Problemas ubuntu 12.04 e 12.10 bloqueio ecrã preto

Iniciado por ratazao, 25 de Outubro de 2012, 09:13

tópico anterior - próximo tópico

ratazao

Boa tarde a todos!

O meu problema é o seguinte, possuo um portátil Packard Bell que funcionou sempre bem em todas as versões do ubuntu até à 11.10, após actualização para a 12.04 o portátil começou com freezes frequentes nos quais o ecrã ficar todo preto e o pc não responde a qualquer combinação de teclas sendo só possível desligar através do botão de power. Já utilizei todo o tipo de drivers desde os recomendados até aos do próprio fabricante (nvidia) mas sem sucesso sempre que utilizo o unity 3d acontece o mesmo. Estes dias decidi actualizar para o 12.10 e o problema subsistiu, mesmo com os drivers recomendados, nouveau, etc... o computador bloqueia e o ecrã fica preto e não há nada a fazer.

espero que me possam ajudar, a gráfica é uma Ge Force Go 6100 o portatil possui 2GB de Ram e estou a utilizar a versão de 32 bits.

Cumprimentos.

ratazao

Olá a todos mais uma vez, será que ninguém teve um problema similar, ninguém me pode ajudar a resolver isto? é que torna-se dificil trabalhar no ubuntu assim pois tenho em média duas paragens destas por dia e sou obrigado a desligar o portátil pelo botão de power, torna-se aborrecido estar a trabalhar e de repente do nada o cursor fica imóvel o ecrã preto e acabou-se não há mais nada a fazer.

Peço que alguém me ajude...

Cumprimentos.

Sergio Benjamim

Pode ser o kernel dessas versões do Ubuntu. Digite lspci em um terminal, e poste o resultado.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

ratazao

Boa Noite caro membro Sérgio, obrigado pela disponibilidade para me ajudar.

A versão do kernel que possuo é a 3.6.2 embora já tenha testado na 3.7 rc2 e em algumas 3.5 e obtive sempre o mesmo problema.
O resultado que obtive com o comando lspci foi o seguinte:

00:00.0 RAM memory: NVIDIA Corporation C51 Host Bridge (rev a2)
00:00.1 RAM memory: NVIDIA Corporation C51 Memory Controller 0 (rev a2)
00:00.2 RAM memory: NVIDIA Corporation C51 Memory Controller 1 (rev a2)
00:00.3 RAM memory: NVIDIA Corporation C51 Memory Controller 5 (rev a2)
00:00.4 RAM memory: NVIDIA Corporation C51 Memory Controller 4 (rev a2)
00:00.5 RAM memory: NVIDIA Corporation C51 Host Bridge (rev a2)
00:00.6 RAM memory: NVIDIA Corporation C51 Memory Controller 3 (rev a2)
00:00.7 RAM memory: NVIDIA Corporation C51 Memory Controller 2 (rev a2)
00:02.0 PCI bridge: NVIDIA Corporation C51 PCI Express Bridge (rev a1)
00:03.0 PCI bridge: NVIDIA Corporation C51 PCI Express Bridge (rev a1)
00:04.0 PCI bridge: NVIDIA Corporation C51 PCI Express Bridge (rev a1)
00:05.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation C51 [GeForce Go 6100] (rev a2)
00:09.0 RAM memory: NVIDIA Corporation MCP51 Host Bridge (rev a2)
00:0a.0 ISA bridge: NVIDIA Corporation MCP51 LPC Bridge (rev a3)
00:0a.1 SMBus: NVIDIA Corporation MCP51 SMBus (rev a3)
00:0b.0 USB controller: NVIDIA Corporation MCP51 USB Controller (rev a3)
00:0b.1 USB controller: NVIDIA Corporation MCP51 USB Controller (rev a3)
00:0d.0 IDE interface: NVIDIA Corporation MCP51 IDE (rev a1)
00:0e.0 IDE interface: NVIDIA Corporation MCP51 Serial ATA Controller (rev a1)
00:10.0 PCI bridge: NVIDIA Corporation MCP51 PCI Bridge (rev a2)
00:10.1 Audio device: NVIDIA Corporation MCP51 High Definition Audio (rev a2)
00:14.0 Bridge: NVIDIA Corporation MCP51 Ethernet Controller (rev a3)
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] HyperTransport Technology Configuration
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Miscellaneous Control
01:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR242x / AR542x Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)

Espero que me possa ajudar,

Cumprimentos.

