Modo de consola !!!

Iniciado por txifas, 25 de Setembro de 2006, 15:00

tópico anterior - próximo tópico

txifas

boas pessoal,

eu sou 1 novato que voltou a querer experimentar o linux. tenho o ubuntu instalado.

Se algume poder ajudar ...
gostava que me dissessem como é que o inicio automaticamente em modo de consola ? depois para iniciar em modo de graficos basta dar comando startx, certo ?

[] pessoal

Xterminator

Algum motivo especial para querer iniciar no modo console?
não que seja da minha, mas dizendo o motivo seria mais fácil...
PS: Seu modo gráfico já está corretamente configurado?
com estas 2 respostas eu posso explicar o caminho, não querendo ser chato pois o processo é um pouquinho complicado e talvez nem seja necessário realmente vc entrar direto no modo texto.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=680.0

GDA

Oi,

Se vc quer entrar no modo console (independente de fazer ou não o login no modo gráfico), basta teclar qualquer seqüência de CTRL+ALT+F1 a CTRL+ALT+F6. Para retornar ao modo gráfico (padrão), basta teclar CTRL+ALT+F7. Lá do terminal console você vai poder iniciar outros terminais gráficos.

Leia esse tópico para entender mais sobre como entrar em modo gráfico:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=9458.0

Mas se vc quer mesmo fazer tudo do modo console desde o início, vc pode baixar uma versão Alternate do Ubuntu e fazer a instalação da opção "Server". Só que aí vc não vai ter nada gráfico, e vai ter de instalar (se quiser) tudo do zero... O que é uma ótima forma de aprender!

Boa sorte! :)
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

txifas

obrigado aos dois!

essa do ctrl+alt+f... já sabia.

é assim eu recentemente entrei numa empresa onde utilizo o linux, ele inicia-se em modo de consola, dai querer me abituar com o meu em casa, dai querer fazer o mesmo no meu.

eu ainda nao configurei o modo de grafico, pois quando faço ctrl+alt+f1, depois no modo consola ao fazer startx nao consigo voltar, dai pensar que nao deve estar configurado. agradeço a ajuda.

depois tenho outras coisas para me ensinarem se puderam  :)

mt obrigado pela ajuda.

Lamego

Citaré assim eu recentemente entrei numa empresa onde utilizo o linux, ele inicia-se em modo de consola, dai querer me abituar com o meu em casa, dai querer fazer o mesmo no meu.
txifas,
entrar em modo de consola não ajuda em nada a aprendizagem de linux, o ubuntu ja faz o "startx" automaticamente, nao podes correr dois X no mesmo sistema a menos que utilizes opçoes para varios displaus.
De qualquer forma se acreditas mesmo que vais aprender mais alguma coisa por utilizar a consola, fazer ctrl-alt-FN para mudar entre consola e modo grafico é tecnicamente equivalente á consola sem o startx.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

GDA

Citação de: Lamego online 25 de Setembro de 2006, 17:28
entrar em modo de consola não ajuda em nada a aprendizagem de linux...

Com todo respeito à sua bagagem, "em nada" é um pouco generalizado demais, não acha?
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Lamego

GDA,
não é generalizar, ter uma consola ou abrir um terminal em gnome permite aprender absolutamente o mesmo.

A menos que o objectivo da aprendizagem seja configurar o Xorg ou o WM mas aí o melhor então é melhor mesmo é instalar o Xorg, gnome etc, do código fonte, o que não me parece ser muito pedagógico para quem não sabe ainda mexer no sistema.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu