Intel Graphics 3000M possui bom suporte no Linux? [Resolvido]

Iniciado por rihoem, 27 de Julho de 2012, 15:05

tópico anterior - próximo tópico

Willder

Citação de: irtigor online 29 de Julho de 2012, 12:58
Claro que há, e continuo achando um exagero, é verdade que em alguns jogos a performance do 12.04 vai ser bem pior se comparado com o windows, mas também empata e até ganha (nessa versão, sem grande vantagem, mas isso sempre muda) [1].

O que eu citei anteriormente, por exemplo, não está presente nem no 12.10 (agora), mesmo assim, a placa consegue cumprir o seu papel de origem tranquilamente, qualquer um deve: navegar, escutar musicas, editar planilhas... e quem gosta de espremer bits, tem patches pro kernel e os últimos drivers, pra testar.

Bem, para navegar, escutar músicas e editar planilhas tem muitas opções mais em conta, acho que quem compra um computador mais novo (i3, i5, i7 e os equivalentes da AMD) quer um pouco mais. Para mim para passar o tempo com algum jogo, a memória integrada do meu i5 dá e sobra, e sem precisar espremer bits.

irtigor

Pode querer um pouco mais, só que quem busca desempenho em tarefas como renderização, tem que comprar uma boa placa de vídeo, um bom processador você aproveita quando - por exemplo - vai compilar algum projeto, virtualizar alguns sistemas ou fornecer algum serviço pra um bom numero de pessoas. É aquela de "cada macaco no seu galho".

Willder

Citação de: irtigor online 29 de Julho de 2012, 14:36
Pode querer um pouco mais, só que quem busca desempenho em tarefas como renderização, tem que comprar uma boa placa de vídeo, um bom processador você aproveita quando - por exemplo - vai compilar algum projeto, virtualizar alguns sistemas ou fornecer algum serviço pra um bom numero de pessoas. É aquela de "cada macaco no seu galho".

Claro que é necessário uma boa placa de vídeo, mas para mim eu ainda não vejo necessidade de uma pois a memória integrada já é suficiente, apenas passar o tempo livre em algum game.

Mas a questão aqui é que eu acho que o desempenho dela no Ubuntu fica muito abaixo do desempenho que ela tem no Windows, mesmo após espremer os bits instalando os últimos drivers e o novo Kernel.

Não deu em nada.
Infelizmente.

irtigor

Quais patches você aplicou? Como compilou? Isso já foge ao objetivo desse tópico, mas queria informar, que "instalar por instalar" não adianta. Eu mesmo uso o que a minha distro disponibiliza, não vejo motivos pra mexer.

Willder

Citação de: irtigor online 29 de Julho de 2012, 15:09
Quais patches você aplicou? Como compilou? Isso já foge ao objetivo desse tópico, mas queria informar, que "instalar por instalar" não adianta. Eu mesmo uso o que a minha distro disponibiliza, não vejo motivos pra mexer.

Quando comecei a usar o Ubuntu e notei o desempenho baixo, acho que testei de tudo para aumentar o desempenho, mas agora mesmo habilitei novamente o ppa ppa:xorg-edgers/ppa e depois o ppa:sarvatt/intel-sna (vi a dica no Ubuntubrsc)

e agora os ícones do Unity sumiram,  ;D
Agora é trabalhar para concertar.
Mas, ei, parece que agora os jogos estão mais rápidos mesmo.

Editado:
Sim, bem mais rápidos mesmo.

irtigor

Existe uma incompatibilidade entre o unity e o mesa atual. Tá na página do ppa.
Lá eles também falam as alternativas: desatualizar e segurar o mesa, remover o ppa ou não usar o unity.

nomade

Citação de: rihoem online 28 de Julho de 2012, 19:57
Citação de: nomade online 28 de Julho de 2012, 11:16
Já testei do Chipset 945 até o G41 da Intel e todos funcionaram perfeitamente. Com o G41 roda de forma aceitável o Dolphin emu (emulador de Gamecube e Wii) só como medida de desmpenho (depende do seu processador, é claro), mas rodei com um Celeron 430 de 1,8GHz e 4GB de ram, com um processador melhor faz uma festa.

