação que perguntei.

Agora não sua situação não sei dizer, então eu pergunto, só para confirmação, se ao escolher o Sistema Operacional: Microsoft windows e mais abaixo em Versão: você escolhe  windows 8 e não a Windows 8  (64bit)?
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

linuser104

Ativou os adicionais para convidados e instalou também o VirtualBox Extension Pack esse último disponível no site da Oracle.

Recomendo instalar o virtualbox do site da Oracle ao invés do repositório do Ubuntu que instala o VirtualBox OSE.

amskernel

pq na verdade quero saber o pq esta desabilitado a aba aceleração e como corrigir isso pra justamente marcar a opção VT-x/AMD-V - quero instalar o windows 8 - 32bits na maquina virtual ... eu to utilizando a maquina virtual da oracle mesmo.

amskernel

instalei o --> Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack-4.1.8-75467

linuser104

seu usuário faz parte do grupo vboxusers?

Se você não sabe, então no terminal digite:

sudo adduser seu_usuário vboxusers

trocando seu_usuário pelo seu nome de usuário aí do Ubuntu hospedeiro que você entra. Faça isso com o Virtualbox fechado. Veja se depois disso a aba desativada aparece para você no Virtualbox.

linuser104

Meu Ubuntu é 32bits mesmo podendo usar o 64bits, pois tenho apenas 2GB de ram e alguns aplicativos que uso só funcionam em 32bits, mas como sempre vi opções de SO em 64bits no Virtualbox 32bits que instalei aqui, fiquei intrigado e baixei uma versão 64bits do linux para testar isso e deu um erro muito parecido com isso que você falou, entretanto falava em habilitar algo na BIOS do computador hospedeiro para resolver esse erro.

Agora como a aba aceleração está desabilitada no seu caso e no meu não que mostra referida opção, penso que é capaz do seu computador não suportar tal opção.

De qualquer maneira encontrei um artigo que fala algo a respeito, veja:

http://jorgesalvador.wordpress.com/2011/09/23/instalar-o-windows-8-numa-maquina-virtual-com-o-virtualbox/

amskernel

creio que sim tbm ... entrei no setup procurei algo sobre virtualização e não achei minha maquina é uma itautec W7655 core 2 duo 4gb de memoria. (nesse caso coloco como resolvido no tema do assunto ?)

Andreson Goveia

Precisa ver se seu processador suporte essa opção, não são todos que suportam e parece que o seu é um desses, sendo assim não vai conseguir fazer o que quer (instalar um convidado 32bits com hospedeiro 64Bits e vice-versa).
Principalmete se não achou nenhuma opção na bios (alguns pc's já vem habilitado por padrão).
Isso então não é bem um problema e sim falta de suporte do seu hardware :).

irtigor

grep -c -E "(vmx|svm)" /proc/cpuinfo

Se aparecer 0, está desabilitado ou seu processador não tem. Pra ter certeza, olhe no site do fabricante.

marcelodantas

Consegui resolver este problema mas não lembro direito como, vc tem que apertar esc várias vezes enquanto o sistema estiver iniciando. Entre em configuração do sistema e procure pela guia virtualização estará marcada como desativada, mude para ativada e seu problema estará resolvido.

Não lembro direito se os passos são estes, mas foi assim que consegui fazer a virtualização funcionar, estava recebendo a mesma mensagem de erro que você.

alevian

É justamente o que o Marcelo Dantas disse.
Entre na BIOS e habilite a opção de virtualização Intel.
A Virtual Box funcionará muito bem!
Linux User 586375