Teclado americano (Acer aspire 5003 wlmi), acentua mas não exibe ç, no lugar ć.

Iniciado por Palach, 04 de Setembro de 2006, 09:39

tópico anterior - próximo tópico

Palach

Fala galera durante a configuração dpo sistema após instalado, configurei meu teclado da seguinte forma:
layout english-us, intl com layout internacional, todas as acentuações funcionam, porém a cedilha não aparece o que vem no lugar eh o c com acento agudo, alguém pode me ajudar?

jmanu

Boa noite, pessoal, minha primeira pergunta já foi feita pelo colega Palach.  No meu Microsoft Wireless Comfort Keyboard acontece exatamente amesma coisa com o cedilha.  Existe solućão pra isso?

Abraćos!  (vejam o cedilha, que ridículo!)

Daniel Apolinario

Amigo,

Tive esse problema testando o Mint.
Pra resolver vá em Sistema>Preferência>Teclado. Na Hardy, click com o botão direito na caixa de texto e escolha no sub-menu "Métodos de entrada" o que corrigir seu problema, se não me engano, o que corrigiu meu problema foi a opção "cedilha"

Tá aí!
Esse é o poder da comunidade!

VB5

No 7.10:

Sistema>Preferências>Teclado:
Modelo:  Generic 105-key (Intl) PC
Disposições: U.S. English International ( with dead keys)

No 8.04: ainda não atualizei...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

clcampos

O meu esta assim:

EUA Internacional alternativo (antigo us_intl)

Como esta tudo funcionando nem mexi mais.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

jmanu

Pois é, pessoal... Antes, o meu teclado não acentuava palavra alguma e, após configurá-lo como sugerido, faltou apenas o cedilha.  O meu Ubuntu é o 8.04.  Mas é importante ressaltar o seguinte:  tentei modificar algun s arquivos no terminal e - surpresa - nestes arquivos o c edilha funciona normalmente.  No entanto, ao abrir o mesmo gedit num novo arquivo, ou qualquer outro aplicativo, o cedilha não funciona...

Continuo esperanćoso de corrigir este pequeno mas irritante problema...

Abraćos!

vebersol

Pode parecer loucura, mas esta solução funcionou para mim:

echo GTK_IM_MODULE=cedilla >> /etc/environment

Fonte: http://blog.faccenda.org/8

jmanu

Infelizmente, a solućão não deu certo... O sistema respondeu que minha permissão foi negada...  Mais um detalhe curioso: quando dou gedit, o editor de texto não aceita cedilha; quando dou sudo gedit, o editor aceita normalmente.  Ou seja, será que o problema está somente no meu usuário???

Continuo sem cedilhas... :( :( :(

jmanu

Pessoal, continuo sem conseguir digitar o raio do cedilha .... será que nenhum bom samaritando pode me auxiliar nisso?  Pesquisei em tudo quanto foi lugar, sem sucesso... :(

mag00

Não sei se resolveu o seu problema, mas aqui no meu caso também não acentua o ç com "normalmente" conhecemos.

Entretanto, pesquisando na internet, eu descobri que pode-se fazer o ç utilizando-se alt+vírgula + c, ao invés do acento agudo + c.

Tente isso.

Estou usando assim enquanto não conseguir fazer funcionar normalmente.

A dica do Daniel Apolinário só funciona na tela de configuração do teclado. Depois que sai daquela tela ele não "salva" a sua escolha, e tudo continua como antes.

[]'s

ErickSantos

Citação de: vebersol online 05 de Maio de 2008, 14:21
Pode parecer loucura, mas esta solução funcionou para mim:

echo GTK_IM_MODULE=cedilla >> /etc/environment

Fonte: http://blog.faccenda.org/8

Citação de: jmanu online 07 de Maio de 2008, 00:04
Infelizmente, a solućão não deu certo... O sistema respondeu que minha permissão foi negada... 

voce tentou sudo echo GTK_IM_MODULE=cedilla >> /etc/environment?

mag00

Corrigi meu post pois havia informado como "vírgula + c", mas na verdade é "alt+vírgula + c".

@ErikSantos
Não funcionou comigo também.
mag00@Q6600:~$ sudo echo GTK_IM_MODULE=cedilla >> /etc/environment
bash: /etc/environment: Permission denied
mag00@Q6600:~$

[]'s

gabriel.tux

Olá pessoal tive este mesmo problema,
mas foi porque instalei meu XUbuntu na lingua inglesa
pois a primeira vez eu instalei em português e foi normal!
pra resolver é muito simples, basta editar um arquivo.
(mas antes os outros acentos devem estar normal, ou seja, o teclado deve estar configurado para usar Ingles Internacional... )

Soluções:

1 - você pode usar o "ç" pelo "Alt Gr + ," (ou "Alt Gr + <") assim num precisa editar arquivo nenhum e você continuará tendo o "c" acentuado XD

2 - Editar o arquivo "/etc/environment" e adicionar no final do arquivo GTK_IM_MODULE=cedilla

Ex1 de como editar o arquivo:

sudo su   # para entrar como root (deus);
#(digite sua senha)
echo 'GTK_IM_MODULE=cedilla' >> /etc/environment # ("echo" vai jogar o que estiver dentro da "apostrofe" no final (>> significa jogar no final do arquivo) do arquivo /etc/environment;

Ex2 de como editar o arquivo:

sudo su # para entrar como root (deus);
#(digite sua senha)
vim /etc/environment # abrir o arquivo pelo programa vim
# agora você deve teclar "Ins" (Insert no teclado) para entrar no modo de edição
# no final do arquivo digite:
GTK_IM_MODULE=cedilla
# tecle ESC e digite
:wq # o ":" significa que vai realizar uma ação, e o "wq" pra salvar e sair respectivamente

#após editar o arquivo environment é necessario reiniciar o X, fazendo "Log out" ou pressionando as teclas "Alt + Ctrl + Backspace"
#prontinho

Darcamo

Tive esse problema faz tempo e lembro que era porque o idioma do Ubuntu estava em inglês. Após mudar para português o problema foi resolvido.

O seu por acaso estaria em inglês (ou outra língua diferente do português)?