Conexão de terminais burros lenta com LTSP5 no Ubuntu 10.4

Iniciado por akonady, 20 de Outubro de 2012, 14:25

tópico anterior - próximo tópico

akonady

E aee galera, blz? Estou com o seguinte cenário: Modem d-link 500B(DHCP), ligado a porta WAN de um Roteador wireless Engenius ESR-1221, e um cabo ligado da porta LAN à um switch d-link DES-3526 de 24 portas que saem vários cabos ligados aos meus thin clients. Bem, instalei o LTSP5 no meu ubuntu 10.4 no servidor e configurei direitinho, como manda o figurino, rsrssr porém a internet está boa no servidor e muito lenta nos terminais, compartilhei a placa eth0 pelo arquivo rc.local porém a net ta muito lenta. De cara pensei que poderia ser configuração no roteador, mas verifiquei a tudo está aparentemente normal, deixei a WAN como dhcp e obter dns automáticamente, e  a LAN defini um range de 15 à 45 e deixei o dhcp da LAN como Servidor. O que pode estar errado? Obrigado! No Aguardo!

zekkerj

Olá akonady,

O LTSP5 é muito mais pesado que os seus antecessores, por isso terminais antigos não funcionam bem com ele. Qual o hardware desses aparelhos?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

akonady

Processador
- VIA Eden 533MHz / AMD Geode LX 700 / 800

Memória RAM
- 128MB a 512MB DDR SO-DIMM

Memória Flash (Compact Flash)
- 32 MB a 4GB

Vídeo
- 1920x1440 32-bit true color, 85Hz
- 1600x1200 32-bit true color, 85 Hz
- 1280x1024 32-bit true color, 85Hz
- 1024x768 32-bit true color, 85Hz
- 800x600 32-bit true color, 85Hz
- 640x480 32-bit true color, 85Hz

Memória de vídeo
- Compartilhada 8 a 64 MB VT 8623 AGP 8X

Áudio
- Saída: CODEC VT1612A, full stereo 16 bits
- Entrada: microfone 8 bits

Conexões (entrada/saída)
- 01 porta serial, padrão RS-232
- 01 porta paralela, bidirecional
- 01 SVGA DB-15
- 04 USB 2.0 (duas frontais e duas traseiras)
- 03 USB 2.0 (uma frontais e duas traseiras opção wireless)
- 02 portas PS/2 mouse e teclado

Rede
- TCP/IP (suporte a DNS, PPP, DHCP e PPPoE)
- PXE
- 10/100 Mbps, RTL 8139C conector RJ45
- Wireless (opcional)

Temperatura
Operação: 5°C a 40°C
Armazenagem: -40°C a 60°C

Umidade
- 10% a 90% sem condensação

Energia Elétrica
- 5V DC / 30W fonte externa
- Fonte: 100 ~ 240 autosense

Dimensões e Pesos
- Altura: 190 mm
- Largura: 40 mm
- Profundidade: 140 mm
- Peso 0,7 kg 

Mas a questão é que, eu ja havia instalado o LTSP5 para esses terminais, e estava perfeito. a internet estava bem no server e neles de boa, mas ocorreu um erro com o hd do servidor aqui e tive que trocar, e nisso perdi o sistema todo, e tive que reinstalar e configurar de novo no outro disco rigido, então imagino que o problema não seja bem o LTSP5 ser pesado para meus terminais e sim alguma configuração faltando ou errada, que devo ter esquecido ou me perdido, sei la, rsrsr. Mesmo pq, ja havia instalado o LTSP 4.2 para testes, e sinceramente, não vi muita diferença em relação ao 5, alias,a diferença que vi é que é muito mais chato de instalar e configurar.

zekkerj

CitarMesmo pq, ja havia instalado o LTSP 4.2 para testes, e sinceramente, não vi muita diferença em relação ao 5, alias,a diferença que vi é que é muito mais chato de instalar e configurar.
O 4.2, não? O LTSP5 instala com um comando, um "apt-get install".

Seu problema é só a rede lenta, pode ser sua rede, mesmo, que é lenta pro LTSP, ou um ajuste como o de [não] usar conexão criptografada.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

akonady

Ok! E como faço para desabilitar a criptografia da conexão para o LTSP5? Obrigado!

zekkerj

Essa configuração fica no arquivo LTS.conf... pode mostrar o seu?

akonady

Claro! aqui está!

[Default]

// aponta o servidor e o tipo de vídeo utilizado
SERVER           = 192.168.0.10 (IP DO SERVIDOR LTSP)
XSERVER        = auto

//força a estação a ficar com resolução de vídeo 1024
X_MODE_0            = 1024x768
X_VERTREFRESH       = 60
X_COLOR_DEPTH       = 24

//configuração do tipo de mouse das estações
X_MOUSE_PROTOCOL    = "PS/2"
X_MOUSE_DEVICE      = "/dev/psaux"
X_MOUSE_RESOLUTION  = 400
X_MOUSE_BUTTONS     = 3

//configuração do tipo de teclado das estações
XkbModel            = ABNT2
XkbLayout           = br

//aponta que sessão deve ser aberta, no caso o X
SCREEN_01           = startx
RUNLEVEL            = 5

zekkerj

akonady

Ok! Mas no caso do meu lts.conf onde exatamente devo inserir essa linha? Obrigado!

zekkerj

Não sei. Tem muito tempo que não mexo no LTSP. Tente observar no seu, se há alguma organização de seções, como há no smb.conf. Ou então, o link que eu te passei é um manual para esse arquivo, talvez explique a organização.

akonady

Bem, consegui, coloquei no meu lts.conf o parâmetro que vc me disse mas não deu diferença nenhuma. E agora, meus terminais as vezes ligam e as vezes não. Tem vezes que ligo o terminal e fica mais ou menos assim:

TFP....... e nada, fica assim até dar "open timeout". Revisei as configurações do servidor e está tudo normal, reiniciei todos os serviços e tal e mesmo assim o problema continua. O que pode ser? Obrigado!

zekkerj

Volte o LTS.conf anterior. Se voltar ao estado anterior, é a configuração feita.