Retardar incialização de programas no arranque do sistema (Resolvido)

Iniciado por Xin, 09 de Agosto de 2011, 23:50

tópico anterior - próximo tópico

Xin

Pessoal, é o seguinte:

Eu gosto de colocar alguns programas para iniciar com o sistema (como o de email, por exemplo, caso contrário esqueço de acessá-lo).

O problema disso tudo, é que o sistema fica lento na inicialização e eu não tenho tanta necessidade desses programas tão prontamente.

Procurando uma solução para isso eu encontrei um script (não lembro onde!) que ensinava como retardar a incialização do conky. Então eu usei esse script que ficou mais ou menos assim:

#!/bin/sh
sleep 120 && thunderbird

Eu tenho duas dúvidas:
1ª) Como eu faço para matar o processo do script logo depois que o programa inicia? Depois que ele desempenha sua função ele continua lá rodando!
2ª) Seria possível colocar mais de um programa num script só?

Bem é isso... Espero que alguém me ajude, e tenho certeza que servirá para outros também!

Muito obrigado!
"Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque."

Andreson Goveia

Citação de: Xin online 09 de Agosto de 2011, 23:50
Pessoal, é o seguinte:

Eu gosto de colocar alguns programas para iniciar com o sistema (como o de email, por exemplo, caso contrário esqueço de acessá-lo).

O problema disso tudo, é que o sistema fica lento na inicialização e eu não tenho tanta necessidade desses programas tão prontamente.

Procurando uma solução para isso eu encontrei um script (não lembro onde!) que ensinava como retardar a incialização do conky. Então eu usei esse script que ficou mais ou menos assim:

#!/bin/sh
sleep 120 && thunderbird

Sim dá é só ir acrescentando abaixo exemplo:

#!/bin/sh
sleep 120 && thunderbird
sleep 125 && conky
sleep 130 && mercury

e por ai ai
No sleep você coloca o tempo que quiser é claro.

Creio que ao fechar os programas o script é "fechado também"
mas você pode tentar colocar um & depois do comando de chamar o programa

assim

sleep 125 && conky &

isso indica para o programa em segundo plano e não prender o script a ele
no meu ver esse escript que vai ser rodar como se fosse no terminal, então para fecha-lo deve bastar colocar um exit no final assim

Citar#!/bin/sh
sleep 120 && thunderbird &
sleep 125 && conky &
sleep 130 && mercury &
exit

Mas não tenho certeza, faça um teste não vai prejudicar em nada, hehe

Xin

Muito obrigado!

Vou experimentar agora mesmo...

Por isso que eu gosto do linux, vocês da comunidade estão sempre dispostos a ajudar!

Um abraço a todos!
"Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque."

Xin

Andreson Goveia

Que bom  :D :D :D
Estava curioso para saber se ia dar certo.  ::)

Agora se possivel coloca o icone solucionado também no primeiro tópico ok?

sigur

Citação de: Andry online 09 de Agosto de 2011, 23:54
Citação de: Xin online 09 de Agosto de 2011, 23:50
Pessoal, é o seguinte:

#!/bin/sh
sleep 120 && thunderbird

Sim dá é só ir acrescentando abaixo exemplo:

#!/bin/sh
sleep 120 && thunderbird
sleep 125 && conky
sleep 130 && mercury

e por ai ai
No sleep você coloca o tempo que quiser é claro.

Creio que ao fechar os programas o script é "fechado também"
mas você pode tentar colocar um & depois do comando de chamar o programa

assim

sleep 125 && conky &

isso indica para o programa em segundo plano e não prender o script a ele
no meu ver esse escript que vai ser rodar como se fosse no terminal, então para fecha-lo deve bastar colocar um exit no final assim

Citar#!/bin/sh
sleep 120 && thunderbird &
sleep 125 && conky &
sleep 130 && mercury &
exit

Mas não tenho certeza, faça um teste não vai prejudicar em nada, hehe

Tenho interesse em fazer meu conky ligar junto. Onde devo salvar o script? Estou usando o Lubuntu e não tenho o tal gerenciador para aplicativos de inicialização, que já encontrei o pessoal sugerindo por aí.