Quebra cabeça: montando desktop para Ubuntu 12.04

Iniciado por guripreto, 20 de Junho de 2012, 18:54

tópico anterior - próximo tópico

guripreto

Olá Pessoal,

Quero montar um computador para rodar Ubuntu 12.04 e trabalhar com edição de vídeo e imagem (Cinecutie, RawTherapee, Gimp, Inkscape). Só que estou numa dúvida danada quanto o melhor arranjo entre placa-mãe, chipset da placa-mãe, e placa de vídeo.
Andei pesquisando sobre compatibilidade dos fabricantes com GNU-Linux, dei uma olhada em alguns tópicos aqui, mas acabei ficando mais confuso :P
Peço desculpa caso haja já um tópico descrevendo o que preciso, mas não achei nada atual. Vi que as placas-mãe que tem chipset da Intel funcionam bem com Ubuntu, mas pode haver problema caso a placa de vídeo seja Nvidia...
Enfim, o que tenho pensando em comprar são os seguintes produtos:

Placa-Mãe:
INTEL DZ68DB Socket LGA 1155 (chipset Intel Z68)
ou
GIGABYTE GA-H61M-S2V-B3 Socket LGA 1155 (chipset Intel H61)

Placa de Vídeo:
EVGA NVIDIA GEFORCE GTS250 1GB DDR3

Acham que eu teria problema em instalar o Ubuntu? Qual placa mãe é melhor neste caso? Qual chipset da Intel é melhor para Ubuntu, H61 ou Z68, ou outro além destes dois...? E a placa de vídeo Nvidia, andei lendo que está tendo dificuldades com Ubuntu, é isso mesmo? Socorro...

hehe, se alguém puder ajudar, valeu!

att
marcelo

navegantesdailusao

De Hardware não entendo... mas VGA vai de NVidia mesmo
o noveau (drive open) funciona muito bem, suporta o KMS e vc consegue
usar o modo gráfico muitíssimo bem até instalar o driver proprietário (que não suporta KMS porém aproveita todos os recursos da placa - o noveau ainda não tem aceleração 3D, por exemplo)

abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

guripreto

Olá navegantesdailusao,

dei uma lida sobre o noveau, interessante, parece ser mais o que preciso já que não pretendo usar a placa para jogos, e sim para edição de imagem (foto e vídeo). Para este uso que farei você tem alguma sugestão, se noveau ou proprietário?

valeu pela resposta,
abç

ps: acabei comprando uma placa Nvidia GeForce GT 520 e placa mãe Intel DZ68DB.

maosilva

Aproveitando o Tópico to montando um PC básico pra usar com Ubuntu 12.04/ 12.10 etc.

O que vcs acham, qual dessas placas e melhor:

ASUS p/ Intel P8H61-M LE/BR LGA1155: http://br.asus.com/Motherboards/Intel_Socket_1155/P8H61M_LEBR/

ASUS p/ AMD M4A78LT-m LE AM3+:  http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3/M4A78LTM_LE/

Gostaria de informações sobre desempenho do chipset e Vídeo onboard no linux, Ambas na mesma faixa de preço, Qual seria a melhor opção ???

bmota

eu não sou um expert em hardware,mas entendo o suficiente pra sobreviver.
em relação ao desepenho,comparando as duas placas,pelo que sei e conversei com colegas,a intel e a gigabyte não tem diferenças  nítidas de desempenho,é quase a mesma coisa.
opinião minha junto com a de amigos do ramo,se alguém usa ou usou as duas ou uma das duas,me corrija se estiver errado.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

kalix

pega uma com chipset intel o suporte ta muito bom

haereticus

A minha placa mãe Intel tem 100% de compatibilidade com o Ubuntu.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

clodoaldops

-tenho um desktop DC-2.5ghz + 4gb/ram + geforce-gt240 no qual já testei Ubuntu e Kubuntu desde a versão 10.04 até a atual 12.04 sem nenhum problema
-bastou ir em Drivers Adicionais e ativar o driver recomendado

bmota

a minha placa que tá no 01, rodou até o kurumin
placa: intel gx240 num dell optplex
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

BrunoPT

Se queres usar linux a melhor opção é ficares com a gráfica onboard, se fores para nvidia ou ati nunca vais tirar partido da placa que tens, os drivers não são bons e vai ser uma dor de cabeça.

maosilva

Citação de: clodoaldops online 26 de Setembro de 2012, 12:32
-tenho um desktop DC-2.5ghz + 4gb/ram + geforce-gt240 no qual já testei Ubuntu e Kubuntu desde a versão 10.04 até a atual 12.04 sem nenhum problema
-bastou ir em Drivers Adicionais e ativar o driver recomendado

Olá clodoaldops, vc poderia me informar se para esta placa sua ocorre aquele "bug" chato que desconfigura a telo de boot, após instalar o driver proprietário (Drivers Adicionais) ???

Abraços.

maosilva

Citação de: BrunoPT online 26 de Setembro de 2012, 13:04
Se queres usar linux a melhor opção é ficares com a gráfica onboard, se fores para nvidia ou ati nunca vais tirar partido da placa que tens, os drivers não são bons e vai ser uma dor de cabeça.

Olá BrunoPT, o problema que minha placa de vídeo onboard (ATI/AMD HD3000) está apresentando um desempenho muito ruim no unity/Gnome Shell, nas versões do Ubuntu a partir da 11.10. No KDE roda lisinho, não tenho problemas.

Abraço.

maosilva

Citação de: BrunoPT online 26 de Setembro de 2012, 13:04

Também tenho reparado nas pesquisas que tenho realizado no google ou aqui no fórum, muitas placas offboard Nvidia e AMD apresentando problemas, dai surgiu a intenção de entrar no tópico, pois tenho receio em comprar uma placa e não rodar.

Abraço.

kalix

nesse tópico tem o hardware que o pessoal do forum utiliza e em alguns tem depoimentos talvez possa ajudar

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,3014.810.html

guripreto

Olá Pessoal,

Valeu pelas respostas, acabei que comprei uma placa Intel DZ68DB, pois precisava de uma entrada Firewire. Fiquei também com uma placa da Nvidia, mais básica, a NVIDIA GEFORCE GT 520, que o próprio Ubuntu indicou o driver para ela, e aparentemente está tudo ok.

valeu gente,
inté
marcelo