Rede sem Internet

Iniciado por sr.msoares, 04 de Setembro de 2006, 23:08

tópico anterior - próximo tópico

sr.msoares

Olá, configurei uma rede local entre dois micros, um, que é o servidor está com o Win XP, e o outro que é o cliente esta com o Ubuntu. O problema é que não estou conseguindo acessar a internet no cliente, mas tenho acesso a rede do Windows com as pastas compartilhadas normalmente. O que pode estar acontecendo?

hraposo

Deve ser um problema de DNS

megadoug

No windows vc o configurou pra compartilhar a internet com demais maquinas?

sr.msoares

Se o problema estiver no DNS, como eu saberei? e como eu poderei arrumar?

arlei

Citação de: sr.msoares online 08 de Setembro de 2006, 15:42
Se o problema estiver no DNS, como eu saberei? e como eu poderei arrumar?

sr.msoares,

vc deve passar mais informações sobre como sua rede esta configurada e como ela acessa a internet para que alguem possa tentar ajuda-lo.
Qto ao problema ser de DNS ou não, tenta o seguinte:

Da maquina linux que vc diz não estar conseguindo acessa a internet tente "pingar" em um servidor qquer pelo seu endereço IP, como por exemplo ping 69.60.114.104. Se vc conseguir acessar esse IP que por sinal é aqui do fórum, é pq vc esta acessando a rede externa (internet), então muito provavelmente seu problema é de DNS.

Citarping 69.60.114.104
ping forum.ubuntubrasil.org

T+
Arlei

sr.msoares

Obrigado pela dica arlei, porém eu testei e não obtive resultado.

Minha rede esta configurada da seguinte forma:
Estou utilizando em um computador com Win XP uma placa "Ralink Turbo Wireless LAN" para acessar a internet via rádio e uma "SiS 900 PCI Fast Ethernet Adapter" para conectar-me ao meu outro computador que esta com o Ubuntu. No micro com Win XP, eu configurei na placa "SiS 900 PCI Fast Ethernet Adapter" o ip: 100.100.100.101, Mask: 255.0.0.0 e os DNS´s primário 201.10.120.2 e secundário 201.10.128.3. E no micro com o Ubuntu eu configurei o ip como 100.100.100.102, Mask: 255.0.0.0, GateWay: 100.100.100.101 e DNS´s 201.10.120.2 e 201.10.128.3.

Com esta configuração, eu consigo acessar as pastas compartilhadas e também o servidor apache instalado no micro com Win XP, mas sempre que eu digito na barra de endereço um ip ou endereço da internet, ele fica conectando ou localizando, mas não acessa.

Ficarei muito grato se alguém conseguir me ajudar.

sr.msoares

Respondendo ao megadoug, na opção Compartilhamento de conexão com a Internet eu marquei as duas opções disponiveis Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet e Permitir que outros usuários da rede controlem ou desativem o compartilhamento da conexão com a Internet.