Instalação Ubuntu 12.10 em HD Virgem com Windows 8 em outro HD.

Iniciado por creativehck, 16 de Novembro de 2012, 03:50

tópico anterior - próximo tópico

creativehck

Olá.
Este é meu primeiro tópico nesse fórum e também meu primeiro contato com Ubuntu. Peço a ajuda de vocês para conseguir solucionar um problema que está me tirando do sério.
Eu tenho uma máquina com 2 hds, 1 deles está o Windows 8 e em outro HD (virgem, formatado em NTFS pelo próprio Windows 8) eu tenho 2 partições de 55gb.
Baixei a versão 12.10 versão 64 diretamente do site. Baixei a iso e extraí os arquivos para uma pasta, para assim gravar no DVD com o ultraiso. Rodei o DVD e passou direto para o Windows. Na BIOS novamente desabilitei o boot por hd ou flash drive e deixei apenas pelo driver de DVD. Me reportou um erro dizendo que não conseguia fazer o boot.
Novamente baixei a iso do site (pensando que pudesse ter vindo corrompida ou eu ter corrompido com a extração), gravei a imagem diretamente no DVD e repiti as 2 primeiras tentativas. Completamente iguais.
Já lí tanto nesse fórum que comecei a me confundir com tanta informação. Gostaria então da ajuda de vocês para resolver esse problema.
Desde já agradeço.

PS: a Primeira vez que gravei a iso foi apenas a pasta EFI. Achei estranho e vi os arquivos ocultos da pasta, mostrando ai todos os arquivos de instalação. Na segunda vez que gravei a iso, mandei diretamente para o DVD, do jeito que baixou.

irtigor

1 - Olhe a integridade do arquivo: https://help.ubuntu.com/community/HowToMD5SUM
2 - Você não pode descompactar. Use a opção "Gravar imagem/Burn image" ou equivalente, também evite velocidades altas.
3 - Entre no uefi e marque boot pelo cd/dvd.
4 - Coloque o disco, reinicie e teste.

creativehck

#2
Para não ficar desorganizado, deletei todos os meus outros posts para colocar tudo que eu fiz até agora em 1 só.
Segue:

Problema com a instalação:
Acessei o site http://www.md5summer.org/download.html, baixei a versão: - download 1.2.0.11 beta release de 05-04-2006.
Rodei no computador e escolhi a iso, cliquei create sums e ok. Logo após, abri o arquivo criado ubuntu-12.10-desktop-amd64.md5 com o notepad++. Abriu.
Acessei o site https://help.ubuntu.com/community/UbuntuHashes e conferi os códigos. Tudo certo.
Eu desconectei o HD com Windows, desabilitei na BIOS a acesso ao HD particionado e finalmente rodou pelo DVD. Testei primeiro para ver como era. Instalei.

Dentro do sistema:
Primeira coisa que fiz foi ir àquele painel de todas as configurações que seria o painel de controles do Windows...mudei aparência, conheci o ubuntu one, cor, monitores, som e por fim canais de software. Instalei as atualizações e busquei o driver prioritário para minha placa de vídeo. Reiniciei. Apareceu umas 4 mensagens de erro mas o sistema rodou da mesma forma. Nao aparecia imagem no segundo monitor. Depois que coloquei a senha, apareceu somente o desktop, sem ícones ou barras. Botão direito e cliquei alterar plano de fundo. Localizei todas as categorias. Entrei de novo no que seria todas as configurações. Voltei para X.OrgXserver. A barra de atualização me parece travada em pouco mais da metade. Leds de HD nao piscam, mas movimento mouse e opções do botão direito funcionam.

Revertendo as configurações:
Reiniciei a máquina, botão direito de novo no alterar plano de fundo e depois todas as configurações. Mais uma vez deixei em X.OrgXserver e reiniciei.
A máquina não apresentou aqueles 4 erros da etapa anterior, reiniciou normal e a barra, bem como meu outro monitor funcionando perfeitamente. Loucura.

Instalando componentes e softwares
Agora que a máquina parece estável, fiz tudo e instalei tudo (inclusive usando o painel de comandos pela primeira vez) conforme esse site: http://tutorfreebr.blogspot.com.br/2012/10/quais-ajustes-tenho-que-fazer-depois-de.html
Tudo parece perfeito, embora de vez em quando dar uma leve travada na imagem, como se a placa de vídeo estivesse com problemas. Verei isso mais tarde.


