Boicotem o Vista!

Iniciado por galactus, 09 de Setembro de 2006, 17:52

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Postado por cardoso em 08/09/06 (17:21)

A sugestão do título não veio de nenhum fanboy ou amante de pinguins em geral, muito menos tem a ver com essas guerrinhas bestas entre sistemas operacionais. Foi proferida por Owen Thomas, editor da versão online da revista Business 2.0, associada à CNN.

Nesta matéria (http://money.cnn.com/2006/09/07/technology/Reality_check_Vista.biz2/index.htm?cnn=yes ) ele fala de como os cinco anos de desenvolvimento renderam bem menos do que se esperava, e de como as vendas para consumidor final, que já não são tão importantes, poderão ser menores ainda.

A questão é que tirando o hype, para o usuário há muito pouco no Vista que justifique o upgrade. Mesmo que não fossem removidas algumas características-chave, como o WinFS, sejamos realistas, o que é o WinFS para o gamer ocasional ou a tia que fica trocando email com as amigas? No que ele tem que fazer, que é acessar Internet, escrever textos, imprimir fotos e tocar CDs, o XP já é excelente, atende perfeitamente o consumidor.

Não há muito mais o que se possa fazer do lado "de fora" além de embelezar, e ninguém vai trocar de Sistema Operacional por ser mais bonito. Lembre-se, estamos falando de gente que mal sabe o que é um sistema operacional, e não tem a menor idéia de como instalá-lo. Isso implica em mais custo.

Até então as mudanças de versões do Windows foram revolucionárias, o salto do 3.11 para o 95 foi mais que justificado. Assim como o do 95 para o 98 (não vamos falar do Me, ok?) e do 98 para o 2000. O 2003 server já foi uma mudança incremental, tanto que ele sequer é mencionado "publicamente".

A mudança 2000/XP já foi um passo complicado, o XP gerencia muita coisa de forma mais inteligente, mas coisas pequenas, não há nenhuma mudança realmente drástica. No caso do Vista, uma total reformulação do modelo de segurança significa o quê exatamente para o usuário final?

Mais trabalho, segundo os testes até agora. Você está ensinando a um usuário mal-acostumado como funciona um modelo de segurança e permissões decente. E ele não está gostando.

A migração das aplicações da máquina do usuário para a Web também é levantada no artigo. Com tanta gente usando gMails e similares, fica cada vez menos importante ter um sistema atulhado de programas instalados.

O editor vai mais além; como a maior parte das vendas de licenças do Windows é via fabricantes de hardware, ele sugere:

Boicotem o Vista. Fique com seu computador atual. Não compre um novo. É a única forma que temos de fazer a Microsoft perceber que o Vista é um update exagerado, atrasado e desnecessário do XP: Um sistema operacional perfeitamente funcional.

Há um pequeno problema, para os Jogadores. Há um rumor de que o DirectX 10 só seria disponibilizado para o Vista. Por enquanto ainda não há nenhuma placa no mercado, mas quando começarem a surgir, teremos a resposta.

Vale fazer um upgrade para usufruir da última tecnologia? Ou os jogadores vão preferir ficar com suas versões antigas?

Minha religião não me permite comprar placas 3D de última geração, atitude aliás que eu recomendo a qualquer um. A sugestão? Espere. Algo me diz que o mercado vai forçar a Microsoft a rever essa posição. Convenhamos, Halo 2 roda no XBOX, que usa DirectX 8, então não há motivo para forçar o DirectX 10.

Eles já foram forçados a mudar de idéia antes. Para quem não se lembra, houve uma época em que a Microsoft declarava publicamente que não iria suportar o USB 2.0 no Windows XP ( http://news.com.com/2100-1040-255571.html ).

Fonte: Meio Bit - http://meiobit.com/
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

rodrigo666

Boicotar o Vista foi um dos maiores motivos que me levaram a migrar ao Ubuntu, portanto, salve a Microsoft! Graças a ela hoje eu uso o Linux e sou feliz.

AlexBR

Usuários Windows são escravos das grandes empresas de software. Por isso, não é tão fácil assim boicotar o Vista. Por exemplo, as pesoas que ainda utilizam o Windows 98 sabem o quanto é complicado não usar o Windows XP, pois muitos dos sofwares mais recentes são compatíveis apenas com o Windows 2000/XP. De forma semelhante, daqui a algum tempo, não será apenas o DirectX 10 que será compatível apenas com o Vista. Daí... Não será questão de ignorar apenas o sistema operacional, mas sim as versões mais recentes dos seus softwares favoritos. Quer dizer... Pra mim, continuar usando o XP não é tão eficiente. O Vista vai continuar avançando nas empresas e entrando nas casas quando alguém comprar um PC novo.

