Organizacao de programas no HD

Iniciado por jrrhack, 04 de Setembro de 2006, 18:04

tópico anterior - próximo tópico

jrrhack

Olá

Hoje eu notei que meu HDA1 está ficando cheio, entao eu gostaria de saber umas coisas:

Há alguma maneira de eu mover todos os programas instalados para outro HD?  (HDC2)

Existem alguns programas instalados em /home e outros instalados como root como eu gerencio eles?

Alguns programas eu instalei baixando e rodando $./configure ou $make install eles ficam todos registrados no synapse? Como faço para remover esses programas caso eu queira?

Lamego

CitarHá alguma maneira de eu mover todos os programas instalados para outro HD?  (HDC2)
Só copiando a instalação completa do sistema ou então copiando os arquivos, verifica  a pasta /var/cache/apt/archives/ tem aí todas as actualizações e pacotes instalados após instalação do sistema.

CitarExistem alguns programas instalados em /home e outros instalados como root como eu gerencio eles?
Não existem programas instalados em /home, se existem foram mal instalados, os unicos programas que podem aí estar são os de Wine no .wine.

CitarAlguns programas eu instalei baixando e rodando $./configure ou $make install eles ficam todos registrados no synapse? Como faço para remover esses programas caso eu queira?
Deve evitar instalar programas a partir do codigo fonte para evitar estes problemas, o make install não registra nada no synpatic, para isso seria necessário utilizar o comando: sudo checkinstall make install para gerar os pacotes antes de instalar.
Agora não tem como identificar os programas que estão instalados.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

jrrhack

Citação de: Lamego online 04 de Setembro de 2006, 18:36

CitarHá alguma maneira de eu mover todos os programas instalados para outro HD?  (HDC2)
Só copiando a instalação completa do sistema ou então copiando os arquivos, verifica  a pasta /var/cache/apt/archives/ tem aí todas as actualizações e pacotes instalados após instalação do sistema.

Putz isso quer dizer que o meu HD necessariamente deve ter espaco suficiente para todos os programas mais o sistema? E, se no caso eu queira instalar mais programas, preciso comprar um HD maior e mover todo o sistema para este novo HD? Ou existe alguma maneira de configurar o Linux para utilizar outro HD como complemento do primeiro?

A minha configuração é de 3 hds, sendo um de 40gb e dois de 80gb, o sistema está no HD de 40gb, somente sistema dividido 10gb para windows, e o resto para linux e swap. Sendo que nos outros HDs eu guardo arquivos de trabalho e o terceiro HD arquivos multimedia e imagens.

CitarExistem alguns programas instalados em /home e outros instalados como root como eu gerencio eles?
Não existem programas instalados em /home, se existem foram mal instalados, os unicos programas que podem aí estar são os de Wine no .wine.

Apaguei esses dias o diretorio /home/user/cxoffice e o crossoffice parou de funcionar... nao sei o que ele gravou ali, mas a questão é sempre que for instalar programas é recomendado executar a instalacao em ROOT? (existem programas que nao listam no meu synapse)

CitarAlguns programas eu instalei baixando e rodando $./configure ou $make install eles ficam todos registrados no synapse? Como faço para remover esses programas caso eu queira?
Deve evitar instalar programas a partir do codigo fonte para evitar estes problemas, o make install não registra nada no synpatic, para isso seria necessário utilizar o comando: sudo checkinstall make install para gerar os pacotes antes de instalar.
Agora não tem como identificar os programas que estão instalados.

Isso é complicado, pois esses dias instalei o baytrans pelo symaptic e não funcionou, assim como o wacomtools, entao baixei e instalei a partir do source e acredito que seus arquivos foram parar em vários diretórios espalhados pelo sistema e nao tem como remover eles, acho.

Lamego

CitarPutz isso quer dizer que o meu HD necessariamente deve ter espaco suficiente para todos os programas mais o sistema? E, se no caso eu queira instalar mais programas, preciso comprar um HD maior e mover todo o sistema para este novo HD? Ou existe alguma maneira de configurar o Linux para utilizar outro HD como complemento do primeiro?
Pode dividir os arquivos de Linux por vários discos, não tem que ficar tudo num unico disco.

CitarA minha configuração é de 3 hds, sendo um de 40gb e dois de 80gb, o sistema está no HD de 40gb, somente sistema dividido 10gb para windows, e o resto para linux e swap. Sendo que nos outros HDs eu guardo arquivos de trabalho e o terceiro HD arquivos multimedia e imagens.
30GBs é mais que suficiente para uma MEGA, o seu maior problema neste momento parece ser identificar o que é que está utilizando esse espaço monstruoso.
CitarApaguei esses dias o diretorio /home/user/cxoffice e o crossoffice parou de funcionar... nao sei o que ele gravou ali, mas a questão é sempre que for instalar programas é recomendado executar a instalacao em ROOT? (existem programas que nao listam no meu synapse)
O Crossover office é baseado em Wine, esse sim instala os programas em /home, provávelmente é tambem onde está sendo consumido uma grande parte do espaço do seu disco, tem a certeza que precisa disso ? Já experimentou o OpenOfffice ?

João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

jrrhack

Instalei o Crossover para tentar rodar alguns programas que eu precisava rodar no Linux, como Photoshop, Illustrator, suitcase mas eles nao rodam nem com Crossover, Wine, Cedega, Qemu, nada...
Nao desistalei o Crossover por que achava que ele nao ocupava quase nada (pois nao tenho nenhum programa windows instalado)
Sim uso o Openoffice desde a epoca do Staroffice do OS/2 (que era precario)