Como salvar no sudo visudo <Resolvido>

Iniciado por Akiyama, 21 de Novembro de 2012, 21:55

tópico anterior - próximo tópico

Akiyama

Tou editando algo com o comando:

sudo visudo

Mas não consigo salvar nem sei que editor doido é este.
Como faço pra salvar e sair?

Arthur Bernardes

Que editor é esse.? Nunca vi.. Tente uasr o gedit... sudo gedit

Akiyama

não. o sudoers é recomendado que só se edite com o comando sudo visudo.

Arthur Bernardes

Akiyama

nada... tá aki aberto ainda

No tutorial que eu li manda pressionar control x

irtigor

É o nano, use o atalho que aparece no rodapé (ctrl+x).

Arthur Bernardes

Vamos esperar alguém mais experiente pra te ajudar aqui então..!

Akiyama

então, ele fica sem rodapé aqui.
Devem ter trocado o editor ou algo assim no novo ubuntu, não é como aparece nos prints de tutoriais mais antigos...

Akiyama

Quando clico control X embaixo ele muda para uma segunda opção:

-- modo ^X (^]^D^E^F^I^K^L^N^O^Ps^U^V^Y)

Eu li que aqui o control O salva, mas...
o Control O não salva, mostra um erro:

E764: Opção 'omnifunc' não está definida

EdvaldoSCruz

Use os comandos conhecidos e não qualquer um que surgem na internete, senão dá esses problemas.

Clique aqui: Índice das Linhas de Comando Bash para Linux(tabela quase completa), disponível.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

irtigor

Você alterou... está usando o vi[m], pra salvar e sair digite ":wq", sem as aspas.

Akiyama

Citação de: EdvaldoSCruz online 21 de Novembro de 2012, 22:32
Use os comandos conhecidos e não qualquer um que surgem na internete, senão dá esses problemas.

Clique aqui: Índice das Linhas de Comando Bash para Linux(tabela quase completa), disponível.

O comando sudo visudo é o recomendado pelo ubuntu para editar o sudoers. Aliás ele existe apenas para isso.

Citação de: irtigor online 21 de Novembro de 2012, 22:33
Você alterou... está usando o vi[m], pra salvar e sair digite ":wq", sem as aspas.

Quando seguro o shift pra colocar os 2 pontos ele digita os 2 pontos
Tentei, agora tem um "gravando" escrito embaixo da janela, e se eu aperto insert por exemplo ele coloca o gravando sempre no final:

-- SUBSTITUIÇÃO --gravando
-- INSERÇÃO --gravando 

EdvaldoSCruz

Citação de: Akiyama online 21 de Novembro de 2012, 22:39

O comando sudo visudo é o recomendado pelo ubuntu para editar o sudoers. Aliás ele existe apenas para isso.

Como disse, use os comandos usuais e não os específicos para fins de efetuar outro processo, que ele não é habilitado.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Akiyama

Citação de: EdvaldoSCruz online 21 de Novembro de 2012, 22:45
Citação de: Akiyama online 21 de Novembro de 2012, 22:39

Como disse, use os comandos usuais e não os específicos para fins de efetuar outro processo, que ele não é habilitado.

Por favor, não saia postando sobre o que não conhece...

"O sudo tem somente um arquivo de configuração, o /etc/sudoers que pode ser editado de duas formas, a primeira utilizando o seu editor de texto preferido (vi por exemplo) e a segunda forma é utilizando o comando visudo, que na verdade parece executar um vi sudo , só que além disto, o visudo  previne que mais de uma pessoa edite o sudores simultaneamente e contêm algumas rotinas de verificação de sintaxe do arquivo. Então para editar o sudoers, utilize SEMPRE o visudo."

procure sobre editar o sudoers em qualquer lugar da internet em qualquer distro sempre vão dizer que se deve usar APENAS o visudo.

E isso pq ele tem um verificador que impede de salvar o arquivo caso algo esteja errado pois editar o sudoers pode fuder todo o sistema.

Arthur Bernardes

Então já que esse arquivo tem um poder nuclear  ;D ;D, pra que mexer com ele..?