Aumentar espaço partições Linux

Iniciado por mauriliobr, 20 de Outubro de 2012, 11:33

tópico anterior - próximo tópico

mauriliobr

Bom dia pessoal!

Estou com uma duvida simples porem crucial.

Entrei de vez no mundo linux e estou abandonando quase definitivamente o windows, após maior confiança no sistema operacional utilização de VM etc...

Agora gostaria de saber se com o QParted é possivel eu reduzir o tamanho da partição windows e aumentar as partições linux sem perda de dados e sem problema para o funcionamento do sistema.

Além do QParted qual software é aconselhado para essa tarefa. O QParted é o melhor ? Existem melhores?

Motivo: Instalei o linux com "pouco" espaço mas agora estou precisando diminuir a partição windows para aumentar as partições linux.

Pergunta brinde: Tenho 3GB de ram instalado e partição SWAP de 3GB para que o notebook possa hibernar. Atualizei meu computador para 8GB posso aumentar o tamanho da partição SWAP ou somente com uma instalação nova?

Abradeço desde já

PS: Utilizo o precise 32 bits.

Maurilio Dani

bmota

esse guia respone e te ajuda em muitas dúvidas:
orgulhogeek.net/ubuntu-guia-do-iniciante/
e bem-vindo.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

BrunoCarvalho

Eu utilizo o GParted para editar partições, ele faz o trabalho de redimensionar as partições, a unica recomendação que eu faço para não perder dados é desfragmentar todo o HD, sobre a Swap, com 8gb de ram, deixe somente 1gb para Swap, não a necessidade disso tudo não

mauriliobr

Esse manual eu já conhecia muito interessante mesmo, e no texto fiz uma referencia errada ao QParted eu uso é o GParted hehehe acontece... Pois entao como desfragmento o hd no linux?  nao achei essa função no gparted e pelo q sei no linux nao é necessario isso procede?

Abraços

bmota

01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

nuno_nunes

Eu no meu pc antigo tinha 2 Gb de RAM e só utilizava 1 Gb de Swap e acho que servia bem

BrunoCarvalho

A desfragmentação você tem que fazer no Windows, é para proteger a fragmentação que ocorreu com o windows

nuno_nunes

Citação de: BrunoCarvalho online 21 de Outubro de 2012, 11:36
A desfragmentação você tem que fazer no Windows, é para proteger a fragmentação que ocorreu com o windows

Eu nunca faço isso no windows

jkmsjq

Faça no Windows, pelo menos, duas desfragmentações do S.O.

Inicie o computador por Live Pendrive (melhor, por ser mais rápido as respostas...) e redimensione a partição.

É altamente recomendável realizar um back-up dos dados do Windows por questão de segurança.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

nuno_nunes

Citação de: jkmsjq online 21 de Outubro de 2012, 14:22
Faça no Windows, pelo menos, duas desfragmentações do S.O.

Inicie o computador por Live Pendrive (melhor, por ser mais rápido as respostas...) e redimensione a partição.

É altamente recomendável realizar um back-up dos dados do Windows por questão de segurança.

No windows eu faço backup para o pc antigo