Quando conecta a rede interna, a Internet cai [resolvido]

Iniciado por Crazy Cat, 28 de Setembro de 2012, 17:00

tópico anterior - próximo tópico

Crazy Cat

Pessoal, estou tendo um problema com a minha rede doméstica.
No pc1 recebo a Internet via rádio, pppoe, numa destas plaquinhas Ralink wireless... na mobo deste pc tem uma conexao para um cabo cross over, é como uma placa de rede onboard... nela eu distribuo a internet para o Pc2 (que não tem a plaquinha Ralink offboard, mas tem também o conector na mobo com a placa Ethernet onboard). Até pouco tempo a internet funcionava normal no pc2 quando eu espetava o cabo e liberava a internet usando o Firestarter.
Acontece que depois de vários dias sem usar a rede (usava apenas o pc1) hoje eu tentei usar o pc2 e espetei o cabocrossover.. a conexão eth0 foi realizada na hora, mas não navegou. Curioso, vim no pc1 e para minha surpresa a conexão pppoe tinha caido! A internet também não funcionava neste pc! Daí desconectei no Network Manager a conexão eth0, e no terminal eu fiz novamente

pon dsl-provider

e depois tentei um ping e a internet estava ok novamente no pc1. Mas se tento conectar a rede, cai de novo!
No pc1 já está da seguinte forma o DNS

208.67.222.222, 208.67.220.220, 8.8.8.8, 8.8.4.4

Os dois primeiros são do Open (eu acho rsrs) e os dois últimos são do google).

Repito que a rede há algumas semanas funcionava, mas não a uso sempre, com isso somente o Pc1 foi atualizado constantemente, enquanto o Pc2 não recebeu novas atualizações... seria uma destas atualizações do Pc1 que bichou a rede??

zekkerj

Execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui.

sudo lshw -C network

ifconfig -a

nm-tool

cat /etc/network/interfaces
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Crazy Cat

desculpe, não entendi a pergunta? ???

bom, espero que seja isso:

primeira aba: conetar automaticamente; mtu automatico; disponível para todos usuarios.

terceira aba: compartilhado com outros computadores

zekkerj

Hmmm. Vc está usando IP automático, também? Ou fixo? Configurou um gateway?

Crazy Cat

O modo "Compartilhado com outros computadores" é tudo automático, não permite colocar IP, Gatway, etc...
Mas como eu disse, do jeito que está estava funcionando perfeitamente! Só que depois de umas semanas sem usar (e sem mexer nas configurações originais) parou de funfar, se conecto o cabo cross over a internet no Pc1 cai  ???

zekkerj

E se vc conectar o cabo antes de conectar na wireless, o que acontece?

Crazy Cat

Pessoal, o problema continua sem solução  ???
Comprei um novo computador recentemente... instalei a mesma versão Ubuntu 12.04 LTS neste novo pc... conectei o cabo cross over no PC1 e no novo, a rede conecta em eth0, mas não navega. A internet cai imediatamente no PC1 (se eu tentar um ping www.uol.com.br dá tipo endereço não encontrado), mas se desconecto a rede interna, imediatamente o PC1 volta a dar ping na internet. Estou  muito decepcionado pois precisava atualizar o sistema no novo pc e não consigo fazer a rede :-[ :'(
.
Uma provável solução será eu retirar a placa wireless do PC1, conectar no novo pc e instalar os drives da mesma que tenho aqui offline, configurar a internet normal, atualizar o sistema, e depois devolver a placa ao PC1, ficando o novo pc sem internet.