CitarEu queria uma qualidade boa nas configurações de modo que ele não fique defasado rapidamente (ou seja, daqui a 4 anos eu consiga rodar programas comuns simultanamente sem perda de desempenho), e ao mesmo tempo fugir de marcas ruins (CCE por ex.).

Não considero a CCE uma marca ruim, muito pelo contrário, estão vendendo PCs muito bons, o meu Desktop é um CCE (já à 4 anos), fiz upgrade recentemente é claro, mas na época que comprei era muito bom e barato. Tenho também uma amiga que tem notebook CCE (já á 2 anos) com core i5 de 2,66GHz e 4GB de ram. O suporte da CCE é excelente, tem atendimento online via chat e tudo mais. O hardware é de qualidade, sempre usam placas MSi ou ECS, as memórias são Kingstone e etc, nada parecido com o fundo de quintal da Positivo que montam placas LGA 775 que não suportam FSB alto, fugindo as expecificações e muitas vezes ocorrem problemas com drivers para dispositivos integrados como cameras e audio, e eu tenho pena do usuário windows que não conseguir mais ler o número de série do aparelho, pois não vai conseguir baixar os drivers do site da positivo e terá grandes dificuldades de encontra-los em outro lugar (claro que isso é relacionado ao windows). Empresas como a SempToshiba que tem nome fabricam PCs com hardware tosco, que tem um site tosco, um suporte ridiculo e distribuem drivers genéricos no próprio site, mas ninguém fala mal.

E na boa, defendo a CCE mesmo, pois é uma empresa nacional com a qual sempre tive boas experiências e fui sempre bem tratado pelo suporte. As pessoas são preconceituosas com a CCE de bobeira, garanto que a maioria nunca teve algo da CCE que deu defeito rápido pra poder falar, além do mais, tem assistência técnica em qualquer esquina, é uma empresa acessível que trata bem aos consumidores. Além disso apoia o Software Livre.

Obs.: Tive um video cassete CCE de duas cabeças que tem 10 anos sem dar defeito (e eu era viciado em filmes, usei ao extremo) e um atari montado pela CCE que tem 27 anos e ainda funciona. Será que é uma marca ruim mesmo?

Bom, minha intenção não é criar um juízo definitivo a respeito da CCE. A primeira televisão que minha família teve foi dessa marca, e está há 20 anos funcionando bem. Porém, uma tv nova da CCE e um aparelho de som comprados tiveram problemas continuamente, e hoje servem como apoio de livros e roupas....
Em reviews de computadores atuais da CCE eu leio que a configuração é boa e o cuidado com a montagem idem, porém fico com medo de pegar um modelo com componentes vitais de baixa qualidade (como placa mãe). Como eu não sei direito como verificar estas coisas e nem tenho muita paciência, prefiro garantir com marcas mais conceituadas (mas eu sei que isso não me livra totalmente do risco).

Só sei que vi um notebook da CCE com intel core i7, segunda geração, 1TB de HD, 8GB de RAM por 1300 reais... Aí qualquer santo desconfia.

Veja qual o modelo você achou interessante:
Citarhttp://www.cceinfo.com.br/
Pergunte qual é a placa mãe e a marca dos componentes:
Citarhttp://www.cceinfo.com.br/suporte/chat/
Te garanto que é uma das poucas empresas que lhe fornecerão essas informações com essa facilidade e com precisão.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Willder

Citação de: irtigor online 29 de Julho de 2012, 17:57
Lá eles também falam as alternativas: desatualizar e segurar o mesa, remover o ppa ou não usar o unity.

Ah, vou ficar usando o Gnome então, aliás retiro o que eu disse, agora o desempenho melhorou bastante. A instalação padrão do Ubuntu 12.04 como eu disse não tinha um desempenho bom no Intel i5 em relação ao Windows, e acabei testando várias coisas tentando achar uma solução, incluindo esse ppa, mas agora usando ele novamente o desempenho melhorou consideravelmente.

