instalei o programa mas não sei onde foi parar

Iniciado por gilbertosilva, 04 de Setembro de 2006, 12:18

tópico anterior - próximo tópico

gilbertosilva

Depois de instalar um programa .deb, tentei localizar algum icone ou algo que chame o programa, mas não deu certo, tentei pelo terminal chamar o nome do programa e nada, tentei ir na pasta src, e nada também, na barra de Aplicações também não tem. Como faço pra achar?
lembrando que na instalação não deu nenhum problema de lib nem nada.

arlei

No terminal digite:

whereis nome_do_programa

Nota:
Whereis serve para localizar o binário, arquivos fonte e paginas do manual do comando (programa).

T+
Arlei

R0n4ld0

Uma forma de se achar um arquivo é procurando então eu recomendo voce a usar o comando locate então faça o seguinte passos.

1.Vá no menu aplicações

2.Depois em acessorios

3.Depois va em terminal

4.Com o terminal aberto copie e cole do seguinte codigo sudo updatedb ele serve para atualizar sua base de dados.

5.Depois digite o locate nome do programa que voce instalou.

6.Aparecera uma lista de todas as ocorrencias com o nome do arquivo que voce procura.

É so ter um pouco de paciencia que voce acha, espero ter lhe ajudado se precisar de ajuda é pra isso que estamos ai. falou

Lamego

gilbertosilva,
se não sabes o nome do programa o melhor é veres tudo o que foi instalado pelo pacote com o comando:
sudo dpkg-query -L nome_do_pacote
Deverá ter instalado algo em /bin que será o programa propriamente dito.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

gilbertosilva

Galera obrigado pela força, mas nenhuma das tentativas acima não adiantaram, quem pudar instalar o programa e entrar nessa luta pra executar esse troço o link é http://www.gizmoproject.com/download-linux.html
esse programa serve para fazer ligações de computador para telefone fixo no brasil inteiro, estou querendo instalar ele pra ver se funciona.

Lamego

gilberto,
o meu método indica que foi instalado um /usr/bin/gizmo que é o programa para execução.

Depois experimentar executar o programa no terminal (como alias já foi sugerido aqui):
Citaramego@lamego-desktop:~/_software$ gizmo
gizmo: error while loading shared libraries: libdns_sd.so: cannot open shared object file: No such file or directory
lamego@lamego-desktop:~/_software$
O erro em cima indicado significa que este pacote foi preparado para outra versão de sistema e como tal falta uma biblioteca (Como a descrição do pacote indica esta versão é para Debian mesmo).
Por isso vai ser necessário criar um atalho para que o programa corra com a biblioteca do ubuntu, no terminal digita:
sudo ln -s /usr/lib/libdns.so.21 /usr/lib/libdns_sd.so
Depois disto o programa já corre.

NOTA:
Para a próxima tenta ser mais exacto ao reportar o problema, na realidade o pacote instala um atalho no menu, deverias ter indicado que essa entrada no menu existia mas não abria o programa.

João Luís Marques Pinto

gilbertosilva

Lamego, não sei como é seu método de instalação, mas como o meu é 6.06 eu só cliquei 2x no arquivo e digitei a senha de root, dai ele começou a instalar e pronto, no diretório /usr/bin não tem nenhum arquivo chamado gizmo, ja tentei a reinstalação dele e nada, ja tentei até localizar o arquivo, mas não acha, tentei o locate gizmo, e aparece o seguinte:
root@suporte-desktop:/usr/lib# locate gizmo
/usr/lib/libwx_gtk2u_gizmos-2.6.so.0.0.0
/usr/lib/libwx_gtk2u_gizmos_xrc-2.6.so.0.0.0
/usr/lib/libwx_gtk2u_gizmos-2.6.so.0
/usr/lib/libwx_gtk2u_gizmos_xrc-2.6.so.0

Só que pelo que sei, isso é biblioteca, e através disso não tem como abrir o programa não.
E no meu não instalou atalho no menu não.
Há e desculpe pela falta de detalhes, vou tentar melhorar nas próximas.
desde já obrigado.

Lamego

gilbertosilva,
faz download do pacote e depois instala no terminal:
sudo dpkg -i nome_do_pacote.deb

Por algum motivo o instalador gráfico ão instalou e não indicou o erro.

Nota: No Ubuntu não se deve utilizar root como você está fazendo...
João Luís Marques Pinto