Rede do Laboratório.

Iniciado por Nekhtin, 29 de Novembro de 2012, 16:47

tópico anterior - próximo tópico

Nekhtin

Olá! Pessoal do Fórum Ubuntu Linux.
Sou iniciante aqui.
Eu sou instrutor de informática. No entanto eu "nativo" do Windows. Agora tenho usar o Linux Ubuntu 12.04 no qual eu tenho pouquíssima experiência.
Na sala onde ministro as aulas eu preciso criar uma forma de gerenciar a rede. Por que alguns alunos ficam fixados no Facebook e YouTube, e tem um garoto em particular pareci que conseguiu corta, manipular a conexão dos outros computadores através do Terminal.
A rede é composta por 19 computadores conectados diretamente a um Switch D-Net Modelo Dn Sf1024.
Eu uso um Notebook com Ubuntu 12.04 para dar aula. Onde conectado ele via cabo ao switch.

Quero administrar a rede, compartilhar arquivos e controlar os computadores remotamente.
No entanto preciso fazer com que os computadores possam rodar sem o programa de gerenciamento .
Gostaria de saber como proceder.

zekkerj

Olá Nekhitin,

A menos que você tenha um mínimo de gerência sobre esses computadores dos alunos, é pouco provável que vc tenha sucesso nessa empreitada. Qual é o sistema operacional das máquinas dos alunos?

Uma coisa que dá pra fazer, fica legal, é colocar uma máquina dedicada entre as redes internas e a internet. Assim você pode limitar em quais sites seus alunos navegam.

Ah, sim, claro: outras informações que vão ajudar na análise do problema:
- Quantas máquinas são na sala? (OK, são 19 mais a sua).
- Quantas salas há na escola, além da sua? Todas têm a mesma quantidade de computadores, e a mesma infra-estrutura?
- Qual a faixa etária dos seus alunos?
- Qual a conexão internet que vocês usam?
- Há alguma política de segurança definida e conhecida na escola?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Nekhtin

Qual é o sistema operacional das máquinas dos alunos?
RE: Todos usam Linux Ubuntu 12.04

- Quantas máquinas são na sala? (OK, são 19 mais a sua).
Deve haver umas 30 maquinas. Porém existe uma conexão dedicada somente ao Laboratório que possui 19 computadores + o meu notebook.
- Quantas salas há na escola, além da sua?
Todas têm a mesma quantidade de computadores, e a mesma infra-estrutura?
Salas com computadores tem 10 salas.
- Qual a faixa etária dos seus alunos?
15 anos aos 17 anos.
- Qual a conexão internet que vocês usam?
Velox 3 mb
- Há alguma política de segurança definida e conhecida na escola?
Não.

A Conexão Velox de 3mb é conectada ao Switch D-Net Modelo Dn Sf1024 e este distribui somente dentro da sala para os 19 pc + o meu notebook.
A minha intenção é gerenciar estas maquinas a partir do meu notebook quando eu estiver ministrando a aula.
Tenho experiencia em Windows.

jkmsjq

Vou dar um pitaco aqui.

No colégio que leciono utiliza-se infelizmente ainda o Linux Educacional 3.0. Quando se leva os alunos para essa sala de informática é aquela correria para abrir o Facebook. O que foi que eu fiz? Radicalizei. Editei o arquivo hosts do sistema operacional [/etc/hosts/] e inclui a seguinte linha no arquivo:

127.0.0.1  www.facebook.com

e a outra linha

127.0.0.1  https://www.facebook.com

Reiniciei os computadores e voilá... Facebook bloqueado...!!! Fim dos problemas.

Para o Youtube, pode-se fazer a mesma coisa.

Outra alternativa é você criar uma conta no OpenDNS e criar um filtro bem restritivo e configurar os computadores com o IP do OpenDNS.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

zekkerj

A dica do jkmsjq é boa, apesar de ser difícil de implementar em redes grandes (a menos que vc tenha um esquema de imagem de instalação --- vc prepara a imagem com os bloqueios, depois é só clonar). Com o detalhe de que não se coloca "http" ou "https" no arquivo hosts.

Na infra atual, não tem como o computador do professor/instrutor controlar o acesso das outras máquinas, pois esse tráfego não passa por ele. A alternativa é você colocar uma máquina entre a rede (representada e implementada pelo switch) e a conexão velox; assim você pode controlar quem acessa o quê, quando, e ainda limitar o uso da banda.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

jkmsjq

Citação de: zekkerj online 30 de Novembro de 2012, 10:11
[...] Com o detalhe de que não se coloca "http" ou "https" no arquivo hosts.

[.../

Essa não sabia...  ;D

Nekhtin

De certa forma eu imaginava isso.
Que deveria alterar os hosts. Porém isso é muito radical. E gera outro problema, haverá momentos onde eles deveram acessar o Facebook e o Youtube por isso queria um 'controle'.
Assim eu poderia liberar no momento certo.
Também imaginava seria necessário colocar meu notebook entre os 19 pc e o Switch...
Porém eu imaginava que existisse um programa no Linux que pudesse me dá controle dos outros pcs em rede sem ser necessário que eu estivesse entre eles e o switch.
Existe um projeto na escola de implementar um servidor mas como é escola publica só deus quando isso ira ocorrer. Há 1 ano que o servidor foi comprado e colocado no laboratório mas nunca saiu da caixa.
Antes deu chegar a escola, eles usavam o Linux Educacional 3.0 , mas eu lutei pra mudar pro Ubuntu que acho dá uma experiência melhor no ambiente Linux e ainda lutei pra que fizessem um upgrade nos pcs.
No Windows eu já usei o TeamViewer pra controlar computadores remotamente, também usei em para rede local. Imaginava que existisse um programa assim.
Quanto ao OpenDNS ele agi como proxy de conexão. Haveria um queda de desempenho na conexão?

jkmsjq

Citação de: Nekhtin online 30 de Novembro de 2012, 18:01
[...]

Quanto ao OpenDNS ele agi como proxy de conexão. Haveria um queda de desempenho na conexão?

Acredito que deva melhorar o desempenho por resolver melhor o DNS.

Um gerenciador de Lan House?

Se você flagrar algum aluno usando o Facebook ou Youtube na hora errada, você simplesmente bloquearia a tela do computador.

Nekhtin

Pronto.
Um gerenciador de Lan House.
Tipo o Timer Café.
Existe isso no Linux Ubuntu?

jkmsjq

Dá uma lida nesse link e vê se serve para a sua realidade.

Arthur Bernardes

Parece que ninguém mencionou, mas seguindo o Zekkerj, colocando uma máquina entre a rede e a internet, você poderia instalar um Servidor com Linux e instalar um Proxy com Squid, e também acho que pode usar o Sarg para gerar log's dos acessos.. Acho que assim é mais fácil e rápido gerenciar o acesso à internet da sua rede..!

zekkerj

CitarTambém imaginava seria necessário colocar meu notebook entre os 19 pc e o Switch...
Não, não seria o seu notebook, seria uma máquina configurada só pra isso. [Tipo um Endian Firewall].

E não seria entre os PCs e o Switch, e sim entre o switch e o Velox. Mais fácil, não?