Dar permissões aos programas em runtime

Iniciado por juninhodg, 01 de Dezembro de 2012, 23:58

tópico anterior - próximo tópico

juninhodg

Tem como eu programar o Ubuntu 12.04 pra dar permissões aos programas na hora que eles são executados, ou quando precisam das permissões como o Windows 7 faz com o Controle de Conta de Usuário?

Tota

Ola

O que quer fazer já existe a muito tempo no GNI/Linux e que foi copiado para o windows.

No gnu/Linux, os programas que rodam na camada de usuario não exigem permissões como no windows

Já os que requerem direitos administrativos exigem a senha de superusuario root com o uso de sudo, e no windows bem mais falho não pede senha nenhuma, basta um "ok" desatento.

Se foi o que entendi, é isto, caso contrário explique com mais detalhes

[]'s

juninhodg

Fala Tota! Cara é o seguinte, eu sou programador. Quanto tenho que usar o Bluefish Editor por exemplo ele não me deixa salvar no diretório do servidor local pra teste que é /var/www/, ele diz que eu não tenho permissão pra isso. O que eu queria, era que o Linux me desse a condição de configurar esse e qualquer outro programa que eu precisa, para ter permissões o suficiente pra salvar nesses diretórios.

Tota

Ola

Assumo então que conheça o sistema de permissões de usuarios e grupos do GNU/Linux

Vão aqui alguns exemplos =>

http://askubuntu.com/questions/19898/whats-the-simplest-way-to-edit-and-add-files-to-var-www

http://joomla-and-more.com/2009/10/28/how-to-set-rights-for-varwww-when-using-apache-under-ubuntu/

Um google para => ubuntu var/www permissions

Vai lhe retornar muito mais sobre isto.

[]'s

juninhodg

Fala galera! Bom, a solução que eu achei foi a seguinte:

1 - Abrir o terminal
2 - Executar: sudo nautilus
3 - Procurar pelo Nautilus a pasta /var/www e clicar com o botão direito > Propriedades
4 - Na aba permissões selecionei meu próprio usuário para ser o dono e em Acesso a pasta selecionei "Leitura e escrita".

Depois disso deu tudo certo. Obrigado pela ajuda de todos!

Tópico Resolvido