Problemas com Ubuntu Server 11.04 em máquina virtual

Iniciado por cirobala, 20 de Agosto de 2011, 14:53

tópico anterior - próximo tópico

cirobala

Salve, salve comunidade Linux!!

Sou, antes de qualquer coisa, um iniciante (quase leigo,rs) em Linux e preciso muito da ajuda de vocês!!

Seguinte: Acabei de instalar a versão 11.04 Ubuntu Server virtualizado no VMware player 3.1.4., Rodando em uma máquina com o Windows 7, com o objetivo de estudá-lo...

Descobri para surpresa minha que ele não vem com interface gráfica e resolvi instalá-la para poder utilizá-lo em ambas as formas (comando e gráfico). Só que sempre que tento fazer um update ou instalar qualquer coisa que dependa da internet ele dá erro. Vi que o problema está no acesso a rede, a qual não funciona. Fui nas placas de rede do VMnet e coloquei ambas ( a 1 e a 8 ) para ficarem no modo dhcp, mas nada mudou. Estou terminando a instalação do Vmware tools para desencargo de consciencia, mas isso certamente não irá resolver 100%...

Minhas perguntas:

1 - Como configurar a rede no ubuntu server tendo como virtualizador o vmware player e,

2 - Como instalar o modo gráfico no ubuntu server.

Outras contribuições que julgarem necessárias para aprender a utilizar este sistema.

Muitíssimo grato,

Ciro Leal

fruggerr

Estou usando o VirtualBox no Ubuntu 11.04

1 - Como configurar a rede no ubuntu server tendo como virtualizador o vmware player e,
- para configurar a interface de rede uso duas placas de rede. Uma configurada como nat (servirá para manter a conectividade da internet na virtual machine) e uma placa com rede local para configuração de serviços para a minha rede.

sudo vi /etc/network/interfaces

# Interface de loopback
auto lo
iface lo inet loopback

# Interface com acesso a internet
auto eth0
iface eth0 inet dhcp

# Interface rede local
auto eth1
iface eth1 inet static
   address ip do servidor
   netmask máscara
   network ip da rede
   broadcast ip do broadcast

sudo apt-get -y install xorg gnome-core gdm x11-xserver-utils gnome-utils

Mas qual a graça de usar a GUI em um servidor Linux?  ;)

Dicas: logo q instalar faça um update nos repositórios:
sudo apt-get update

Até mais

cirobala

Citação de: fruggerr online 20 de Agosto de 2011, 16:49
Estou usando o VirtualBox no Ubuntu 11.04

- para configurar a interface de rede uso duas placas de rede. Uma configurada como nat (servirá para manter a conectividade da internet na virtual machine) e uma placa com rede local para configuração de serviços para a minha rede.

sudo vi /etc/network/interfaces

# Interface de loopback
auto lo
iface lo inet loopback

# Interface com acesso a internet
auto eth0
iface eth0 inet dhcp

# Interface rede local
auto eth1
iface eth1 inet static
    address ip do servidor
    netmask máscara
    network ip da rede
    broadcast ip do broadcast

sudo apt-get -y install xorg gnome-core gdm x11-xserver-utils gnome-utils

Mas qual a graça de usar a GUI em um servidor Linux?  ;)

Dicas: logo q instalar faça um update nos repositórios:
sudo apt-get update

Até mais

Olá amigo!

Tentei seguir seu tuto, mas n tive sucesso ainda..
Ao tentar salvar as alterações no arquivo, o vi da a seguinte msg:

"etc/network/interfaces" E212: Impossível abrir arquivo para escrita
Aperte ENTER  ou digite um comando para continuar

O que é que eu faço??
Socorro por favoooor!!

Tota

Ola

A moderação solicita que deve ser evitado o uso de citação, quando a resposta for imediatamente acima ou abaixo da mensagem alvo.

Uma citação deve ser editada para dar destaque a uma parte especifica de um texto apenas, não para repetir o que outro usuario já descreveu.

Um simples "Ola <Fulano_de_tal> remete a mensagem ao autor do texto evitando a citação.

O uso de textos como Socorro, Ajuda, Help, etc. em nada contribui para a solução de seu problema e infringe a regra III do forum.

[]'s

cirobala

Gente, consegui resolver parte dos problemas... rs!

Como diria um professor da faculdade, "o didabo mora nos detalhes", rsrs!
Tudo por causa da BARRA antes da palavra etc..
eu estava escrevendo assim: sudo vi etc/network/interfaces..
e o correto era: sudo vi /etc/network/interfaces
Agora, eu consegui alterar o arquivo pelo vi e conectar à internet.
Vamos ver agora se consigo instalar a interface gráfica para na VM. Qualquer coisa, posto aki!!

Abraços ;)

fruggerr

benjamim-pv

Pessoal,

Estou nas mesma situação do colega. Sou iniciante no Linux e trabalho com SIG, instalei o virtual box para fazer testes com um servidor linux, rodando postgresql, postgis. Gostaria de saber quais configurações são necessárias para que máquinas com windows, possam acessar o banco postgres com o Quantum Gis? Também gostaria de saber se é necessário instalar o apache ou apenas liberar o acesso do ip da máquina virtual?

OBrigado.

Citação de: cirobala online 20 de Agosto de 2011, 14:53
Salve, salve comunidade Linux!!

Sou, antes de qualquer coisa, um iniciante (quase leigo,rs) em Linux e preciso muito da ajuda de vocês!!

Seguinte: Acabei de instalar a versão 11.04 Ubuntu Server virtualizado no VMware player 3.1.4., Rodando em uma máquina com o Windows 7, com o objetivo de estudá-lo...

Descobri para surpresa minha que ele não vem com interface gráfica e resolvi instalá-la para poder utilizá-lo em ambas as formas (comando e gráfico). Só que sempre que tento fazer um update ou instalar qualquer coisa que dependa da internet ele dá erro. Vi que o problema está no acesso a rede, a qual não funciona. Fui nas placas de rede do VMnet e coloquei ambas ( a 1 e a 8 ) para ficarem no modo dhcp, mas nada mudou. Estou terminando a instalação do Vmware tools para desencargo de consciencia, mas isso certamente não irá resolver 100%...

Minhas perguntas:

Outras contribuições que julgarem necessárias para aprender a utilizar este sistema.

Muitíssimo grato,

Ciro Leal