Banda larga não conecta ao inicializar o sistema (Ubuntu 12.04)

Iniciado por renanlinux, 03 de Outubro de 2012, 22:13

tópico anterior - próximo tópico

renanlinux

Olá pessoal,

Uso o Speedy em casa com modem DSL e configurei as Conexões de Rede para que conectasse automaticamente, ou seja, quando eu ligar o computador ele deveria conectar, correto? Só que isso só acontece de vez em quando, a maioria das vezes tenho que clicar em "Desabilitar rede" e "Habilitar rede" e então conecta. Alguém saberia me explicar o motivo disso?

Obrigado!!!
Notebook intelbras 14,1" 1280x800, monitor externo LG 22" 1920X1080, intel celeron M 2.13GHz, HD 160GB, 1GB RAM, C:\ D:\ E:\ windows XP professional - F:\ windows 7 home basic, EXT4: ubuntu 14.04 trusty tahr.

zekkerj

Você liga o modem ao mesmo tempo que o computador? Se ele demorar a sincronizar o sinal DSL, pode ser que o boot do computador termine antes, fazendo com que a conexão inicial falhe.

Pra melhorar isso, você pode passar a deixar o modem ligado, e/ou configurá-lo para o modo roteador. Assim você passa a conectar com conexão totalmente automática, em vez de DSL.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Ioca100

Usuário Linux- 449417

Aguilar

Citação de: zekkerj online 05 de Outubro de 2012, 11:30
Você liga o modem ao mesmo tempo que o computador? Se ele demorar a sincronizar o sinal DSL, pode ser que o boot do computador termine antes, fazendo com que a conexão inicial falhe.

Pra melhorar isso, você pode passar a deixar o modem ligado, e/ou configurá-lo para o modo roteador. Assim você passa a conectar com conexão totalmente automática, em vez de DSL.

Para este problema eu tenho um script que é executado usando o cron, para verificar se a conexão "pppX" está ativa, se não estiver ele faz conectar automáticamente.

Precisa do pacote rp-pppoe.

Irei disponibilizar o script:

##
##Disponibilizado por Aguilar - ubuntuforum-br.org
##ha algum tempo, nao lembro quando...
##
#!/bin/bash
PPPSTATUS=`ifconfig | grep ppp0 | awk '{print $1}'`
if [ ! $PPPSTATUS ]; then
echo "$PPPSTATUS";
echo "MODEM DESCONECTADO!!!!";
/sbin/ifdown ppp0;
adsl-start;
/sbin/ifup ppp0;
/bin/scripts/firewall.sh;
else
echo "PPP ATIVA E CONECTADO ;-)"
/bin/scripts/firewall.sh;
fi

Simples e funcional.

Agora só colocá-lo para de tempos em tempos ser executado no crontab.

assim, quando sua conexão cair ou não conectar no inicio, o script checa se está conectado ou não.

Se não, então, ele manda conectar.

Se estiver conectado... bom.. mantém conectado.

Abraço
"Vivendo e Aprendendo... e Compartilhando"

renanlinux

Às vezes estou na internet e reinicio o computador com o modem ligado e mesmo assim não conecta, ou seja a internet já estava pronta (acho).
Então isso que vocês me disseram pra fazer não tenho ideia de como faz, alguém poderia me explicar como configurar o modem para o modo roteador para ele sempre permanecer conectado?

Obrigado!!!
Notebook intelbras 14,1" 1280x800, monitor externo LG 22" 1920X1080, intel celeron M 2.13GHz, HD 160GB, 1GB RAM, C:\ D:\ E:\ windows XP professional - F:\ windows 7 home basic, EXT4: ubuntu 14.04 trusty tahr.

zekkerj

Pra saber como configurar seu modem, você tem que consultar o manual do usuário dele. Não temos como saber como configurar o seu modem, são muitas marcas e modelos diferentes pra que a gente saiba qual deles é o seu.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Aguilar

Citação de: renanlinux online 10 de Outubro de 2012, 20:48
Às vezes estou na internet e reinicio o computador com o modem ligado e mesmo assim não conecta, ou seja a internet já estava pronta (acho).
Então isso que vocês me disseram pra fazer não tenho ideia de como faz, alguém poderia me explicar como configurar o modem para o modo roteador para ele sempre permanecer conectado?

Obrigado!!!

Ache o modelo do seu modem aí.

Neste site tem quase tudo sobre adsl/modens...

http://www.portaladsl.com.br/portaladsl_contentid_279.html
"Vivendo e Aprendendo... e Compartilhando"