[Resolvido]Ambiente gráfico Unity não carrega mais

Iniciado por groove, 18 de Agosto de 2012, 22:29

tópico anterior - próximo tópico

groove

Olá pessoal, tenho um notebook Vostro 3550 com vídeo híbrido, instalei o driver da ATI para linux baixado do site deles mesmo, estava tudo funcionando certo mas quando atualizei o Ubuntu(aquelas atualizações de sistema) ele não carrega mais o modo gráfico no Unity. Quando liguei pela primeira vez após atualizar deu uma mensagem de erro falando que o gráfico iria rodar na configuração mais baixa e talz, mas das outras vezes que aconteceu isso eu modifiquei o arquivo xorg.conf adicionando uma linha assim:
load "dri"

Alguém sabe como resolver isso de forma definitiva?
Ubuntu 18.04

AdvancedS17

Tenta algo como sudo apt-get remove --purge unity e depois sudo apt-get install unity se não resolver vai subindo a escada dos mais pesados como ubuntu-desktop ou (x/l/k/ed/outros)ubuntu-desktop até chegar no xorg com os parâmetros de remoção e depois de instalação.

Graças a Deus/Universo.
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

groove

Eu tive que remover tudo relacionado ao driver proprietário da ATI, utilizando a placa de vídeo integrada do i5 o Unity funciona sem problemas..vou tentar instalar novamente o driver da ATI.
Achei estranho que depois da atualização do Ubuntu o arquivo xorg.conf simplesmente foi apagado, li alguns comentários que esse arquivo não existe mais a partir do 12.04, gostaria de saber onde fica então o arquivo de configuração dos módulos de vídeo do Ubuntu.
Ubuntu 18.04

AdvancedS17

Citação de: groove online 21 de Agosto de 2012, 16:03
Eu tive que remover tudo relacionado ao driver proprietário da ATI, utilizando a placa de vídeo integrada do i5 o Unity funciona sem problemas..vou tentar instalar novamente o driver da ATI.
Achei estranho que depois da atualização do Ubuntu o arquivo xorg.conf simplesmente foi apagado, li alguns comentários que esse arquivo não existe mais a partir do 12.04, gostaria de saber onde fica então o arquivo de configuração dos módulos de vídeo do Ubuntu.

Pelo que sei esse modelo de note é até certificado pro Ubuntu; estranho você precisar de um driver extra. Com os nativos do Ubuntu ele não funciona?
Um outro tópico desse foi movido pra seção Notebooks e Handhelds, olha lá e vê se encontra caso não continue aqui mesmo.
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

AdvancedS17

Citação de: AdvancedS17 online 21 de Agosto de 2012, 16:07

Pelo que sei esse modelo de note é até certificado pro Ubuntu; estranho você precisar de um driver extra. Com os nativos do Ubuntu ele não funciona?
Um outro tópico desse foi movido pra seção Notebooks e Handhelds, olha lá e vê se encontra caso não continue aqui mesmo.

VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84528.0.html

groove

Citação de: AdvancedS17 online 21 de Agosto de 2012, 16:07

Ele funciona com os módulos nativos, mas isso o vídeo integrado do i5, não consigo mudar para o módulo da ATI. Quando instalei o driver proprietário da ATI, ele tem um software que permite alternar entre o vídeo integrado e o dedicado.
Ubuntu 18.04

AdvancedS17

Nesse tópico definitivo que citei àcima diz que não pode utilizar o driver proprietário junto com o nativo; tem que desabilitar um dos dois.

groove

Após seguir detalhadamente este tutorial http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1930450, consegui instalar perfeitamente os drivers proprietários da ATI. Estava errando em não criar o pacote antes de instalar o driver, estava instalando o arquivo baixado direto o ".run". Obrigado pela contribuição ai galera.
Ubuntu 18.04