Ubuntu compartilhando dados com a Amazon e sabe-se lá mais quem... decepcionante

Iniciado por alevian, 18 de Fevereiro de 2013, 22:06

tópico anterior - próximo tópico

eliseu_carvalho

Quem quiser SO "100% livre", que crie o seu próprio. Simples assim.
A Canonical é uma empresa, e como tal, precisa de retorno financeiro. Acho que se preocupar com uma coisinha tão "de nada" asssim é pura paranoia. Ou será que nós não vemos propaganda nos sites que visitamos? É igual.
Uma coisa é a filosofia livre/open-source, outra é o completo anarquismo digital, protagonizado pelo Sr. Stallmann e seus aliados.
Se eu tivesse que me preocupar tanto com uma coisinha tão bobinha como esse recurso da Amazon no Ubuntu 12.10 (e nos próximos - sendo que a partir do 13.04, conforme o próprio artigo, ele poderá ou não ser instalado, de acordo com a vontade do usuário) então trocaria os PCs e a Internet por uma bicicleta e sairia pedalando por aí.
Resumindo: é muito alarme por causa de uma coisa muito insignificante pra nós, usuários.
E se esse recurso incomoda alguns, devo dizer a esses que tem outras versões do Ubuntu (Kubuntu, Xubuntu, etc.) que não possuem isso, assim como tem um zilhão de derivados (Mint, Zorin, etc.) disponíveis por aí.

garfo

Eu era contra isso, mas depois vi que é uma forma da Canonical ganhar dinheiro, coitada. Se não podemos doar ou ajudar em alguma coisa, que pelo menos ajudemo-na nessa situação. Além disso, a opção se search da amazon pode ser desligada nas configurações. Não há muita coisa alarmante aí, poxa, afinal o Google faz a mesma coisa. Tente pesquisar algo no google e depois vá no youtube e veja os vídeos recomendados pra você. Os caras já sabem de tudo - *tudo* - o que você pesquisa. Cada palavra e cada letra. Como já disse aqui algumas vezes: Quer privacidade? Saia da internet. Simples assim.  ;)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eliseu_carvalho

Citação de: garfo online 18 de Fevereiro de 2013, 22:43Eu era contra isso, mas depois vi que é uma forma da Canonical ganhar dinheiro, coitada. Se não podemos doar ou ajudar em alguma coisa, que pelo menos ajudemo-na nessa situação. Além disso, a opção se search da amazon pode ser desligada nas configurações. Não há muita coisa alarmante aí, poxa, afinal o Google faz a mesma coisa. Tente pesquisar algo no google e depois vá no youtube e veja os vídeos recomendados pra você. Os caras já sabem de tudo - *tudo* - o que você pesquisa. Cada palavra e cada letra. Como já disse aqui algumas vezes: Quer privacidade? Saia da internet. Simples assim.  ;)

Pois é, ou será que existe "privacidade total e absoluta" na Internet? Claro que não.
E se a opção do Amazon pode ser desativada, pra que todo esse alarme? É uma coisa que o usuário vai lá e acessa só se quiser, a Canonical não obriga ninguém a clicar naquelas coisas.

bmota

como já falei aqui,se aparecer algo que me interresse comprar, é uma boa.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

haereticus

Eu uso xubuntu, logo esta lente da amazon ou outro do tipo não tem.

Não precisa nem trocar de distro, basta mudar o ambiente gráfico ou remover a lente.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

eliseu_carvalho

Pensei que esse tópico ia "bombar" de gente apavorada com a questão da "privacidade" (porque privacidade legítima mesmo só existe se a criatura morar numa ilha deserta que não existe no mapa), mas pelo visto ficou estagnado e não deu em nada  ::)
Então tá aí: tira a lente do Amazon ou usa uma outra interface que o "problema" (que, pessoalmente, pra mim não tem nada de problema) acaba  ::)

nomade

Amigos, o Kernel Linux é livre. Você pode usar e pode mudar. Você pode repassar as mudanças e distribui-lo, porém tem que continuar mantendo o código dele livre, aberto. Você pode até vender, não é o mais ético a meu ver, mas você pode vender sua distro se você quiser. O mandriva é vendido por exemplo
Citarhttp://www.mandriva.com/br/downloads/
Antes até tinha ele uma versão gratuita, o Mandriva One e só o Mandriva powerpack era vendido.

Quem não está satisfeito com o liberalismo e com a forma com a qual a Canônical trabalha e faz seu marketing, use outra distro. Simples assim. Tem várias distros. Eu não sou purista, estou muito satisfeito com o Steam ter uma versão linux, não me importo em a Amazon observar o que eu estou ouvindo ou vendo (eu ouço Rock 'n Roll viu Amazon, pode ver minha biblioteca, não tem criancinhas nuas). Se me der na telha, começar a me incomodar, a lente pode ser desabilitada não é difícil não, é molinho sudo apt-get remove unity-lens-shopping

Gente, por favor... ser purista a esse ponto é o que levou o Linux a demorar tanto tempo conseguir um número expressivo de usuários. A Canonical sempre foi criticada por tentar facilitar a vida do usuário básico. Os puristas sempre argumentavam que o usuário tem que saber sempre o que está fazendo. Concordo, desde que ele não precise decorar comandos para usar no terminal. É bom poder alterar a fundo o sistema através do terminal? Pra mim é, pra muitos aqui é, mas para a maioria das pessoas não faz grande diferença e quando elas se viam tendo que usar o terminal obrigatopriamente pra fazer algo elas pulavam fora. A Canônical tem a proposta de tornar o Linux ser mais usável para qualquer um. Isso agora está incluindo fazer o usuário não se sentir um alienigena perto dos usuário Windows e Mac. Há comercio lá, agora há comercio aqui também.
Outra coisa, o Rythmbox sempre ficou esfregando na nossa cara álbuns de música para comprar, só não se baseava em nossa biblioteca. Pra mim é quase a mesma coisa. Não chega a deixar o sistema menos seguro.
Nem acho que faz o Ubuntu ser menos livre, pelo contrário, torna ele mais livre ainda se você olhar por outro ponto de vista. A Canônical se comprometeu a nunca cobrar pelo Ubuntu, ele é e sempre será gratuito e de código livre. O dia que eles quebrarem essa promessa eu ficarei bolado com eles.
Ubuntu Studio 22.04 LTS