Só espero os drivers estejam "prontos" para que venham por padrão na próxima versão do Ubuntu.

rihoem

Citação de: Willder online 30 de Julho de 2012, 14:44
Citação de: irtigor online 29 de Julho de 2012, 17:57

Ah, vou ficar usando o Gnome então, aliás retiro o que eu disse, agora o desempenho melhorou bastante. A instalação padrão do Ubuntu 12.04 como eu disse não tinha um desempenho bom no Intel i5 em relação ao Windows, e acabei testando várias coisas tentando achar uma solução, incluindo esse ppa, mas agora usando ele novamente o desempenho melhorou consideravelmente.

Só espero os drivers estejam "prontos" para que venham por padrão na próxima versão do Ubuntu.

Bom saber. Se nao ficar contente com o desempenho pelo menos sei que ha` jeito de tentar melhorar.

Valeu.

rihoem

Citação de: Willder online 29 de Julho de 2012, 15:15
Citação de: irtigor online 29 de Julho de 2012, 15:09

Quando comecei a usar o Ubuntu e notei o desempenho baixo, acho que testei de tudo para aumentar o desempenho, mas agora mesmo habilitei novamente o ppa ppa:xorg-edgers/ppa e depois o ppa:sarvatt/intel-sna (vi a dica no Ubuntubrsc)

e agora os ícones do Unity sumiram,  ;D
Agora é trabalhar para concertar.
Mas, ei, parece que agora os jogos estão mais rápidos mesmo.

Editado:
Sim, bem mais rápidos mesmo.

Fiz a besteira de instalar o xorg-edgers e os ícones do Unity sumiram também :P
Você conseguiu arrumar?
Por enquanto desfiz as alterações.

Bom gente, comprei um notebook LG S430 e simplesmente estou satisfeito com o desempenho. O ubuntu 12.04 roda correndo, é incrivelmente rápido. Mesmo com os drivers padrões eu não notei lentidão. Só instalei o edgers para testar a aceleração por hardware. Aliás, alguém sabe como anda essa questão entre o Intel HD graphics 3000 e drivers para Linux? Usando o driver Xv como sempre está dando certo, mas se pudesse usar algo melhor seria bem vindo.

Obrigado a todos pela ajuda e opiniões.

Willder

Citação de: rihoem online 09 de Agosto de 2012, 11:46
Você conseguiu arrumar?

Bom gente, comprei um notebook LG S430 e simplesmente estou satisfeito com o desempenho. O ubuntu 12.04 roda correndo, é incrivelmente rápido. Mesmo com os drivers padrões eu não notei lentidão. Só instalei o edgers para testar a aceleração por hardware. Aliás, alguém sabe como anda essa questão entre o Intel HD graphics 3000 e drivers para Linux? Usando o driver Xv como sempre está dando certo, mas se pudesse usar algo melhor seria bem vindo.

Não tentei arrumar, usava o Gnome Classic antes porque ele deixava os jogos muito mais rápidos que no Unity, e depois de instalar o xorg-edgers mesmo os jogos ficando muito mais rápidos no Unity não consegui mais abandonar o Gnome Classic.

E o Unity 2D é praticamente a mesma coisa que o padrão e não sofreu o problema dos ícones, ou seja caso não consiga resolver você pode tentar usar o Gnome ou o Unity 2D, basta dá umsudo apt-get install gnome-shell no Terminal, ao terminar reinicie e na hora de digitar a senha para entrar, basta clicar no ícone pequeno do Ubuntu (fica ao lado do seu nome de usuário) e selecionar as opções:

Ubuntu= Unity 3D, que vai ficar com os problemas dos ícones.
Ubuntu 2D= Unity 2D, é praticamente igual ao 3D, só que bem mais leve.
Gnome= Interface legal, mas que muitos não gostam.
Gnome Classic= Interface bem simples.
Gnome Classic (Sem efeitos)= Interface muito simples, mas muito rápida mesmo sem os drivers do xorg

