Como alterar os locais (home)?

Iniciado por Haz, 04 de Janeiro de 2013, 09:06

tópico anterior - próximo tópico

Haz

Olá, galera. Eu tenho o Ubuntu 12.10 em dual boot com Windows 7, cada um em sua partição, e mais uma partição onde eu gostaria de compartilhar os dados entre os dois (meus documentos e home).

Consegui mover o local das pastas do Windows, mas não consigo fazer o mesmo com o Ubuntu, ele não me dá opção na interface gráfica. É possível fazer isso e manter os ícones ali na parte "Locais" do Nautilus como seria normalmente?

Outra questão: como eu havia lido em outro lugar, tentei fazer isso criando links para as pastas (Imagens, Downloads etc.) da outra partição na pasta home, renomeando e substituindo pelas pastas padrões. Mas isso só funcionou até eu reiniciar, quando a pasta (testei com Downloads) havia sumido dos "Locais" e entrado numa nova parte chamada "Marcadores". Excluí o link e restaurei o Downloads padrão da lixeira, mas mesmo assim ele não voltou pros Locais e os downloads agora estão indo pra raiz da home.

Obrigado. Um abraço.

irtigor

sigur

Não entendi.

Você tem as pastas pessoais padrões do Ubuntu (Documentos, Downloads, Músicas, Vídeos, etc...) dentro de /home/<user>, que deve estar montada em outra partição, pelo que entendi, certo?!

O que você quer fazer?

Apontar a pasta Documentos para outra pasta, em outra partição (uma pasta da partição do Win, por exemplo)?

Coloque aqui a saída de
cd ~/
ls -l

No meu caso, veja o que aparece para a pasta Músicas:
lrwxrwxrwx 1 sigur sigur      42 2012-06-29 13:38 Músicas -> /mnt/dados/backups/sigur/Minhas músicas/
o que mostra que a pasta Músicas do Linux é, na verdade, apenas um link simbólico (a primeira letra é um 'ele') para a pasta real criada no /mnt/....

Haz

É isso, sigur. É a primeira vez que uso Linux e eu tinha seguido um tutorial do tecmundo pra fazer dual boot com Windows, mas acho que estava meio desatualizado, então algumas coisas não funcionaram muito bem (como essa coisa de deixar uma partição apenas para os dados do Windows e Ubuntu).

O que apareceu foi isso aqui:
Área de trabalho
Modelos
Público

Eu segui o tópico que o irtigor passou e consegui fazer mais ou menos o que eu queria, deixando a maioria das pastas na partição que também é usada pelo Windows, por isso apaguei as outras pastas daí.

Agora, como eu poderia fazer o mesmo com pastas que não estão listadas por padrão no user-dirs.dirs, como essa "www"? Eu poderia fazer um link, mas tem como incluir ali em Locais também?

sigur

Se você abrir a pasta com o Nautilus (gerenciador de arquivos padrão) e der um ctrl+D, ele adiciona aos locais como bookmarks.

irtigor

Faz tempo que eu não uso o nautilus, mas até onde eu lembro o "Locais/Places" foi feito pra mostrar diretórios padrão, pra outros (favoritos) você deveria usar a área "Marcadores/Bookmarks". De qualquer forma, no inicio do user-dirs.dirs está escrito que você pode adicionar novas entradas, e o gerenciador provavelmente deve adicioná-las corretamente.