Crazy Cat

Pessoal, consegui!! ;D depois de uma longa batalha rsrsrs vou tentar explicar, pois poderá ajudar alguém no futuro.
A minha conexão é via rádio, recebo o sinal por uma atena no teto, desce um cabo que é conectado numa placa Ralink Wireless (no lugar da ateninha entra este cabo que vem do teto). A mobo do meu pc tem uma placa Ethernet onboard que tem uma saída (conetor) ARJ (acho que é esse o nome) onde pode-se conectar um cabo "par trançado" ou "cabo cross over", ligando a outro pc que tenha esta mesma conexão (até hoje nunca vi nenhum pc que não a tenha, inclusive notebooks e netbooks).
A conexão com o meu provedor é ppoe, mas nas configurações que vou utilizar para a rede uso wlan0.
.
Instalei pela central de programa o Firewal Gufw (a forma gráfica).
.
Conectei o cabo cross over nos dois pcs. No pc1, aquele que recebe a internet via rádio, fui no NM e escolhi eth0, Editar Conexões...
Na primeira aba "Com fio" cliquei em eth0 e depois em Editar...
Na janela Editando eth0, fui na aba Configurações IPv4... e em Método, coloquei Compartilhado com outros computadores (deixei marcado a opção "Requer endereçamento de IPv4..." cliquei em Salvar.
Voltando assim para a janela de Conexões de rede, fui desta vez na segunda aba, "Sem fio"
Aqui escolhi a rede onde meu pc conecta (rede externa, a do meu provedor), e cliquei em Editar...
Fui na aba Configurações IPv4, e conferi o endereço de IP, a Máscara de rede, Gateway (neste caso 0.0.0.0), e o DNS (anotei tudo a parte). Deixei a caixinha "Disponível para todos os usuários" marcada. Como não fiz nenhuma alteração nem precisei clicar em salvar, mas sim em Cancelar.
.
Agora editei alguns arquivos... eu uso o gedit (esta parte eu tirei deste tutorial http://www.hardware.com.br/dicas/basico-compartilhamento-ufw.html)
"
$ sudo gedit /etc/default/ufw

Localize e altere o parâmetro "DEFAULT_FORWARD_POLICY" para:

DEFAULT_FORWARD_POLICY="ACCEPT"

Salve o arquivo. Agora feche-o e abra o "/etc/ufw/sysctl.conf":

$ sudo gedit /etc/ufw/sysctl.conf

E, para habilitar o forwarding, descomente o parâmetro "net.ipv4.ip_forward" (tirando o # de sua frente), e altere seu valor para 1, deixando-o como abaixo:

net.ipv4.ip_forward=1

Salve o arquivo. O penúltimo passo é adicionar o NAT à configuração do UFW. Para isso, abra o arquivo "/etc/ufw/before.rules":

$ sudo gedit /etc/ufw/before.rules

Adicione um conteúdo no início do arquivo, logo após o cabeçalho. Tal cabeçalho costuma ser assim:

#
# rules.before
#
# Rules that should be run before the ufw command line added rules. Custom
# rules should be added to one of these chains:
# ufw-before-input
# ufw-before-output
# ufw-before-forward
#

Não modifique outras linhas, apenas adicione estas abaixo logo após o cabeçalho, senão o firewall não funcionará corretamente.

# nat Table rules
*nat
:POSTROUTING ACCEPT [0:0]

# Forward traffic through ppp0 - Change to match you out-interface
-A POSTROUTING -s 192.168.1.0/24 -o eth0 -j MASQUERADE

# don't delete the 'COMMIT' line or these nat table rules won't
# be processed
COMMIT

Não se esqueça de trocar o "192.168.1.0" pelo IP do servidor, e "eth0" pela sua placa da Internet, ou se você tem ADSL, para "ppp0".

O último passo é permitir que os micros da rede interna possam se comunicar com o servidor (compartilhamento de impressoras, NFS, etc), permitindo a entrada do tráfego da rede interna para o servidor:

$ sudo ufw allow from 192.168.1.0/24

E, para fechar, reinicialize o UFW para habilitar as alterações:

$ sudo ufw disable && sudo ufw enable

..."

Fui no pc2 e vi que esta conectado o cabo e no NM aparecia Conexão Cabeada [conectado]
Então cliquei em Editar Conexões...
Na aba Com fio...  cliquei sobre o nome Conexão Cabeada e Editar...
Abriu a janela Editanto eth0 (!!! apesar do nome estar Conexão Cabeada, aqui apareceu assim rsrsrs)
Cliquei sobre a conexão e fui na aba Configurações IPv4
Aqui esta Método Manual, com ips, etc e tal... mudei para "Automático (DHCP)" e salvei.

Bom, aí ao fazer o teste dava um erro, a conexão já não caía mais, porém não dava ping e não navegava no pc2. Foi aí que me atentei ao detalhe "Não se esqueça de trocar o "192.168.1.0" pelo IP do servidor, e "eth0" pela sua placa da Internet, ou se você tem ADSL, para "ppp0"." !!!
Bom, o meu ip é muito parecido com este do tutorial, mas tem um numero diferente aí rsrsrs então acertei isso (o IP), e em eth0 eu não modifiquei nada.
Repeti os passos para salvar os arquivos, e reiniciar o firewall. Agora está tudo ok, com a rede interna funcionando.