Pressão eficiente mesmo é migrar para o GNU/Linux e não usar nem mesmo dual boot. Foi o que eu fiz! :-D

boi

Esse caso do Vista está bem parecido com o lançamento do XP. O XP no lançamento também exigia um hardware bem parrudo. Nada de novo no reino da Microsoft.

Intruder_A6

E ele demorou um longo tempo para pegar.

RC2006

O Vista vem com 8 versões,sendo que  a distribuida para teste, é a Ultimate, o top em features.
Existem versões mais simples que não vem com o aero (Starter, Home Basic) e até suporte para 64 bit!(Starter).
Deste modo, uma versão básica do Vista, não fica muito melhorada em relação a XP.
Devido ainda a pouca oferta de drivers apropriados, usando-se um driver do XP, o seu hardware acaba funcionando igual ou pior do que com este.
Acredito que o Windows Vista, apesar de lançado em jan-2007, só passe a ser funcional mesmo em 2008 ou mais.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Lamego

Eu acredito que o Vista vai demorar muito mais a ser adoptado do que foi o XP, especialmente nas empresas.
A verdade é que o desenvolvimento de software e hardware deixou de acelerar ao ritmo que tinha há 10 anos atrás. Posso citar o meu exemplo, tenho um sistema comprado ha 3 anos atrás, mesmo não sendo o topo de gama da altura ( um AMD Athlon(tm) XP 2200+ com uma placa ATI Radeon 9600 Pro) a única área em que sinto alguma limitação é nos jogos 3D, e mesmo assim ainda não encontrei nenhum jogo que não conseguisse jogar numa resolução mais baxa. Nas empresas o caso é ainda mais claro, quem é que nos proximos 5 anos vai fazer um upgrade dum PC de "hoje" para digitar textos, navegar na web, ou ler o email ? Especialmente quando uma grande parte das empresas só migrou para XP nos últimos 3 anos.
O facto é, não havendo necessidade de comprar PC novo, não estou as pessoas comprando o Vista nas lojas (tirando alguns fans).
Nenhuma empresa de programas/jogos vai correr o risco de desenvolver versões que só funcionem apenas em Vista sabendo que dificilmente ele será adoptado de forma massiva em curto espaço, de uma forma geral não são as aplicações/jogos que comandam a actualização do SO, mas sim o contrário.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

raphabonelli

Não é uma empresa terceira, e sim a própria Micro$oft. Ela, junto do FASA Studios estão lancando uma espécie da MMORPG misturado com CounterStrike ambientado no mundo Cyberpunk de Shadowrun... o site do jogo já anuncia "Only for VISTA and XBOX360".

http://shadowrun.com/

Obviamente, se o CEGUETA não pegar, os caras da FASA provavelmente pressionarão uma versão WindowsXP para o software.
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

Intruder_A6

Citação de: rbonelli online 10 de Setembro de 2006, 17:46
Não é uma empresa terceira, e sim a própria Micro$oft. Ela, junto do FASA Studios estão lancando uma espécie da MMORPG misturado com CounterStrike ambientado no mundo Cyberpunk de Shadowrun... o site do jogo já anuncia "Only for VISTA and XBOX360".

http://shadowrun.com/

Obviamente, se o CEGUETA não pegar, os caras da FASA provavelmente pressionarão uma versão WindowsXP para o software.

Provavelmente vai acontecer isso mesmo, porque acho que este Vista vai ter a aceitação a perder de vista ( e bota a perder de vista nisso ). Com certeza será muito mais complicado que o Windows XP ( que já foi uma novela mexicana ).

boi

Acho que a própria Microsoft está em condições de forçar essa migração. É só eles passarem a só oferecer novas versões de seus softwares para o Windows Vista. Eles até já sinalizaram nesse sentido. Se novas versões do Internet Explorer, do MS Office, do Messenger, do Windows Media Player e de outros softwares campeões da Microsoft só forem lançadas para o Vista, todo mundo vai querer migrar.

rodrigo666

Citação de: boi online 10 de Setembro de 2006, 19:35
Acho que a própria Microsoft está em condições de forçar essa migração. É só eles passarem a só oferecer novas versões de seus softwares para o Windows Vista. Eles até já sinalizaram nesse sentido. Se novas versões do Internet Explorer, do MS Office, do Messenger, do Windows Media Player e de outros softwares campeões da Microsoft só forem lançadas para o Vista, todo mundo vai querer migrar.

Discordo data vênia, acredito que a maioria dos usuários caseiros não leva tão em consideração softwares última versão. Um exemplo disso é o próprio Internet Explorer, a maioria ainda usa o 6.