Sergio Benjamim

Quando congela, fica só o ponteiro do mouse na tela? Vc consegue usar Ctrl + Alt + F1 ? Veja isso: Xorg freeze with Nouveau drivers.

Veja isso também: ubuntu 12.04 completely freezes frequently

Talvez se vc adicionar nomodeset na linha do kernel em grub.cfg talvez resolva. Vc não foi o primeiro a ter esse problema, se não me engano mais alguma pessoa teve o mesmo problema aqui no fórum, esses dias.

Sergio Benjamim

Me parece que até a versão 11.10 não ocorria esses problemas... e parece que com o kernel anterior, o 3.0.x, também não havia problema. Nesses links, teve um cara que instalou o kernel 3.0.x no ubuntu 12.04, e disse que os congelamentos pararam.

ratazao

Boas, o que acontece é que repentinamente o ponteiro fica estatico desaparece e o ecrã fica todo negro não havendo solução para além do hard reset, ou seja não responde à combinação Ctrl + Alt + F1  nem a qualquer tecla senão a de power...
Na última semana aparece também durante o boot as seguintes mensagens Powernow-k8 PH2 nul fid transition 0x8 e TSC fast calibration failed, não sei se terão algo  a ver com o problema mas antes não apareciam e o mesmo acontecia...

Quanto às soluções que apresentou já as tinha visto mas o problema não acontece só com os Nouveau drivers mas também com várias versões dos driver proprietários nvidia... só me resta em alternativa tentar utilizar a versão 3.0.4 do kernel que segundo alguns users de uma das soluções que você postou resolveu os seus problemas, tenho no entanto as minha dúvidas que resulte uma vez que já testei inumeras versões de kernel e sempre com o mesmo problema.

Se adicionar o nomodeset não vou desconfigurar o display do portatil, tipo resolução, cores, etc..?

Obrigado pela ajuda que tem tentado prestar.

ratazao

Boas a todos novamente, decidi, dado que não consegui solucionar o meu problema, mudar do Ubuntu para o Mint 13, mas infleizmente o problema continua gostaria de facto de resolver esta questão pois estava realmente a adorar a experiência com o Linux e não o queria abandonar!!

Peço a vossa ajuda mais uma vez e deixo aqui o Syslog de uma das alturas em que o erro aconteceu.

o link é o seguinte: https://www.box.com/s/m0lkimx9k8z3qz6p3a4q

Cumprimentos.

thalcam

Também estou com o mesmo problema, em média de 10 a 15 min de uso o Ubuntu 12.10 parece entrar em modo de suspensão ( o monitor fica sem sinal de video ). Só volta desligando o pc e religando novamente. Fiz uma instalação limpa. Meu micro é um Athlon 2 X2. Vou tentar fazer uma nova instalação para ver se resolve. Na versão 12.04 estava tudo ok.

thiagomiranda

Amigo, o ubuntu bloqueia msm como medida de segurança quando fica inativo por algum tempo, de forma que você só volta a desbloqueá-lo digitando sua senha de segurança. Mas como você disse que ele não reage a nenhuma ação do teclado, não sei o que pode estar acontecendo. Em todos os casos, talvez se você tirar a opção dele de bloquear quando fica inativo por algum tempo ele não de mais esse problema. Vou te passar os passos de como fazer isso aqui.

1 - Clique no ícone da sua bateria no ubuntu e vá em configurações de energia.
2 - Na opção Suspender quando inativo escolha "não suspender" nas duas barras.
3 - Na opção Quando a tampa estiver fechada escolha "não fazer nada" nas duas barras tambem.
4 - Clique logo abaixo no link "configurações de brilho".
5 - Na opção Bloquear coloque no off.
6 - E por fim, desmarque "Solicitar minha senha ao voltar no modo de espera".

Nunca mexi no mint, portanto, não sei bem como funciona, mas acredito que seja parecido e vc tenha entendido o espírito da coisa hehe. Se não funcionar eu não faço ideia do que seja kk.

Abraços!

thalcam

Na verdade, o pc não precisa ficar inativo para ele "desligar", estava "desligando" enquanto eu o estava utilizando...

Fiz uma nova instalação ( limpa..) porém sem a partição de swap. Até agora está ok. Naum "desligou" mais.

Espero que tenha resolvido.

thalcam

Percebi que ao instalar preferências de Rygel (programa gerenciador dlna/upnp ) ele voltou ao problema de desligar o monitor, desinstalei e está funcionando normalmente.