Dúvidas entre 2 notebooks em relação ao Ubuntu

Iniciado por DR.HANK, 03 de Janeiro de 2013, 19:17

tópico anterior - próximo tópico

DR.HANK

Galera, poderiam me ajudar?

Tenho em vista 2 notes e quero saber qual dos dois rodaria melhor o Ubuntu. E de quebra poderiam me ajudar qual dos dois é mais negócio.

São eles:

HP Dv6-6c70br

Processador AMD Quad-Core A8-3520M
Tela 15,6" FullHD
1TB de HD
SDRAM DDR3 de 8 GB (2 DIMM) 1333MHz (Máximo suportado = 16 GB)
AMD Radeon™ HD 7690M com GDDR5 de 1024 MB e até 5109MB de memória gráfica total
Leitor de Blu-ray e gravador de DVD SuperMulti(6d)(16c)

Samsung 550P5CAD1

Processador Intel® Core™ i7 3630QM
Tela 15,6" 1366 x 768
1TB de HD
SDRAM DDR3 de 8 GB (2 DIMM) 1600Mhz Max
NVIDIA® GeForce® GT 630M Graphics (Optimus™ technology)
ODD BluRay Reader (S-ATA) / Super Multi Dual Layer Gravação (CD-R 24X/CD-RW 24X/DVD±R 8X/DVD+RW 8X(4X)/DVD-RW 6X/DVD-RAM 5X), Leitura (CD 24X/DVD 8X)
Bluetooth 4.0

E aí pessoal, o que acham? Tive uma péssima experiência com meu desktop antigo e Ubuntu devido ao Vídeo Onbord que nunca tinha driver, então quero perguntar antes pra analisar o que eu faço.

Só pra deixar registrado, pretendo usar em dual com Windows pra rodar uns joguinhos de corrida.

Valeu! ;)

Sergio Benjamim

O primeiro suponho q seja mais barato, por ter processador AMD. Mas tem um problema, que é a placa de vídeo, é uma Radeon, da AMD/ATI, e essas placas vc tem q testar o driver proprietário e ver se dá certo. Também tem que testar entre o Ubuntu 12.04 e o 12.10.

Eu pegaria o segundo, ele tem placa de vídeo da NVidia, há maior compatibilidade com o Linux, e ultimamente os drivers da NVidia tiveram uma melhora no desempenho no ubuntu, por conta da chegada da Valve.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

jkmsjq

Citação de: DR.HANK online 03 de Janeiro de 2013, 19:17

[...]

Só pra deixar registrado, pretendo usar em dual com Windows pra rodar uns joguinhos de corrida.

[...]

Eu ia recomendar a configuração Intel, mas como você deseja jogar, e vai usar dual boot, sem dúvida, pelo fato de querer jogar, a configuração com a AMD/ATI é melhor para jogos. Agora se a questão jogos para você é secundária, a configuração com a Intel/NVidia é mais compatível com o GNU/Linux.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

bmota

sempre fico testando uns livecds nos computadores dos clientes,pra ver a compatibilidade de hardware..
entre os dois,e como voce vai jogar com um windows em dualboot, siga a dica do colega acima, pois o que ele falou é pura verdade, ati é muito boa pra jogos, mas em compatibilidade fico com as intel.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

DR.HANK

Caraca, já responderam?! Muito obrigado, foram muito rápidos!

Sim, jogar é secundário, mas será aproveitado. Eu citei isso mais pelo dual boot, até porque tirando o fato de jogar, o windows teria pouca utilidade pra mim, só os "Adobes" são interessantes pra mim na plataforma. Então queria saber qual se dá melhor nos dois SO.

Os preços:
HP: R$ 1.899,00 à vista
Samsung: R$ 2.521,00 +/- à vista (preço mais barato que achei algumas semanas atrás. Agora subiu, mas tende a cair novamente)

Mas só do Samsung apresentar melhor compatibilidade com Linux acho que vou encarar.

Mais algo a acrescentar pessoal?

bmota

os pcs que vem com win8, tem o secure boot,tem que desativar pra instalar um linux. so o ubuntu 12.10 tem suporte a ele.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

DR.HANK

Citação de: bmota online 03 de Janeiro de 2013, 19:54
os pcs que vem com win8, tem o secure boot,tem que desativar pra instalar um linux. so o ubuntu 12.10 tem suporte a ele.

Como assim colega, não entendi.

Tem haver com a dificuldade que eu vejo que os úsuarios tem em formatar essas máquinas?

Explica aí!

Sergio Benjamim

Tem um outro cara com problema nesse UEFI, mas pelo que eu sabia o Ubuntu 12.04.1 vem com suporte, mesmo pq essa versão é LTS.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

bmota

Citação de: DR.HANK online 03 de Janeiro de 2013, 20:07

Como assim colega, não entendi.

Tem haver com a dificuldade que eu vejo que os úsuarios tem em formatar essas máquinas?

Explica aí!
é só desativar o uefi na bios do pc,quando iniciar,aperte a tecla que vai para o menu da biso,f2 ou del,e procure por secure boot ou uefi.
eu voltei.....

haereticus

Errado, o 12.04 e o 12.10 tem suporte nele.

Eu desabilito o UEFI pela BIOS e uso normal.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

clodoaldops

-eu prefiro a dupla intel + nvidia p/ evitar dores de cabeça desnecessarias

PRSC

Veja se consegue achar um ACER com essas configurações.

HP, esquenta muito.
Samsung, vi alguns, disse "alguns" depois de exatos um ano darem problema.

Acer é ótimo e com preço melhor, negócio é achar com essas configurações.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Arthur Bernardes

Procure por LG..! Esses são ótimos..! Não me arrependo..!

lcpanta

Dr. Hank, eu pensaria 3 vezes antes de comprar um Note que tenha a placa de video intel/nvidia, chamada nvidia optimus, eu tendo problemas com ela (GT 540M), pelo que li, não existe driver para ela, só roda em 2d.

Dá uma olhada: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,102593.0.html

Ioca100

Usuário Linux- 449417