RSYNC e SSH

Iniciado por renanpro03, 05 de Novembro de 2012, 09:56

tópico anterior - próximo tópico

renanpro03

Bom dia galera!
Preciso da ajuda de vocês...
Estou com um servidor externo onde é salvo o backup de uma empresa usando rsync. (Daemon)

Nesta última semana eu implementei o Rsync com SSH utilizando usuário normal do sistema, não pode ser efetuado como root.
A autenticação do SSH foi feita por chave RSA e está funcionando 100% porém ao usar em combinação com o RSYNC estava apresentando um erro onde pesquisei sobre e constatei que na pasta HOME do usuário, precisa existir um arquivo de configuração do rsync no caso seria o rsyncd.conf (um arquivo para cada usuário) contendo a informação de seu módulo. Até ai tudo bem, criei um hard link para o arquivo original em /etc/rsyncd.conf porém desfiz pois um usuário poderia consultar esse arquivo e ver a configuração dos demais módulos.
Tentei procurar algum comando que me deixasse a partir do cliente especificar o arquivo de configuração mas não deu certo.

A solução ideal que eu encontrei seria manter 1 arquivo rsyncd.conf exclusivo na pasta HOME de cada usuário (no servidor destino), e caso o usuário abra esse arquivo, ele irá ver somente a configuração ref. a ele. O arquivo possui somente permissão leitura, mas se por ventura de algum modo ele for excluído/alterado o rsync não conectará.

Alguém já passou por esse senário e saberia informar alguma solução melhor?

Caso alguém tenha dúvidas quanto a configuração do rsync com o SSH é só me comunicar que eu ensino a fazer passo a passo, funcionou que é uma beleza!

Abraço a todos.