Transferencia de arquivos pela rede, de um pc com windows para outro com ubuntu.

Iniciado por mathe, 03 de Fevereiro de 2013, 22:18

tópico anterior - próximo tópico

mathe

Boa noite pessoal, gostaria de saber se há como fazer a transferencia de arquivos pela rede de um computador com windows para outro com ubuntu, de windows para windows sei que é perfeitamente possivel, mas nessa situação é possivel? Se sim poderia me dar uma ajuda ai.

nomade

No Ubuntu clica com a direita numa pasta, vá em propriedades > compartilhamento e marque compartilhar pasta (provavelmente o sistema vai pedir autorização para instalar o software necessário, que é o samba. É só permitir e esperar instalar) e dê um nome ao compartilhamento. No windows, você pode ir em locais de rede que vai encontrar a pasta que vocẽ está compartilhando. Caso crie uma pasta no windows (o processo é similar) também vai vê-la pelo Ubuntu.

Ambos os sistemas vão enxergar as pastas compartilhadas.
Para ver as pastas compartilhadas no ubuntu, abra sua pasta pessoal e do lado esquerdo, na navegação lá em baixo vai ver a opção de ver as pastas de rede.

*Obs.: Se for Windows XP e não o 7, troque o grupo de trabalho do XP para workgroup, pois por padrão o XP vem com "mshome" como gupo de trabalho (você disse que sabe das coisas no windows então não vou explicar como mudar grupo no windows XP)

Bom, é simples assim. Se for via rede wireless, de uma olhada nesse tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=101916.0

**Obs.: Não aconselho mexer nas configurações do Samba, a não ser que seja pra mudar nome de grupo de trabalho. Não tem a menor necessidade. Muita gente recomenda fazer uma pá de coisas no samba sei lá porquê. Só compartilhe as pastas que quiser que o outro computador da rede veja e pronto. É simples, você faz dando uns cliques com o mouse.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

mathe

Opa, tudo bem? Então velho eu fiz exatamente o que você falou e aparece as pastas no compartilhamento, mas quando clico para abrir aparece uma msg de erro contendo a msg: Não foi possivel montar a localização. O notebook que contem win 7 se conecta via wi-fi e o computador que contem ubuntu se conecta via cabo. Li o post que vc me indicou mas não ajudou muito.

nomade

O windows 7 tá com senha de administrador? É preciso que ele tenha senha de administrador configurada (isso pra você abrir a pasta do windows no Ubuntu), pois aí quando você tentar abrir a pasta do windows 7 no ubuntu ele vai pedir nome de usuário e senha do 7.

Experimente reiniciar os PCs, muitas vezes só isso resolve.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

mathe

Hmm vou tentar assim que minha irmã parar de usar o notebook, enquanto ao fato da senha eu acho que não seja isso por que quando a gente vai compartilhar aparece se quer compartilhar para administradores ou para usuários e compartilhei para usuários, e quando vou tentar acessar o compartilhamento nem sequer me pedem o usuario e senha.

nomade

Então, faça o seguinte na pasta que quer compratilhar no windows 7.

Clica com esquerda vá em propriedades > compartilhamento > compartilhamento avançado > marque compartilhar pasta, dê um nome, clique em permissões, em nome de grupos ou usuários deixe "todos", marque permitir "controle total", "alterações" e "leitura". Clique em aplicar e ok em todas as abas.
Faça só isso, só mude as opções que indiquei.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

mathe

Fiz algumas outras tentativas como reiniciar refazer o compartilhamento e funcionou, mt obrigado velho.