Rede do Laboratório.

Iniciado por Nekhtin, 29 de Novembro de 2012, 16:47

tópico anterior - próximo tópico

Nekhtin

Olá! Pessoal do Fórum Ubuntu Linux.
Sou iniciante aqui.
Eu sou instrutor de informática. No entanto eu "nativo" do Windows. Agora tenho usar o Linux Ubuntu 12.04 no qual eu tenho pouquíssima experiência.
Na sala onde ministro as aulas eu preciso criar uma forma de gerenciar a rede. Por que alguns alunos ficam fixados no Facebook e YouTube, e tem um garoto em particular pareci que conseguiu corta, manipular a conexão dos outros computadores através do Terminal.
A rede é composta por 19 computadores conectados diretamente a um Switch D-Net Modelo Dn Sf1024.
Eu uso um Notebook com Ubuntu 12.04 para dar aula. Onde conectado ele via cabo ao switch.

Quero administrar a rede, compartilhar arquivos e controlar os computadores remotamente.
No entanto preciso fazer com que os computadores possam rodar sem o programa de gerenciamento .
Gostaria de saber como proceder.

zekkerj

Olá Nekhitin,

A menos que você tenha um mínimo de gerência sobre esses computadores dos alunos, é pouco provável que vc tenha sucesso nessa empreitada. Qual é o sistema operacional das máquinas dos alunos?

Uma coisa que dá pra fazer, fica legal, é colocar uma máquina dedicada entre as redes internas e a internet. Assim você pode limitar em quais sites seus alunos navegam.

Ah, sim, claro: outras informações que vão ajudar na análise do problema:
- Quantas máquinas são na sala? (OK, são 19 mais a sua).
- Quantas salas há na escola, além da sua? Todas têm a mesma quantidade de computadores, e a mesma infra-estrutura?
- Qual a faixa etária dos seus alunos?
- Qual a conexão internet que vocês usam?
- Há alguma política de segurança definida e conhecida na escola?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!