[Resolvido] Exibir vídeo e áudio de notebook em TV de LED

Iniciado por ubu4ever, 05 de Março de 2013, 21:42

tópico anterior - próximo tópico

ubu4ever

Pessoal,

Quero exibir meus vídeos salvos no notebook na minha tv lg 32'' de led. Sei que comprando um cabo HDMI conseguirei isso (no manual informa que deve ser no mínimo a versão 1.3 ou superior). O que for exibido no notebook será exibido na tela da tv. Até aí tudo bem.

Mas com relação ao áudio? Quando o cabo HDMI mandar o video e o áudio para a tv, ela pode não ter o decodificador do som, ou estou enganado? O vídeo não será decodificado, será simplesmente exibido, mas as caixas de som da tv podem não conseguir reproduzir a infinidade de formatos de som disponíveis na web. Além disso, minha tv é um pouco antiga e tem restrições de áudio para cada formato de arquivo de vídeo (avi, mp4, mkv, etc).

Alguém poderia me explicar como funciona? Rodo o Xubuntu 12.10 x32. Consigo reproduzir qualquer formato de vídeo. Tenho todos os codecs instalados.

Tota

Ola

Se seu cabo hdmi for de boa procedencia, o audio será digital e já decodificado no computador, sua tv vai funcionar como um monitor gigante e o som irá sair sem problemas

Se tocar no seu computador, vai tocar na tv.

Comigo aqui é assim. Não tem nada disto que falou.

Agora, plugar um pendrive ou hd externo na tv, aí sim, o formato de video/som é importante.

No meu hd externo de um tera, tive muito problema pois minha tv só reconhece Fat32, o que limita o,tamanhomdo,arquivo, sendo preciso "picotar" o filme em hd em varios pedaços.

[]'s

ubu4ever

Acho que entendi. O que vale para o vídeo, vale também para o áudio. O cabo só pega as saídas dos fluxos (vídeo e áudio) e envia para a TV, que funciona apenas como receptor ("visualizador"). Não decodifica nada, pois o processo já foi feito no notebook pelo SO.

EDIÇÃO:

Comprei o cabo HDMI v1.4 e deu tudo certo. O PulseAudio já tem uma opção de Saída Digital (HDMI). Ele já faz a conversão automaticamente.

ubu4ever

Fiz alguns testes hoje e ainda tenho algumas dúvidas:

1) Quando conectei o cabo HDMI, a TV reconheceu automaticamente, porém a resolução não estava em fulldhd (a tv suporta). Acredito que seja porque meu notebook só suporta 1366x768, correto? Tenho uma Radeon HD 6290 com Catalyst 13.1.

2) O som não foi reproduzido automaticamente na TV. Tive que desabilitar o perfil Duplex  e ativar o perfil HDMI no PulseAudio. E quando voltei para o notebook tive que fazer o contrário.
http://imageshack.us/photo/my-images/839/capturadetela0603201318.png/

Com algum de vocês é assim também?