Os drivers novos instalados pelo xorg-edgers tem um desempenho muito parecido com o que existe no Windows mesmo estando no Unity 3D (o que fica com o problema dos ícones), apenas precisam de polimento. Ainda dão umas travadas nos jogos (lags) que não ocorrem no Windows, e o próprio problema dos ícones desaparecerem denunciam muito bem isso. O próximo Ubuntu deve ter melhorias no desempenho e até lá os drivers devem ficar mais "maduros", só resta esperar.

rihoem

Citação de: Willder online 09 de Agosto de 2012, 12:25
Citação de: rihoem online 09 de Agosto de 2012, 11:46
Você conseguiu arrumar?

Não tentei arrumar, usava o Gnome Classic antes porque ele deixava os jogos muito mais rápidos que no Unity, e depois de instalar o xorg-edgers mesmo os jogos ficando muito mais rápidos no Unity não consegui mais abandonar o Gnome Classic.

E o Unity 2D é praticamente a mesma coisa que o padrão e não sofreu o problema dos ícones, ou seja caso não consiga resolver você pode tentar usar o Gnome ou o Unity 2D, basta dá umsudo apt-get install gnome-shell no Terminal, ao terminar reinicie e na hora de digitar a senha para entrar, basta clicar no ícone pequeno do Ubuntu (fica ao lado do seu nome de usuário) e selecionar as opções:

Ubuntu= Unity 3D, que vai ficar com os problemas dos ícones.
Ubuntu 2D= Unity 2D, é praticamente igual ao 3D, só que bem mais leve.
Gnome= Interface legal, mas que muitos não gostam.
Gnome Classic= Interface bem simples.
Gnome Classic (Sem efeitos)= Interface muito simples, mas muito rápida mesmo sem os drivers do xorg

Os drivers novos instalados pelo xorg-edgers tem um desempenho muito parecido com o que existe no Windows mesmo estando no Unity 3D (o que fica com o problema dos ícones), apenas precisam de polimento. Ainda dão umas travadas nos jogos (lags) que não ocorrem no Windows, e o próprio problema dos ícones desaparecerem denunciam muito bem isso. O próximo Ubuntu deve ter melhorias no desempenho e até lá os drivers devem ficar mais "maduros", só resta esperar.

Obrigado pela resposta. Talvez teste o gnome-shell para ver como é, mas por enquanto reverti as alterações do xorg-edgers. Por enquanto o desempenho está muito bom e o ubuntu consegue gerenciar bem o consumo de energia, então vou garantir a estabilidade.

Vou colocar o tópico como encerrado. Agradeço a todos pelas respostas.

nomade

Só para resumir:

Desempenho no Wine (até agora) sempre será inferior ao desenpenho no windows.

Comparem o desempenho de placas gráficas com algum aplicativo ou jogo que seja distribuído para as duas plataformas e verão que não há diferença de desempenho (ou no caso do Heroes of Newerth o desempenho no Linux é até melhor). Comparar um jogo rodando ele pelo wine é uma comparação desigual.

Ubuntu Studio 22.04 LTS

BrunoPT

Eu ja tive problemas com uma GMA 3150 da Intel... As letras ficavam borradas no mageia, no ubuntu e debian funciona bem...
Eu pessoalmente não gosto de placas gráficas Intel, uso amd mas também não lhe posso aconselhar amd porque eles deixaram de dar suporte a linux.

maosilva

Kra aqui rodo o linux em um processador Intel bem mais "humilde" que o seu um Dual Core 2ª geração G860, tbem vem com "vídeo" integrado (Intel HD Graphics) ao processador, cara o sistema roda bem liso, só um problema que enfrento no Unity que também ocorreu com uma ATI/AMD HD3000 Onboard que tinha que me irritava e continua me irritando aqui com a minha Intel que é quando estou reproduzindo algum video no navegador (Via Flash player) ou quando estou com a central de programas aberta e então abro o novo menu do Unity (dash) sobre eles, a navegação pelo menu fica extremamente lenta, que irrita, no mais o sistema está muito bem.

Abraço.