Dual Boot com Windows 8
Desliguei a máquina. Coloquei os cabos do HD com Windows 8 e habilitei na BIOS. Percebi que a BIOS não me mostra como opção de inicialização o HD Com o Ubuntu. Reiniciei e passou direto para o Windows. Agora definitivamente não sei o que fazer. Se alguém puder dar uma luz, eu agradeço.

Primeira impressão do Ubuntu
Eu sei que 90% do mundo está viciada no Windows. Se sente confortável nele. Eu não sou diferente, contudo, eu me adaptei fácil ao MAC OS X no meu powermac e, digo mais, trocaria fácil o Windows pelo OS X, só não o faço definitivamente porque todos sabem da dor de cabeça para instalar um OS X em AMD. Para isso, eu deveria comprar um novo MAC com suporte aos softwares semelhantes que eu uso: Logic Pro, Final Cut, etc em relação ao adobe máster collection CS6, suíte sony (vegas pro, movie studio e sound forge). Como meu powermac é antigo, não tem mais atualizações de OS X e tampouco rodam as novas versões desses softwares. Portanto, para atender minhas necessidades, continuo no Windows e ainda ressalto que a versão 8, até o presente momento, está sendo o melhor sistema operacional que eu já trabalhei. Vou ainda contra à tudo que todos dizem em relação à nova versão da Microsoft: O sistema é leve, sem incompatibilidades, enxuto e não trava por nada.
Já o Ubuntu eu achei num primeiro momento confuso, difícil de se chegar aos softwares específicos, deficiência no que seria um "spotlight". Adorei o prompt de comando. Acho isso muito interessante e só agrega pleno conhecimento da plataforma. A parte gráfica achei péssima (leva-se em consideração que minha placa de vídeo pode estar com algum conflito). Os botões de abrir, minimizar e fechar que não se decidem se ficam como Apple (na esquerda) ou Microsoft (na direita), achei a loja muito desorganizada perto também da Apple e Microsoft, encontrei dificuldade para ações bem básicas, como simplesmente desligar o computador.
Eu sei que é loucura escrever isso num fórum de usuários de Ubuntu, mas ainda não está para mim. Vou deixar nesse HD, vou continuar usando e me aventurando pelos seus infinitos limitados recursos.
Acredito que não mais entrarei nesse fórum, pois não tenho nada à acrescentar e qualquer problema que tiver daqui por diante vou me virar sozinho. Agradeço a quem prontamente me respondeu e aos que leram, tomara que tudo isso seja útil para alguém.


Valeu e bom trabalho pra quem fica.



Ioca100

#3
"Eu sei que é loucura escrever isso num fórum de usuários de Ubuntu, mas ainda não está para mim. Vou deixar nesse HD, vou continuar usando e me aventurando pelos seus infinitos limitados recursos.
Acredito que não mais entrarei nesse fórum, pois não tenho nada à acrescentar e qualquer problema que tiver daqui por diante vou me virar sozinho. Agradeço a quem prontamente me respondeu e aos que leram, tomara que tudo isso seja útil para alguém."

Bom dia colega, nosso Fórum é um local para aprendizado e compartilhamento de conhecimento, isto feito com alegria, com dedicação e compreensão.Fique à vontade para perguntar e participar no nosso convívio.Com o tempo e aprendizado, nós todos vamos ficando mais conhecedores do sistema Linux/Ubuntu e seu uso se torna mais fácil e vira normal pelo costume, pois, é diferente do Win2 e do  Mac OS(embora exista uma dock no lado esquerdo , os botões no mesmo lado ,  os menus se pareçam e outras coisas).
Boa sorte no aprendizado e uso do Ubuntu e conte com o Fórum para suas dúvidas.
Veja umas customizações.
Usuário Linux- 449417

agente100gelo

Só pra acrescentar o Ioca100: tente experimentar outras interfaces gráficas no Linux. Diferente do Windows/Mac você pode experimentar várias numa mesma instalação.

Particularmente, não gosto da interface Unity (padrão do Ubuntu).

