como escolher aplicativo padrão para abrir pdf baixado pelo firefox?

Iniciado por auimaue, 21 de Novembro de 2012, 21:33

tópico anterior - próximo tópico

auimaue

foi difícil criar o título do tópico... mas é o seguinte:
Estou no Kubuntu 12.04 e usando Firefox 15.0.1.

Ao ordenar o download de um arquivo .pdf, escolhi a opção "abri com o Gimp",
mas não uma opção muito interessante. Gostaria de usar o okular (meu aplicativo padrão para documentos .pdf locais).

Notei que nas "preferências" do firefox, guia "aplicativos" , item "arquivos pdf" tem o Gimp está selecionado.
No mesmo item pode-se acessar a opção "abrir com..." mas não consigo encontrar o okular (não entendo da localização de programa no linux).
Alguém sabe como posso mudar pro okular?

Arthur Bernardes

Verifique se tem o Okular instalado.. Use o Visualizador de Documentos para ler PDF..!

auimaue

sim o okular está instalado e é o padrão para abrir documentos locais.

Arthur Bernardes

Vá nas configurações do Firefox (tente atualizar para a última versão) e coloque "Perguntar"... Assim, toda vez que for fazer Download de algum .pdf, você poderá escolher o software desejado...

Diga se deu certo..

auimaue

arthur,
me equivoquei, nesta janela já está como "perguntar" o meu problema é encontrar o que no windows seria algo do tipo "okular.exe".
Não tenho ideia de onde encontrar...

Arthur Bernardes

No Linux não tem como escolher aplicativos em um diretório como no Windows.. Para isso ..: Clique na caixa de rolagem que aparecer e escolha: Outro aplicativo..

auimaue

infelizmente o que aparece quando clico em "abrir com...", que teoricamente seria onde eu escolheria outro aplicativo,
é uma janela com a estrutura de pastas do sistema.

Arthur Bernardes

auimaue

a mesma coisa que aparece quando estás no libreoffice e clicas em "salvar como..." .

Sergio Benjamim

Citação de: auimaue online 21 de Novembro de 2012, 21:52
arthur,
me equivoquei, nesta janela já está como "perguntar" o meu problema é encontrar o que no windows seria algo do tipo "okular.exe".
Não tenho ideia de onde encontrar...

O caminho é /usr/bin/okular (confira aí, não tenho o okular). Aqui no Ubuntu 12.04 eu tenho o Evince como padrão (o famoso visualizador de documentos), e ele está localizado em /usr/bin/evince.

A maior parte dos seus programas se encontram na pasta /usr/bin/ (essa localização é quase equivalente ao "Arquivos de Programas" do windows). Lembrando que vc tem que chegar primeiro na raiz (/) do seu sistema (vá apertando backspace até não der mais, a partir da sua pasta pessoal). Depois procure pela pasta usr. Depois ache a pasta bin.

Alguns programas são instalados em locais diferentes, como /opt e /usr/local/bin, como o Google Chrome que é instalado em /opt. Programas do terminal (como cd, mkdir, ls, uname e etc...) estão todos em /bin.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

auimaue

O caminho é /usr/bin/okular 
Valeu Sergio! É isso mesmo! Resolvido!
E agora quem tá acostumado com o windows já pode conferir /usr/bin quando necessário.