Como realizar corretamente uma instalação mínima do Ubuntu?

Iniciado por jonasvinicios, 19 de Novembro de 2012, 02:01

tópico anterior - próximo tópico

jonasvinicios

Olá!

Eu gostaria de fazer uma instalação mínima do Ubuntu no meu computador, como eu fazia com o Debian Netinst, mas no site do Ubuntu não tem mais a ISO denominada "alternate". Encontrei por lá as ISOs "mini" e "server", inclusive, tentei instalar a mini na esperança de que ela não possuísse interface gráfica nem pacotes extras, me permitindo um maior controle sobre a organização do sistema e redução no consumo de recursos, mas após 6 horas de downloads de pacotes, me deparei com um Ubuntu exatamente igual ao que eu poderia ter instalado em aproximadamente 30 minutos pela ISO completa que possuo kk.

Após pesquisar mais, descobri que bastava eu ter selecionado a opção "ubuntu-server" ao invés de "ubuntu-desktop" durante a instalação para obter o resultado esperado, no entanto, estou em dúvida se esse é realmente o método correto de fazer isso e se é viável. O problema é que meu Ubuntu 12.10 x64, em uma instalação padrão de live cd, com todas as atualizações e drivers corretos. está chegando a consumir 1.5 GB de RAM rodando apenas o Google Chrome. Acredito que isso seja devido ao grande número de pacotes que o acompanham por padrão e nem sempre são necessários para todos os usuários.

Seria realmente viável realizar essa 'instalação limpa"? se sim, qual é a forma mais correta de se fazer?


Desde já, obrigado à todos.

irtigor

Remova o que está em execução mas você não usa, ou troque por equivalentes mais leves.

Obs: dependendo das páginas (numero e conteúdo), 1.5 GB não é muito.

clodoaldops

-se vc deseja "economizar" memoria/ram instale distros mais leves como o Xubuntu e Lubuntu

jonasvinicios

Sim, mas eu gosto muito do Unity. Consegui uma considerável melhoria no consumo de RAM e velocidade de inicialização desativando aplicativos de sessão desnecessários.

Para tal, no Ubuntu 12.10, precisei utilizar dois comandos para que os aplicativos fossem exibidos na lista do gestor de "Aplicativos de Sessão":

$ cd /etc/xdg/autostart/
# sudo sed --in-place 's/NoDisplay=false/NoDisplay=true/g' *.desktop


Desativei os seguintes serviços que não utilizo:


  • Agente de chave SSH
  • Bate-papo
  • Compartilhamento de área de trabalho
  • Compartilhamento de arquivos pessoais
  • Gerenciador Bluetooth
  • Gwibber
  • Monitor de cópia de segurança
  • Orca screen reader
  • Ubuntu One