Sugiro conhecer:

Gnome-Shell; http://www.gnome.org/gnome-3/
KDE: http://www.kde.org/screenshots/
Cinnamon: http://gnuman.com/linux-mint-13-cinnamon-screenshots/

Se tiver interesse passamos as instruções para instalação destas interfaces nessa mesmo Ubuntu seu.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

creativehck

Olá.
Ioca100 e Agente100, agradeço as respostas. Sabe que vocês acenderam uma luzinha na minha curiosidade???rsrsrs.
Particularmente, eu trabalho com computadores/internet/informática desde meus 10 anos de idade, quando roubei um notebook omnibook 300 hp com Windows 3.11 da minha tia enquanto ela dormia e simplesmente formatei-o, fazendo-a sem querer perder todos os seus dados. Literalmente eu não fazia a menor ideia do que fazia Hahaha. ( alguém aqui lembra que ele tinha um mouse imbutido??? Rsrs)
Desde então, venho estudando e trabalhando com computadores. Não sou nenhum hacker, tampouco grande programador, ...sou um usuário comum curioso...Hoje me especializei em áudio e vídeo, área que gosto muito.
Uma vez, a muitos anos, tentei instalar o Linux em uma máquina. Sinceramente nao lembro a versão, mas tinha esse tal de Kde e ou gnome, barra inferior estilo Mac e. Interface cinza. Na instalação, perdi todos os dados de backup da partição do meu HD. Entrei em depressão, mas consegui instalar.
Lógico, nao dava pra entrar na internet, nao instalei nenhum driver, a única coisa realmente efetiva que eu finfou jogar um jogo que nao tinha no Windows e também nao me lembro qual. Na hora de voltar pro Windows, quem disse que eu conseguia formatar a partição em Fat32 de novo?
Peguei trauma.
Aos depois, saiu aquela versão mandrake, acho que veio num cd de uma revista quer assinava. Instalei. Sei lá como, ele novamente bugou meu Windows e eu nao conseguia voltar a partição para fat. Leva novamente o HD para assistência.
Um dos meus primeiros empregos em uma lojista de manutenção de computadores, meu patrão me ensinou alguns macetes de localizar arquivos em HD danificado com Windows pelo Linux ou você versa, nao lembro. Também sem sucesso.
Passei anos tentando aprender o Linux/ mandrake/ ubuntu/ diversas outras versões por tutoriais. Sempre tive um ego meio nojento para fazer cursos avançados de Linux, sei lá porque.
Desculpem a história, mas eu queria elucidar minhas primeiras impressões. Daí chega esses dias, decido então instalar de novo, mas em um HD novo que se der algum problema nao perco nada, Rsrsrsrs, para vocês terem uma idéia, eu até tirei os cabos de alimentação do HD com Windows para evitar qualquer transtorno. Realmente agora eu vejo que foi meio idiota minha resenha sobre o Linux baseado somente no ubuntu 12.10. Eu acho que eu vou tentar outras versões, mesmo se eu nao me adaptar, pelo menos sei a interface, vou conhecer um pouquinho e talvez encontre alguma que e mais a minha cara e me de mais vontade de prosseguir.
Bm, vamos iniciar do 0. Qual versão do Linux vocês acham que de repente seria interessante para tentar de novo?
E mais uma coisa, nao abusando das boas vontades, ainda nao consegui fazer o dual boot....rsrsrs
Grande abraço a todos e muito obrigado pela atenção.

agente100gelo

Instale o pacote gnome-shell e você já tem uma interface pra testar. Basta selecionar na area de login.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Ioca100

#7
Olha, sugiro que você grave um live cd/dvd do Kubuntu 12.04 que tem o ambiente gráfico(KDE) mais parecido com o Windows e dê o boot pelo cd/dvd(marque no Setup como 1ª opção de boot) e na hora vai aparecer a opção para  experimentar, não precisando instalar.
Existe a possibilidade de usar pendrive, dê uma pesquisada aqui no Fórum ou no Google.
Pelo que entendi, você tem a versão do Ubuntu 12.10 instalada e funcionando com o ambiente gráfico Gnome e com Unity por interface gráfica.
Dê uma estudada: http://www.hardware.com.br/tutoriais/ubuntu-1204-entendendo-configurando-unity/
Depois dê o retorno.
Boa sorte.
Usuário Linux- 449417