librix

Iniciado por kinguero, 12 de Janeiro de 2013, 02:26

tópico anterior - próximo tópico

kinguero

Não achei nenhum fórum tão interessante quanto este na parte de librix.
O meu sistema é linux librix.gostaria de saber se a muita diferença para o ubuntu?

abdo

Bom dia kinguero

O Librix é uma distro feita pela Itautec e deve rodar perfeitamente nas máquinas produzidas pela mesma.
Eu mesmo nunca a testei e não saberia te dizer se ela é independente ou se é baseada em debian, red hat ou outra qualquer.

Creio que deve ser uma distro boa e fácil de usar já que a Itautec a desenvolve e disponibiliza em seus equipamentos que são, prioritariamente, desenvolvidos para o mercado corporativo.
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

agente100gelo

Movido para o Café.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

clodoaldops

-librix é um linux da itautec baseado no gentoo
-eu tenho duas maquina itautec, um w7645 de 2008 e um w7535 de 2011 rodando ubuntu perfeitamente
-maquinas itautec tem otima compatibilidade com linux
-tanto que ja testei ubuntu, mint, fedora, suse, mageia, sabayon e mandriva sem nenhum problema
-gentoo é uma distro rolling release .rpm bem diferente do ubuntu

agente100gelo

Citação de: clodoaldops online 12 de Janeiro de 2013, 09:33
-librix é um linux da itautec baseado no gentoo
-eu tenho duas maquina itautec, um w7645 de 2008 e um w7535 de 2011 rodando ubuntu perfeitamente
-maquinas itautec tem otima compatibilidade com linux
-tanto que ja testei ubuntu, mint, fedora, suse, mageia, sabayon e mandriva sem nenhum problema

Graficamente também há muita diferença.
As instruções que você encontrará aqui dificilmente funcionarão no Librix.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

kinguero

Citação de: agente100gelo online 12 de Janeiro de 2013, 09:07
Movido para o Café.
a entenndi.
vejo que bastante pessoas tem o mesmo problema que eu,meu not não le cartao sd.sabe alguma forma de eu conseguir descobrir qual o problema e a solução?

clodoaldops

-qual é a marca e  modelo do seu notebook?

Tota

Citação de: kinguero online 12 de Janeiro de 2013, 13:26
a entenndi.
vejo que bastante pessoas tem o mesmo problema que eu,meu not não le cartao sd.sabe alguma forma de eu conseguir descobrir qual o problema e a solução?

Ola

Para evitar o trancamento do topico pois só damos suporte ao Ubuntu, já tentou o forum do gentoo ? => http://forums.gentoo.org/viewforum.html?f=39&sid=dc90b2c218bcf38b34e8c898b93bbd3d

Com certeza lá irão ajudá-lo

[]'s

clodoaldops

-eu instalaria o ubuntu-12.04-lts e ficaria "xuxegado"

irtigor

Citação de: clodoaldops online 12 de Janeiro de 2013, 09:33

Ele não usa pacotes rpm, o padrão é construir do fonte, a partir de um ebuild, e a extensão pra pacotes compilados é tbz2.

Ioca100

Lembrando aos colegas que esse tópico está se encaminhando para suporte a outra distro, não permitido pela nossas diretrizes.
Tópico sob análise.
Usuário Linux- 449417

Denis Ferraz

Boa Tarde a Todos!

Caro kinguero;

Citação de: kinguero online 12 de Janeiro de 2013, 02:26
Não achei nenhum fórum tão interessante quanto este na parte de librix.
O meu sistema é linux librix.gostaria de saber se a muita diferença para o ubuntu?

Por favor, leia as informações, abaixo:

Fonte: Wikipédia - Tutoo-Linux

"Tutoo-Linux

O Tutoo-Linux é uma distribuição brasileira do Linux baseada no Gentoo e em desenvolvimento pelo Laboratório de Administração de Sistemas e Segurança do Instituto de Computação (LAS-IC) da Unicamp. O projeto do Tutoo se dá através de uma parceria entre o LAS-IC e a Itautec, fabricante brasileira de hardware, que patrocina o projeto e distribui o sistema com o nome de Librix, na maior parte das vezes pré-instalado em seus modelos 'low-end', destinados a usuários que não necessitam de máquinas muito potentes e modelos incluídos no programa do governo federal, Computador para Todos. O Librix recebe apenas mudanças de ícones e papéis de parede personalizados da Itautec

Apesar disso a intenção da equipe de desenvolvedores é a de facilitar usuários menos experientes a realizar uma instalação segura e funcional e, ao mesmo tempo, ser flexível o suficiente para que usuários mais experientes não se sintam limitados.

Principais Características

As principais características da distribuição são os ambientes gráficos de instalação e configurações gerais, que trazem opções pré-definidas de utilização em servidores e desktops. Além disso, por ser derivada do Gentoo, o Tutoo herdou o Portage, um poderoso gerenciador de pacotes e atualizações.

Desenvolvedor:    Unicamp e outros
Arquiteturas:    x86 x86-64
Modelo do desenvolvimento:    Software Livre
Lançado em:    março de 2007 (5 anos)
Versão estável:    2.0 / 20 de março de 2007; há 303 semanas e 3 dias
Língua natural:    Português, Multilíngue
Família:    Gentoo Linux
Núcleo:    Linux
Método de atualização:    emerge
Gerenciamento de pacotes:    Portage
Interface:    KDE
Estado do desenvolvimento:    Descontinuado
Website:    www.tutoo.org.br"

Você terá um suporte melhor, instalando, o Ubuntu versão 12.04 Unity Precise-Pangolin LTS (Long Term Support - Longo Prazo de Suporte de 5 anos).
Existem outras distros e, como o Librix usa o ambiente gráfico KDE, posso aconselhar usar o Linux Mint 13 KDE Maya LTS, com suporte, também, de 5 anos!

Fique com Deus e obrigado!
São Mateus 6,31.33-34

rudregues

Companheiro, lembre-se de antes de instalar o Ubuntu, teste-o no modo live. E de preferência não remova o librix pois já vi reclamações de pessoas que removeram ele e instalaram outro SO, mas algumas coisas deixaram de funcionar, mesmo reinstalando o librix num voltou a funcionar. Infelizmente nem tenho o link, mas fica a recomendação.

[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.