Libre Office 3.6.4

Iniciado por Arthur Bernardes, 05 de Dezembro de 2012, 19:58

tópico anterior - próximo tópico

Arthur Bernardes

Pessoal, estou usando o Libre Office 3.6.0.1, vi que saiu a 3.6.4 Vale a pena atualizar para essa versão..? Está estável..?

bmota

pelo que ouvi falar,tem algumas melhorias e correções de bugs,leia:
http://br-linux.org/2012/tdf-anuncia-o-libreoffice-3-6-4
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Sergio Benjamim

Tá rodando bem aqui no 12.04. Essas versões .4 em diante são bastante estáveis. E tem muita correção de bugs em relação aos .0 (que para mim são quase versões betas).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Arthur Bernardes

Como faço pra instalar, pessoal..?

bmota

01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Sergio Benjamim

Citação de: bmota online 05 de Dezembro de 2012, 20:35
http://tutorfreebr.blogspot.com.br/2012/12/libreoffice-364-disponivel-via-ppa.html

Esses PPA's do Libre são meio furados, ultimamente têm demorado para aparecer atualização (ficou um tempão na versão 3.6.1, nem passou pela 3.6.2 e 3.6.3), e ainda as vezes a compilação do Libre pelo PPA não fica igual ao do site da TDF, por vezes a Canonical acerta, por vezes tem uns erros que não tem no original. Sei lá, instala e vê o comportamento. Se quiser instalar sem PPA, baixa os pacotes deste link e siga o Read-me que vem lá dentro.

Basicamente o Read-me manda vc descompactar todos arquivos, entrar nas pasta DEBS e desktop-integration por meio do comando cd, e executar o seguinte comando:

Citarsudo dpkg -i *.deb

Instale o pacote maior primeiro, depois o langpack-pt-BR, depois o helppack-pt-BR.

Arthur Bernardes

Valeu pela disposição Brando e Sergio.. Mas eu preferia instalar pelo PPA, mas acho que a versão que uso está boa.. Vou esperar um pouco mais..! Valeu pessoal..

Arthur Bernardes

Mas será que se instalar por PPA, fica bom..? Com GTK..?

Homem_da_selva

Boa noite...

Minha versão é: 3.6.0.2.

Eu segui o seguinte procedimento:
sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install libreoffice libreoffice-l10n-pt-br  libreoffice-gnome libreoffice-gtk libreoffice-pdfimport mozilla-libreoffice

Depois reinicializei a máquina e verifiquei a versão no menu ajuda, a qual se manteve a anterior.

O que pode ter dado errado

Arthur Bernardes

Eu acho que antes você deveria ter removido a versão antiga..! Vamos esperar o Sergio, ele pode instruir melhor sobre o Libre..

garfo

Eu ainda uso a versão 3.4.5.  :D

Nem penso em atualizar. Tá funcionando, então beleza.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Arthur Bernardes

+1 Garfo, eu tô na 3.6.0.1, está funcionando ótimo...! Vou ficar nela mesmo.. ;D

Sergio Benjamim

Citação de: Homem_da_selva online 05 de Dezembro de 2012, 22:13
Boa noite...

Minha versão é: 3.6.0.2.

Eu segui o seguinte procedimento:
sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install libreoffice libreoffice-l10n-pt-br  libreoffice-gnome libreoffice-gtk libreoffice-pdfimport mozilla-libreoffice

Depois reinicializei a máquina e verifiquei a versão no menu ajuda, a qual se manteve a anterior.

O que pode ter dado errado

Qual Ubuntu que vc está usando? Saiu a versão 3.6.4 nesse PPA, mas não para todas distros, somente para o Ubuntu 12.10.

Citação de: Arthur BernardesMas será que se instalar por PPA, fica bom..? Com GTK..?

Fica igualzinho os dois métodos, mas se vc for muito minucioso pode perceber alguma diferença, foi isso que eu quis dizer anteriormente. É que a Canonical as vezes aplica uns patches no Libre lá no PPA, pois na hora de compilar dá algo errado ou dá alguma incompatibilidade. O Libre q vc baixa do site da TDF é "mais puro", seria o "Vanilla", vem com poucas alterações para sistemas que tem empacotamento .deb.

Quem sabe informar direito isso aí é a Eliane Domingos, procurem ela no Facebook.

jkmsjq

A forma mais segura de instalar o LibreOffice mais atual é via pacote .deb.

Fuja dos PPA.

Para tanto, use esse minitutorial.

Baixe os 3 arquivos correspondentes ao seu sistema operacional do site da LibreOffice.

No terminal, digite o seguinte comando:

sudo apt-get remove --purge libreoffice*.*

Depois entre na pasta em que salvou os arquivos do download. Normalmente é o seguinte endereço:

cd ~/Downloads/

Selecione os três arquivos que você baixo do site do LibreOffice, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção <Extrair Aqui>.

Entre pelo terminal na pasta de instalação do LibreOffice. O endereço deve ser o seguinte:

cd ~/Downloads/LibO_3.6.3.2_Linux_x86-64_install-deb_en-US/DEBS/

Dê <Enter>

Digite o seguinte comando:

sudo dpkg -i *.deb

Espere terminar a instalação.

Depois, digite:

cd ~/Downloads/LibO_3.6.3.2_Linux_x86-64_install-deb_en-US/DEBS/desktop-integration/

Dê <Enter>

Digite o seguinte comando:

sudo dpkg -i *.deb

Espere terminar o processo.

Após isso, entre na pasta de idiomas, com o comando:

cd ~/Downloads/LibO_3.6.3.2_Linux_x86-64_langpack-deb_pt-BR/DEBS/

Dê <Enter>

Digite:

sudo dpkg -i *.deb

Dê <Enter> e espere terminar a instalação.

Entre agora na pasta de ajuda (help):

cd ~/Downloads/LibO_3.6.3.2_Linux_x86-64_helppack-deb_pt-BR/DEBS/

Dê <Enter>.

Digite o comando:

sudo dpkg -i *deb

Dê <Enter> e espere terminar a instalação por completo.

Para sair digite:

exit

P.S.: Apenas atualize a versão do LibreOffice para a que tiver baixado do site oficial.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Arthur Bernardes

Valeu pela dica.. Mas vou esperar um pouco mais antes de atualizar.. A versão que uso ainda está bem estável.. ;D