Unity perdendo desempenho após abertura de vários programas

Iniciado por Sergio Benjamim, 12 de Outubro de 2012, 21:17

tópico anterior - próximo tópico

Sergio Benjamim

Tenho notado que após ter vários programas abertos (tipo o Chrome com 10 abas, Thunderbird, Empathy, Evince, Gimp, Rhythmbox, um terminal ou outro, e talvez um emulador, quando não o LibreOffice também aberto), o Unity perde desempenho e vai ficando lerdo, mesmo após eu fechar todos os programas, e mesmo eu tendo bastante folga na memória. O sistema só volta ao normal quando uso o comando setsid unity em um terminal.

Estou usando o Ubuntu 12.04.1, tenho um core 2 duo com 4 GB de ram e placa de vídeo intel onboard.

Para ter uma idéia, o ubuntu inicia com uns 800 MB depois de ligado o notebook. Depois de algumas horas de uso, conforme vou abrindo vários programas, o sistema fica com uso de 2 à 2,5 GB da ram. É aí q o sistema começa a dar "lag", e fechando tudo, o sistema fica com uns 1,5 GB, e mesmo assim, o sistema fica lento, devagar para responder.

Acho q talvez seja díficil reproduzir, pq não sei se esse efeito também ocorre por eu usar o meu notebook sem desligá-lo, uso bastante a suspensão. Mas o engraçado é que mesmo usando a suspensão por muito tempo, se eu não abrir muitos e muitos programas, o sistema fica normal.

Alguém aí já notou isso?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

galactus

Olha eu não estou usando o 12.04 por achar que ele está muito bugado nas minhas máquinas, mas com uma rápida pesquisa que fiz, realmente o Unity vai ficando cada vez mais lento quando muitas aplicações são abertas e principalmente se você possui uma placa de vídeo Onboard!  O motivo segundo o que li é que o Unity consome muita RAM da placa de vídeo em cada aplicação aberta. Então bate com o que você está passando.

Uma possível tentativa em minimizar o problema é usar o Unity 2D. Não sei se você já está usando o mesmo. Falam também para tentar desativar o Compiz! Mas como o Unity roda sobre o Compiz....
Talvez seja o caso de tentar outro ambiente gráfico mais leve como o XFCE.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Sergio Benjamim

haha, blz, não era coisa da minha cabeça!  ;D

Bom, esse problema não me afeta tanto, gosto do Unity, acho o Unity 2D meio limitado, então vai ficar assim até vir atualização corrigindo isso  ::). É uma pena não poder aproveitar todo o recurso da minha máquina. Se o gnome classic não fosse tão ruim e bugado no Precise, acho q ficaria com ele. Xfce sei não... Galactus, vc pode passar o link do lugar que tava falando essas coisas?

Talvez o que esteja contribuindo para esse problema seja alguns efeitos compiz que eu ativei, como janelas gelatinosas. Mas o estranho é o sistema ficar carregado mesmo depois de fechar tudo, pouco inteligente isso aí. Parece aqueles problemas de memory leak que o Gnome Shell sofria, eu usava a versão 3.2 (ou 3.4, não lembro) no Arch Linux, e depois de um tempo funcionando, as coisas começavam a ficar extremamente lentas, a ponto de parar e travar o sistema (sistema consumindo mais de 3 GB da ram e muita coisa na swap). Pensando bem, era bem parecido com o q ocorre com o Unity atualmente, mas o Unity não chegou ao ponto de congelar.

galactus

Tá na ponta de um click os Links:

http://askubuntu.com/questions/181894/ubuntu-12-04-running-slow-how-to-improve-performance

http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-1969621.html

Aqui vários links de gente com problemasde desempenho no Unity desde a versão 11.10:http://www.linuxine.com/story/why-ubuntu-slow-and-unable-multi-task

Também é só fazer uma busca no Fórum Internacional que você acha mais gente reclamando do problema igual ao seu!

E sim, os efeitos do Compiz são os principais vilões da questão!

Sergio Benjamim

Esse compiz viu... eternamente beta! rsrs

Valeu Galactus! Será q o Quantal sofre desse problema?

galactus

Citação de: Sergio Benjamim online 14 de Outubro de 2012, 21:11

Não sei dizer! Não testei o 12.10 ainda, ele continua não subindo no meu PC de casa!

agente100gelo

Citação de: Sergio Benjamim online 14 de Outubro de 2012, 21:11

Houve uma melhora considerave de performance mas não sei se o caso do lag com o aumento de aplicativos continua.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

adiaswin

no meu note ficou um tanto lento...

agora irei fazer uma comparaçao de boot do w8 com o xubuntu 12.04.
ubuntu 12.04